Como postar

Início Fóruns Pedidos de ajuda Como postar

• Este tópico está vazio.
Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
  • Autor

Bem, peço desculpa, mas lendo certos “pedidos de ajuda” é difícil ficar indiferente. Penso que é preciso perceber que isto é um fórum de Filosofia, nomeadamente um tópico sobre “Pedidos de ajuda” e não um tópico intitulado “Faça por mim os trabalhos e me envie rápido!”. Isto não é um pedido de ajuda, é um ABUSO e falta de bom senso e honestidade intelectual! Todos estamos aqui para tirar dúvidas (as que pudermnos e soubermos), para dar pistas, informações úteis, mas JAMAIS para fazer os trabalhos pelos outros!!!! Julgo que era muito bom que isto ficasse esclarecido para evitar termos todos de ler pedidos de ajuda que são autênticos atentados ao bom senso, à honestidade e sobretudo à FILOSOFIA.
    Isabel M.

Concordo em todos os aspectos com a colocação da Isabel. De fato, imaginei que era fácil de perceber que perguntas do tipo “rápido! façam o meu trabalho por mim” não costumam ser respondidas.

Anteriormente havia pensado em postar aqui algum tipo de adaptação (para a área da filosofia) de um interessante texto que é frequentemente citado em listas de discussões relacionadas com a área da computação. Estou falando do artigo “How To Ask Questions The Smart Way”, do Eric S. Raymond, que pode ser encontrado na página do autor: http://www.catb.org/~esr/
    Esse sujeito, Eric, teve um papel muito significativo no inicio do movimento do software livre.

Uma tradução amigável para o português pode ser encontrada em
    Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente. Vale uma conferida. Trata-se de um documento explicando como devem ser feitas as perguntas em uma lista de email ou newsgroup de forma a nao ofender a inteligencia ou menosprezar a capacidade dos outros participantes, e provocar respostas interessantes e uteis.

Arriscar-me-ei a tentar aqui uma adaptação dos conselhos contidos nesse guia, para a área da filosofia. Eu sei que isso parece (e é!) um verdadeiro contra-senso! Um guia de como fazer perguntas para quem quer participar de discussões em filosofia… depois quem sabe alguém escreva um manual de regras para quem quiser ser original, ou coisa do gênero

Entretanto, a prática parece mostrar que isso alguma vez, quem sabe, pode ser de utilidade; quem sabe algumas fichas caiam e mais participações interessantes surjam.

Cruzando os dedos, vamos ver em que isso vai resultar…

Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente – ou, Coisas que você já deveria saber!

Conteúdo
    1* Introdução
    2* Antes de Perguntar
    3* Quando Perguntar
    4* Como Interpretar as Respostas
    5* Não Reaja como um Perdedor
    6* Perguntas Que Não Se Faz

1* Introdução

O tipo de respostas que você obtém para suas questões depende bastante da forma que você faz suas perguntas. Este guia irá ensinar você como fazer perguntas de forma a obter respostas interessantes/satisfatórias.

A primeira coisa a entender é que quem gosta de filosofia se interessa por questões difíceis e perguntas bem elaboradas e provocantes relacionadas com elas. Se não fosse assim, não estaríamos aqui. Se você trouxer uma questão interessante seremos gratos; boas questões são um estímulo e um presente. Boas perguntas movimentam a lista e muitas vezes revelam novas facetas de problemas que poderíamos não ter percebido ou pensado de outra forma. Em uma lista de discussão, “Boa pergunta!” é um forte e sincero cumprimento.

Por outro lado, coisa prá lá de chata é ter o azar de ler perguntas idiotas do tipo “quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?”. Deixa má impressão do autor da pergunta, alguém perdido que nem sabe do que trata a filosofia e, pior, alguém sem interesse pela mesma: provavelmente um chato que quer aparecer.

