Causalidade

Início Fóruns Fórum Sobre Filósofos Kant Causalidade

• Este tópico está vazio.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor

boa tarde

Vou tentar explicar a minha dúvida acerca de uma categoria kantiana: a causalidade. Segundo o que posso concluir, a causalidade não tem meios de encontrar sustentabilidade teórica. Vejamos. Desde Hume que sabemos que a causalidade é uma criação do espírito adveniente do hábito de verificarmos a sequencia de dois acontecimentos. Nada nos garante que os acontecimentos se seguem sempre do mesmo modo. Mas ainda assim, admitamos teoricamente que dois acontecimentos A e B se seguem sempre do mesmo modo, i.e., poderíamos fazer a experiência infinitas vezes e verificar nessas infinitas vezes a ocorrência dessa sucessão. Ainda assim, neste caso, nada nos garantiria que “A causa B”. Poderia simplesmente acontecer por exemplo que A e B fossem causados por uma variável independente C. Do tipo: A=f1(C)=C e B=f2(C)=2xC, e assim B=2A. Isto é: sempre que ocorresse A, B ocorreria sempre da mesma maneira (seria o dobro de A) mas o que se passaria na realidade era que A e B seriam completamente independentes e não haveria nenhuma relação causal entre eles. A minha pergunta é esta: porque inclui Kant a causalidade no seu leque de categorias se, ao apreendermos os fenómenos dessa maneira à priori, não existe nenhuma razoabilidade em admitir que um é causa do outro. A única categoria que seria legitima evocar à priori seria a necessidade, segundo uma lei física, do género: “a seguir a A segue-se (necessariamente) B”. Nunca a causalidade, do género “A causa B”. Como explicar isto?

com os melhores cumprimentos

Pedro

Pedro, sou um estudante de Direito e vi um pouco sobre kant. Acho q entendi sua pergunta.
    Vou tentar te explicar através de exemplo.
    … causa 1 – consequência 2
    |
    causa 2 – consequência 3
    |
    causa 3 – cons.4…
    A causa 1 gera consequência 2 que vira a causa 1 de outra consequência.
    Se não for isso, me desculpa. hehehe Tomara que eu tenha entendido certo e possa ter ajudado.
    Flw

Dämmerung
    Membro

A causa 1 gera consequência 2 que vira a causa 1 de outra consequência.

Dá-se a sucessão de eventos, e não a causalidade? ???

pedroart
    Membro

a causalidade seguiria um tempo linear?

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.