Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Filosofia e Música › Cantores Filosoficos
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
03/04/2007 às 1:09 #84335Junior MartuchelliMembro
Silas Gaarder, o link para o Entrada Para Raros.http://rapidshare.com/files/10546195/Entrada_Para_Raros.rar.htmlunVolt, quando for baixar algo do Pain, comece pelo album The Perfect Element! Quanto ao Opeth, também há uma coisa que não gosto na banda: acho enjoativo demais. Ah, e acho o Dream Theater escutável, mas não sou muito fã não. Não é meu tipo de prog.Por último, Ayreon! A música que te falei é do album Into the Electric Castle, que tem letras que parecem ter sido escritas por uma criança de 7 anos. São muito ruins mesmo. Caso não ligue para elas, escute-o, o ritmo ao menos é legal. Ah, e curiosidade: outro album da banda - o meu predileto e que tem letras decentes -, o The Human Equation, tem como um dos vocais o vocalista do Opeth. É um projeto muito interessante, tente escutar. Bem bem, por hoje é só pessoal!
03/04/2007 às 23:58 #84337Silas GaarderMembromas junior… não era teatro magico não?? ??? ???
04/04/2007 às 0:17 #84338Junior MartuchelliMembroO nome do album é Entrada para Raros. Mil perdões. ;)
04/04/2007 às 2:06 #84336Silas GaarderMembrocara… muito legal, é bem no estilo cordel do fogo encantado né? :DBRIGADÃO CARA! gostei muitoooo :-*
06/08/2011 às 1:03 #84339WrestlingMembroSobre o tema, eu não gosto de chamar música alguma de "filosófica". Para mim é mais poesia do que filosofia, quero dizer, mais emocional do que racional.
Mas, na medida em que a vibração do som(melodia/harmonia), atrelada à vibração das significações das palavras(poesia) faz-me aprofundar em algum aspecto da realidade, eu não poderia caracterizar algumas músicas como "filosóficas"?
14/09/2011 às 9:17 #84340Artur BarzMembroUm musico q para mim q explorava temas filosoficos e conceituais era Chuck Schuldiner. Eu li várias letras do death e muitas delas eram verdadeiros ensaios do funcionamento da mente humana – acredito até q tenha alguma relação com a fenomenologia. Sem falar na excelente “The philosopher”."Do you feel what I feel, See what I see?" - vc sente o q sinto, vê o q eu vejo? - É uma pergunta q está inerente ao problema do testemunho dos sentidos...Não sabemos se o outro tem as mesmas sensações q nós...Ao mesmo tempo a musica parece como uma critica aos filosofos presos há concepções abstratas do mundo - algo parecido com q Nietzsche fez em suas obras atacando a metafisica e os idealistas. Principalmente Kant e Platão. Eu demorei para gostar de Death, isso na medida em q começei a apreciar musicas mais virtuosas e melhor trabalhadas. A harmonia entre jazz e death metal me agradou bastante. Para quem não conhece:http://www.youtube.com/watch?v=rfT0--e2A_Uhttp://www.youtube.com/watch?v=FRYi1tJMln4http://www.youtube.com/watch?v=zguCFjHyVeM&feature=related
14/09/2011 às 20:37 #84341shadownMembroae pessoal;Agora contrariando algumas opinioes faço uma observação que acredito ser valida.A Musica em si,é mais filosofica do que poetica.(mais filosofia do que poesia)uma musica,para ser musica,ou para fazer vc analisar algumas citaçoes e afirmaçoes feitas nela,nao precisa obedecer rigorosamente a regras de escrita e regras gramaticais.A Poesia em sí somente é considerada poesia se obedecer a alguns criteiros de ortografia/grafia/gramatica.ex:Quintetos;quartetos.sonetos etc...Um poema sem regras gramaticais e consonantais nao é poema...