Perguntas despropositadas (que não são perguntas reais) também acabam sendo frequentemente sem graça. Isso acontece quando o autor deixa a impressão de que não tem real interesse pela pergunta, mas somente trouxe uma pergunta “complicada” que pescou em algum lugar para jogar na lista e bancar o “sabichão”. Algumas vezes isso é fácil de perceber, o “perguntador” somente joga a pergunta e some, não participa, não dá a sua opinião, não reflete nem partilha nada sobre a mesma… Isso é uma pena, porque algumas dessas poderiam ser mesmo perguntas interessantes. Por exemplo, um sujeito anônimo escreve “O que é o tempo?” e some. Uma pergunta interessante que acaba sendo desperdiçada (por enquanto). Felizmente, perguntas “desperdiçadas”, quando eram boas perguntas, sempre reaparecem em mensagens de outras pessoas que têm alguma coisa mais interessante para escrever/partilhar.

Talvez alguém interprete que o que segue escrito aqui como algum tipo de hostilidade aos novatos e ignorantes, mas isto não é verdade. Se você não conhece muito do assunto, mas é alguém interessado em aprender e não tem preguiça de pensar, é quase certo que será bem acolhido e receberá a atenção de mais de uma pessoa disposta a ajudar/trocar idéias. Muitos têm boa vontade também com quem está começando e são prestativos em responder quando dispõem de algum tempo livre – Não se esqueça que a maioria aqui trabalha

O que muitos não gostam, e com certa razão, é de pessoas que parecem não estar querendo pensar ou fazer seu próprio trabalho de casa antes de fazer perguntas. Pessoas assim são como precipícios — eles pegam sem dar nada em troca, eles desperdiçam um tempo que poderíamos ter usado em outra questão mais interessante e com outra pessoa que valha mais a pena responder. Essas pessoas nem se interessam realmente pela filosofia, e tratam assuntos queridos por nós como se fossem conversa para jogar fora, o tal (pejorativo) “papo de filósofo”. Quando fazem perguntas não estão interessados em refletir nem interessados nas respostas, querem (geralmente) que você faça algum trabalho de escola para elas, PARA QUE ELAS NEM PRECISEM PENSAR. Podemos, utilizando também o linguajar das listas de discussão ligadas a computação (eu participo de várias), chamar este tipo de pessoa de “losers”, mas mais comum na filosofia é imaginar esse sujeito como mais um da massa não pensante perdida no senso comum.

As listas são mantidas/alimentadas por voluntários. Tomamos tempo de nossas vidas ocupadas, e às vezes somos sobrecarregados por ela. Por isto jogamos fora questões de pessoas que pareçam ser losers para gastar nosso tempo de responder perguntas de forma mais eficiente, com vencedores.

Você não quer ser um dos losers. Você não quer parecer com um, também. A melhor forma de conseguir respostas rápidas e interessantes é fazer as perguntas como um vencedor — perguntar como uma pessoa esperta, confiante, interessada, e com dicas, que parece precisar de ajuda apenas em um problema particular. O mesmo se dá também com aqueles que querem trocar idéias, nem tanto alguém que pergunta porque não sabe, mas alguém que pergunta porque já sabe algo, e ao saber descobre que não sabe tudo, então quer partilhar, trocar idéias com outras pessoas interessadas.

2* Antes de Perguntar

Antes de fazer uma pergunta na lista, trabalhe para fazer a mesma se tornar mais interessante, faça o seguinte:

1. Tente ler um pouco sobre o assunto em questão em algum dicionário/enciclopédia;
    2. Tente encontrar uma resposta pesquisando a Web, talvez o http://www.google.com.br;
    3. Enriqueça sua pergunta, participe com algo do que você pesquisou;
    4. Apresente a sua questão.

Quando fizer sua pergunta, ou quando quiser se envolver numa discussão, mostre que você fez estas coisas primeiro, isto ajuda a estabelecer que você não está sendo uma esponja preguiçosa. Melhor ainda, mostre que você aprendeu alguma coisa tendo feito estas coisas. Gostamos de responder perguntas de pessoas que tenham demonstrado que podem aprender das respostas. Todos estão aprendendo sempre, quem acha que já sabe tudo ainda tem muito que aprender.

