Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Rousseau › "Citação" de Rousseau
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
11/06/2006 às 3:18 #70490Miguel DuclósMembro
Me mostraram uma “citação” do Rousseau e eu desconfiei. Era o seguinte:Felicidade: uma polpuda conta bancária, um bom cozinheiro e uma boa digestãoProcurei no ( http://www.google.com/search?client=opera&rls=pt-BR&q=Felicidade:+uma+polpuda+conta+banc%C3%A1ria,+um+bom+cozinheiro+e+uma+boa+digest%C3%A3o.&sourceid=opera&ie=utf-8&oe=utf-8 ) e tinha 81 ocorrências. Até na Wikipedia [ http://pt.wikiquote.org/wiki/Jean-Jacques_Rousseau ] Mas eram todos sites de citações. Inclusive muitos atribuindo a Rosseau sem u. Não tinha nenhuma ocorrência para o livro e nenhuma fonte confiável. Na wikipedia era atribuído a ele, e não confiadamente dele. Daí me mostraram em inglês:Happiness: a good bank account, a good cook and a good digestion345[ http://www.google.com/search?num=100&hs=8Kh&hl=en&lr=&safe=off&client=opera&rls=pt-BR&q=%22+Happiness%3A+a+good+bank+account%2C+a+good+cook+and+a+good+digestion%22&btnG=Search ] ocorrências no Google! Mas igualmente, todos sites de 'quotes', nenhuma referência confiável. Bom, daí me mostraram em francês:Le bonheur c'est un bon compte en banque, une bonne cuisinière et une bonne digestion.230[ http://www.google.com/search?num=100&hs=Plg&hl=en&lr=&safe=off&client=opera&rls=pt-BR&q=%22Le+bonheur+c%27est+un+bon+compte+en+banque%2C+une+bonne+cuisini%C3%A8re+et+une+bonne+digestion%22&btnG=Search ] ocorrências no Google! Meu deus!! mas TODOS sites de 'citacions', nenhuma referência ao livro, nenhum ebook. Procurei no books.google.com e não encontrei. O que me leva a crer que o Rousseau elogiou o café da manhã para a cozinheira e o primo da tia da filha ouviu e contou para o jornaleiro e isso acabou na Internet. Um site copiou o outro ad infinitum! Isso não parece ter nada a ver com o pensamento do Rousseau, me corrijam se eu estiver errado! De outra forma, como um erro se propaga, hem! Cuidado ao pesquisar na internet. Saiba achar sites confiáveis! Parece até a história aqui contada em[ http://www.str.com.br/Humor/halley.htm ]
11/06/2006 às 4:45 #82804Miguel (admin)MestreOlá,Realmente, "uma boa conta bancária" e "um bom cozinheiro" não condizem muito com o "homem em estado natural" de Rousseau...hehehe...Abraços.
11/06/2006 às 20:27 #82805Miguel (admin)MestreUma prova do Mackenzie contendo a frase atribuída a Rousseau:http://www.mackenzie.com.br/vestibular/provas1204/pr1d_gr456.pdf
13/06/2006 às 3:40 #82806Miguel DuclósMembroInteressante, mas isso ao meu ver não tira a dúvida em cima da frase. Talvez o professor que elaborou a prova tenha usado a Internet como fonte de consulta. Quem sabe. Só acredito se houver uma fonte fidedigna, porque sinceramente, não tem nada a ver com Rousseau isso. Rousseau era um filósofo ligado ao coração. E teria que ver como era uma instituição bancária no século XVIII também.
13/06/2006 às 17:51 #82807Miguel (admin)MestreSem dúvida, eu só postei este link para termos uma noção do quanto a suposta frase se tornou certeza, mesmo no meio acadêmico.