é prosa...e da prosa com alguns ajustes surge a musica.O objetivo da musica em si,nao é respeitar regras gramaticais,foneticas e consonantais...O objetivo da musica sempre foi e sempre será o de transmitir uma mensagem.Fazer as pessoas pensarem em certas situaçoes e em outras formas de abordagem de velhos dogmas e pensamentos.Nao gosto de citar antigos filosofos,ou nomes famosos...Acredito que faço minha filosofia a partir do que tenho,nao posso me prender a pensamentos de pessoas que nao mais vivem,assim estarei apenas seguindo o caminho "batido/percorrido" por muitos.acredito que os Engenheiros do Hawai são uma banda em que as letras denotam varias formas de entendimento.Para todos os gostos assim digo.existe um trecho em que:(a vida imita o video;garotos inventam um novo ingles;vivendo num pais sedento um momento de embriagues!Somos quem podemos ser!Sonhos que podemos ter!)nao há como negar que há traços de filosofo nessa letra;vejamos entao os duplos sentidos das frases:(A vida imita o video)filmes são uma das bases para a formação e contrução do ser em sim,como pessoa em uma direção certa ou não,meio de comunicação/controle em massa:existem heróis na TV e na vida real todos querem ser Herois tambem,A maioria hoje ve na TV uma forma de instrução,novelas,filmes,seriados,desenhos etc...por mais que nao queram aceitar,a TV hoje é um meio de "instrução" do ser que é muito poderoso,e 99% das pessoas nao se dão conta disso.Acham que querer ser igual aos modelos estereotipados que aparecem na TV,é normal!Desde quando isso é normal?desde quando um meio inventado para a distração pode ditar as regras de uma sociedade?Eleje presidentes e derruba governos e tabus!!!!("garotos inventam um novo ingles")exemplo vivo disso é o tal do "internétês"...As girias que sao usadas sem reserva na nossa linguagem cotidiana ; "e aí mano! Belê!Belê! e por aí vai...(vivendo num pais sedento um momento de embriaguês)pode-se mudar a frase da seguinte forma:garotos iludidos;vivendo em um pais que só quer "explorar",acreditam que podem ser iguais aos supostos "herois" que aparecem na TV".Fazendo suas proprias leis e sua propria forma de falar!nao consigo entender quando alguem diz que isso não é filosofia.Este é a raiz do questionar-se sobre as coisas que acontecem ao seu redor.Essa é uma das formas de falar,de forma,escondida,o que é escondido de todos.Por que nao falar de cara limpa,com palavras claras e versos diretos?todos que fizeram isso até hoje foram esquecidos em menos de um mes.as musicas sempre trazem uma mensagem que o autor/cantor quer passar...e na maioria das vezes é uma mensagem realista,uma satira,uma critica ou um alerta sobre a forma de viver,ou a forma em que as coisas se encontram.há filosofia sim nas musicas.Filosofia não é só Sartre,Platão,Franz Kafka,Nietsche,Homero entre outros varios que já se foram.Pensar que para uma musica,ou um pensamento ser de carater filosofico,ou ter conteudo filosofico,tem que estar atrelado a alguma grande frase de efeito de filosofos classicos,é um grande erro!!!Existe filosofia no simples fato de se estar digitando essa mensagem.Sem fazer o menor esforço para lembrar "frases" de "grandes" filosofos...São considerados grandes por que foram os primeiros...existe muito filosofo bom por aí hoje que se esconde atraz de uma mesa de escritorio...estamos em tempos novos,tempos modernos,nao podemos nos apegar a formas antigas de pensar..."penso,logo existo!"há controversias na interpretação dessa grande frase!nao preciso pensar pra existir!há tantos por aí que existem sem pensar.mas preciso "existir" para pensar!!!!Morto nao pensa e nem dita regras ou impoe formas de pensar!.considero engenheiros do Hawaii como uma banda que tem um grande conteudo filosofico em suas musicas.se ninguem consegue perceber isso!é por que nunca prestou atenção nas letras de sentidos varios.filosofar é pensar!viajar! e não taxar apenas uma forma de pensamento como unica e verdadeiramente verdadeira.Att:
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.