Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A ciência › Buracos Negros
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
04/11/2001 às 16:44 #69934Miguel (admin)Mestre
Os buracos negros são um mistério espacial em nossa sociedade. Do que seriam compostos, o que haveria do “outro lado”, alguma coisa sobreviveria a “transição”. Através de conhecimentos científicos e filosofia, seria possível sabermos ? Essa é uma área para levantarmos hipóteses, teorias, idéias, pois são elas que movem a ciência.
05/05/2002 às 15:04 #75429Miguel (admin)MestreOlá Bruno. Os tão cogitados buracos negros estudados afincamente por físicos conteporâneos nos enche os olhos com suas teorias; os estudiosos no assunto falam que para surgir um buraco negro no universo deve acontecer esta sequência:
1- As estrelas geram calor e brilho por meio de reações nucleares em seu interior, chamadas de fusões nucleares, quando dois átomos se fundem em um de maior peso. O processo libera grandes quantidades de energia. A fusão nuclear gera, nas estrelas, uma força de dentro para fora, que se contrapõe à atração gravitacional, que tende a “esmagar” a estrela;
2- Em bilhões de anos, no entanto, o “combustível” vai sendo gasto. Primeiro, todo o hidrogênio do núcleo é consumido, transformando-se em hélio em seguida, ohélio começa a ser usado transformando-se em carbono; Esse processo continua, formando núcleos cada vez mais pesados(com mais nêutrons e prótons). Esse é o processo que deu origem a todos os elementos químicos conhecidos na natureza;
3-Chega um momento que todo o cmbustível se foi. A estrela não é mais capaz de de gerar uma força que se oponha à gravidade. Nesse ponto, ela começa a ser esmagada pela própria gravidade;
4- a compressão desenfreada faz a estrela ficar cada vez menor e mais densa. Quanto maior sua densidade, maior é a atração gravitacional que exerce no Universo. A luz tem cada vez mais dificuldade de “deixar” a superfície da estrela. Para um observador, a luz da estrela ficaria cada vez mais avermelhada;
5- A partir de um raio, nenhuma partícula de luz é capaz de “fugir” da estrela. Tudo que é atraído por ela não retorna nunca mais, para um observador ela se torna negra.
A estrutura do buraco negro
– Horizonte de Eventos:
Fronteira matématica que determina a partir de qual distância nada, nem a luz, pode escapar da atração gravitacional do buraco negro.
– Singularidade:
É o centro do buraco negro, em que toda a sua energia está concentrada. Nele, a curvatura do espaço-tempo é tão forte que as leis da relatividade deixam de ter validade e as leis da chamada gravitação quântica passam a funcionar.
É muito interessante o seu levantamento deste assunto onde muitos fogem deste tema tão complexo pois envolve conhecimentos de Cosmologia,Astrofísica,Física Quântica e a própria Filosofia…
Um forte abraço.12/09/2004 às 16:02 #75430Miguel (admin)Mestreo buraco negro atrai toda a matéria com sua atração gravitacional.. é coerente que ele consuma até mesmo outros buracos negro .Sendo assim vai chegar uma hora em que tudo vai ser consumido pois surgem vários buracos negros ..
vamos supor que chegue a um ponto em que toda a matéria universal foi sugada (supostamente condensada ,prensada e encolhida a um átomo) e quando esses dois buracos negros se atrairem ele solte toda essa materia condensada.. ou seja aconteceria uma explosão de matéria.. um novo big bang!.. podia então o big bang ter acontecido graças a buracos negros ?
mas caso toda a matéria que entre lá seja dissipada e destruída isso nao ocorreria .. enfim muito interessante a questão ,esse é o meu ponto de vista. abraços..}23/09/2004 às 21:34 #75431Miguel (admin)MestreHá pouco tempo o tão renomado físico Stephen Hawking anunciou, contradizendo sua própria teoria, de que toda matéria que fosse capturada por um buraco negro se moveria para alguma dimensão paralela à nossa, que uma possível explicação mais lógica para o evento seria que o buraco negro 'expelisse', ao absorver algum objeto, uma fração de matéria a qual denunciasse a identidade do mesmo.