04/07/2006 às 1:09 #82808Miguel (admin)MestreOutra citação MUITO suspeita é esta atribuída a Cervantes no Wikiquote:"Sou ateu, graças a Deus."Rídiculo, apostaria meus dois braços como ele não disse (e muito menos escreveu) isso... ;D
25/07/2006 às 4:48 #82809Miguel DuclósMembroÉ verdade, esta frase aparece na Internet atribuída a Cervantes, Sthendal, Sartre e Luís Buñuel.Por outro lado, não acho esta frase ruim. É uma boa frase. Indica que para o ateu não há necessidade de se preocupar com Deus, se se pode. Se Deus não manifesta sua presença, se se pode viver envolto em si, não é preciso ficar cultuando préstimos a Deus, na visão deste ateísta. Neste sentido, o Ateu não é aquele que não acredita em Deus, mas aquele que não vivifica o conceito de Deus a cada instante, ou não atribui tudo a ele, ou vive a repetir citações bíblicas e rezar. Mesmo que muitos ateus morram rezando, durante a vida viveram altivos, sem afirmar nada em relação à divindade. É como Nietzsche que acreditava que a vida se caracteriza pela super-abundância, pelo excesso, e não pela falta. Desta forma seria como uma traição de confiança achar que o verdadeiro-mundo ou a verdadeira-vida existiriam em outro lugar e somente após a morte. Um animal por exemplo não tem religião, no entanto isto não impede que ele viva uma vida plena em todas os seus desdobramentos. O homem tem o ímpeto de fazer um questionamento universal, que talvez o afaste da própria divindade.Neste sentido existe um ateísmo construído. Pode-se acreditar, ou conhecer Deus. Mas este ateu manipula seu sistema cognitivo e usa suas faculdades mentais de forma a viver de acordo com sua autonomia, sem recorrer à interferência externa da divindade, sem esperar por ela...resolve agir, e não espera recompensa ou castigo por isso. Desta forma executa um construto mental-cognitivo onde possa pensar.
25/07/2006 às 13:54 #82810BrasilMembropara o ateu não há necessidade de se preocupar com Deus, se se pode. Se Deus não manifesta sua presença, se se pode viver envolto em si, não é preciso ficar cultuando préstimos a Deus, na visão deste ateísta. Neste sentido, o Ateu não é aquele que não acredita em Deus, mas aquele que não vivifica o conceito de Deus a cada instante, ou não atribui tudo a ele, ou vive a repetir citações bíblicas e rezar. Mesmo que muitos ateus morram rezando, durante a vida viveram altivos, sem afirmar nada em relação à divindade. Pode-se acreditar, ou conhecer Deus. Mas este ateu manipula seu sistema cognitivo e usa suas faculdades mentais de forma a viver de acordo com sua autonomia, sem recorrer à interferência externa da divindade, sem esperar por ela...resolve agir, e não espera recompensa ou castigo por isso. Desta forma executa um construto mental-cognitivo onde possa pensar.
Olá amigosSempre acreditei em Deus, por isso não me considerava ateu, porém, olhando a coisa como o Miguel colocou, acho que posso me considerar ateu.Acredito em Deus, mas não espero nada dele, entendo que, ELE espera algo de nós. Algo como: Coerência, solidariedade, compaixão e um pouquinho de honestidade.Nada como: Preces, oferendas, pregações, imolação, fanatismos, etc. Isso não!Abraços.
25/07/2006 às 15:18 #82811Miguel (admin)MestreOlá amigos…Miguel, eu sempre discordei desta frase pois a interpreto como uma negação de Deus com base em algum tipo de "ressentimento", como o expressado pelo Sr. Viana em vários tópicos neste fórum. O "graças" da frase teria um sentido de "culpa", ou seja, nego Deus por culpa do próprio Deus, ou, pelos atos Dele.Além é claro do sentido satírico, que mostra o quão impregnada está a crença religiosa em nossa sociedade, até mesmo no suposto ateu que proferiu a frase.Abraços.(edit: "mostra a quão impregnada")
25/07/2006 às 20:09 #82812Miguel DuclósMembroAcho que em muitos casos o homem ateu é o que se opõe ao homem religioso, e não aquele que não tem uma concepção ou crença íntima da dividade. O homem religioso pode ser um ateu declarado, mas vive às voltas com o conceito de “theos”, mesmo que seja para negá-lo. Ele se preocupa profundamente com isto e coloca as coisas da sua vivência em medida e proporção nisto.O ateu neste sentido poder ser aquele que vive o presente, explora as possibilidades da natureza sem tentar identificar a causa universal de tudo, sem buscar uma presença inteligente ordenando os atos. Neste caso, um religioso pode ser ateu. Por exemplo no Éden quando Adão é seduzido pela serpente, Deus não estava presente. Adão vivia às voltas com si. Somente passeando pelo jardim no Crepúsculo, bem depois do pecado, que Deus notou que seu mandamento havia sido desobedecido.Unvolt, você notou bem o conceito de graças como ressentimento religioso. Eu havia interpretado como uma espécie de dádiva. No francês a frase fica "dieu merci, je suis athée", obrigado a Deus. Ou seja, existe uma espécie de contrato que faz com que o homem use o mundo e ali viva sua vida, não sendo necessário recorrer à providência ou ao milagre, nem encarar tudo que acontece consigo como castigo ou como dádiva, o que é uma das más interpretações da tradição que coloca o homem como centro da criação. Naturalmente nesta palavra reside a ironia da frase...
03/08/2006 às 4:13 #82813gontijoloyolaMembroOlá!A discussão é interessante. Na parte "questões sobre filosofia geral" - "será que existe um Deus", lanço a seguinte pergunta:Qual a diferença entre um ateu e um religioso igualmente piedosos?Está relacionada à frase aqui discutida, "sou ateu, graças a Deus".Espero que o debate continue. Obrigado.
19/04/2007 às 18:54 #82814PatysMembroOla!!!!!Bom com relaçao a frase, eu acho sim que de certa forma o ateu acredita em deus.é como ja disseram , eles nao esperam nada de deus..nao oram, nao rezam, nem coisas do tipo....... mas no fundo sabe da existencia de deus como força maior.é como volatire disse uma vz..."O mundo me intriga. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro." acho impossivel as pessoas acreditarem naquilo que veem, na sua existencia e nao acreditar que houve uma força maior pr a existencia disso tudo.
14/11/2010 às 1:21 #82815Miguel DuclósMembroAchei uma de Platão debatendo por aí, o cara “citou”:"Todo homem é poeta quando está apaixonado"Pedi para localizar a citação nos diálogos e citar conforme a numeração de Sthepannus, pois achei estranho. Me veio com sites de citação na web:http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&safe=off&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&q=%22todo+homem+%C3%A9+poeta+quando+est%C3%A1+apaixonado%22&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=14.200 resultados no momento, mas todos de citação, ao que parece. Não tem um só que seja dado o contexto.Aí tem as variações em inglês e até mesmo em grego:"Every man is poet when he is in love"http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&safe=off&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&q=%22Every+man+is+poet+when+he+is+in+love%22&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=Em grego mais completo:???? ???????? ??????? ??????? ???? ????? ?' ????? ?? ??? ????? ?? ?? ????? ????? ??? ???????? ??? ??????.Algo como: "Todo homem é poeta quando entra em contato com amor, mesmo se não amou primeiro Musas" literalmente.http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&safe=off&client=firefox-a&hs=BZm&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&q=%22%CE%9A%CE%AC%CE%B8%CE%B5+%CE%AC%CE%BD%CE%B8%CF%81%CF%89%CF%80%CE%BF%CF%82+%CE%B3%CE%AF%CE%BD%CE%B5%CF%84%CE%B1%CE%B9+%CF%80%CE%BF%CE%B9%CE%B7%CF%84%CE%AE%CF%82+%CF%8C%CF%84%CE%B1%CE%BD+%CE%AD%CF%81%CE%B8%CE%B5%CE%B9+%CF%83%27+%CE%B5%CF%80%CE%B1%CF%86%CE%AE%22&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=Mas tem poucas fontes em grego também! Só 4 . E são todas páginas de citação, não tem nenhuma. Mesmo que haja uma variação em relação ao texto canônico em grego, deveria aparecer. Então está também é duvidosa.. a localizar.Acho estranho por causa do contexto da crítica de Platão aos Poetas na República e no diálogo Íon, além da própria paixão ser algo negativo. Então o sentido da frase seria pelo inverso, se for mesmo dele?Porque o Íon defende que a poesia não é técnica, como a de outras artes, mas antes o poeta é possuído, inspirado pelas Musas, e assim compõe e declama, mesmo perdendo a consciência. Esse seria o sentido, mas não localizei a frase, que aparece fora de contexto de forma "amiguxa".
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.