Mas de qualquer maneira, não há conhecimento suficiente para se estudar os buracos negros, muito menos formular teorias com veracidade absoluta, por essa razão o assunto se torna muito discutido na filosofia.14/09/2005 às 12:23 #75432Miguel (admin)MestreBom pelo pouco que conheço a respeito da física, sei acredita-se na anti-matéria, que no encontro com a matéria ocorreria uma anulação das mesmas, em outras palavras se disipariam em forma de luz(fotons). Se o buraco negro é atrativo pela sua alta densidade, porque ele não atrai a anti-matéria existente no espaço?. Porque se tivesse atraido, automaticamente haveria anulações de matéria diminuindo a densidade e logo a gravidade tbm diminuiria. Mesmo que a quantidade de anti-matéria possa ser menor que a matéria, poderia haver o encontro da matéria e anti-matéria entes de entrarem em contato com o buraco negro, e poderíamos ver pequenas explosões perto do buraco negro, mas não contantam isto. Então quem se justifica que tese do buraco negro ser uma matéria densa?
14/09/2005 às 13:40 #75433Miguel (admin)MestreBom, pelo pouco que conheço a respeito da física, sei acredita-se na antimatéria, que no encontro com a matéria, ocorreria uma anulação das mesmas, em outras palavras, se dissipariam em forma de luz (fótons). Se o buraco negro é atrativo pela sua alta densidade, por que ele não atrai a antimatéria existente no espaço? Por que se tivesse atraído, automaticamente haveria anulações de matéria, diminuindo a densidade e, logo, a gravidade também diminuiria.
Mesmo que a quantidade de antimatéria possa ser menor que a matéria, poderia haver o encontro da matéria com a antimatéria antes de entrarem em contato com o buraco negro, e poderíamos ver pequenas explosões perto dele, mas não constatam isto. Então, quem pode justificar a tese do buraco negro ser uma matéria densa?
É uma boa argumentação, David. Contudo, discordo de que a quantidade de antimatéria seja apenas menor do que a quantidade de matéria nas imediações do universo conhecido: a quantidade de antimatéria é insignificante, é uma raridade.
E, segundo fiquei sabendo, mesmo a luz nas proximidades do buraco negro teria dificuldade de chegar a nós.
Além disso, há que se considerar a possibilidade de que o buraco negro tenha maior afinidade em atrair matéria, já que a antimatéria pode apresentar a propriedade da antigravidade…
14/09/2005 às 21:08 #75434Miguel (admin)MestreRealmente pouco sei a respeito. Com a palavra que usei de “…quantidade menor que a matéria” sendo ela insignificante, me senti um verdadeiro leigo, mas sou curioso a respeito.
Tenho mais uma pergunta:
A matéria teria como meio de início, meio e fim a antí-matéria em si, para se explicar a degradação ou tranformação da matéria como sabemos que ocorre sempre?15/09/2005 às 1:02 #75435Miguel (admin)MestreEu não sei se entendi bem a sua pergunta, mas parece-me que a antimatéria sempre se apresenta nos experimentos como uma espécie de vácuo ambulante num meio material qualquer, geralmente gasoso…
Também não sei muita coisa. Mas você poderá achar mais nesse site:
http://www.searadaciencia.ufc.br/queremosaber/fisica/oldfisica/perguntas.htm08/06/2006 às 9:36 #75436FlagMembroA mística dos buracos negros, já levou a muitas especulações crê-se também que no centro da nossa galáxia, existe um colossal buraco negro.Mas quanto á teoria dos buracos negros sugarem toda a matéria até existir só dois não acredito, primeiro os buracos negros com o passar do tempo vão perdendo poder de atracção, segundo crê-se que os buracos negros expelem matéria supercondensada, se isso for verdade então eles não poderam eliminar toda a matéria.E já agora também queria fazer uma pergunta, como é que nós sabemos a existência de um buraco negro,já que nada lhes escapa?É verdade que os buracos negros são tão densos que "furam" o plano espaço-temporal.E também ouvi dizer que os buracos negros, não têm um alcance gravítico muito grande, é verdade?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.