Prepare sua questão. Pense adiante. Perguntas que pareçam precipitadas recebem respostas precipitadas, ou nenhuma resposta. Quanto mais você demonstrar que dedicou pensamentos e esforços em resolver seu problema antes de pedir por ajuda, mais provável é que você vá conseguir ajuda. Não é necessário escrever longos textos, isso poderia tornar sua mensagem cansativa sem necessidade, mas tente ser claro, isso ajuda mais.

Tornar claro que você está apto e pronto a ajudar no processo de desenvolver a solução é um bom início. “Alguém pode me dar uma dica que me ajude a interpretar melhor isso?”, “O que faltou na explicação que eu apresentei?” e “Existe algum site que eu deveria ter procurado?” são perguntas que provavelmente vão ter respostas, em vez de “Por favor escreva para mim um texto sobre isso.” porque neste caso você está tornando claro que não está disposto a completar o processo, parece que quer que alguém faça tudo por você.

Nunca assuma que você tem direito a uma resposta. Você não tem. Você vai conseguir uma resposta se puder conquistar a mesma, fazendo uma pergunta que seja substancial, interessante, estimulante — uma que implicitamente contribua à experiência da comunidade em vez de meramente exigir passivamente por conhecimentos dos outros.

3* Quando Perguntar

Escolha seu forum cuidadosamente

Seja perceptivo ao escolher onde fazer sua pergunta. Você tem mais chances de ser ignorado se:
    * postar sua pergunta em um fórum que trate de outro tipo de assunto;
    * postar uma pergunta muito elementar em uma discussão movimentada que já traz várias mensagens, e principalmente se a sua pergunta já foi discutida antes.

Ninguém gosta de perder tempo com perguntas feitas inapropriadamente porque isso poderia resultar em “esfriar” uma discussão afogando o debate em irrelevâncias. Você não vai querer que isto aconteça com você.

Escreva corretamente

Outra coisa importante: Escreva em linguagem clara, gramática e ortograficamente correta. Sabemos por experiência que pessoas que são escritores descuidados e superficiais são também geralmente pensadores descuidados e superficiais. Responder perguntas para pensadores descuidados e superficiais não traz nenhuma compensação; geralmente os participantes preferem gastar o tempo com outras coisas.

Portanto, expressar sua dúvida de forma clara e correta é importante. Se você não pode se incomodar com isto, nós podemos não nos incomodar em prestar atenção. Gaste algum esforço extra para polir sua linguagem. Você não precisa ser cerimonioso ou formal — ao contrário, muitos até valorizam a linguagem informal, cheia de bom humor, mas ajuda muito se ela for precisa; tem que haver algum indício que você está pensando e prestando atenção.

Escreva corretamente. Não escreva TUDO EM MAIÚSCULAS, isto é lido como um grito e considerado rude. Se você escreve como um bobo semi-analfabeto, provavelmente você será ignorado. Escrever como um “fallow gente, qual o pensamento do mané Kant?” é o beijo da morte e garante que você não receberá nada a não ser um silêncio pétreo (ou, na melhor das hipóteses, desprezo e sarcasmo).

Você vai ter uma quantia limitada de tolerância a erros ortográficos e gramaticais — mas pouca tolerância a prequiça mental. É bem sabido que o inglês é a linguagem de trabalho na Internet, mas aqui na lista de discussão você conseguirá maior atenção se escrever em português. Muitos não tem fluência em língua estrangeira e acabam dando maior atenção para quemn escrever em português.

Organize seu texto de forma clara

Envie questões em formatos que sejam fáceis de entender! Organize o seu texto de forma a tornar a leitura mais agradável. Se você faz questões artificialmente difíceis de ler, provavelmente será ignorado em favor de alguém que não faz isto. Portanto:
    * Não envie mensagens com parágrafos enormes escritos em linhas únicas (isto torna mais difícil responder a somente uma parte da mensagem);
    * Utilize cores se isso tornar sua mensagem mais clara;
    * Faça quotes inteligentes – um quote é um pedaço de texto de uma mensagem anterior que é recortado e colado na sua mensagem para dar uma idéia do contexto em que você está escrevendo.
    * Separe bem seus parágrafos, destaque temas e assuntos, seu texto ficará mais claro.

Seja preciso e informativo sobre sua questão

Não desperdice tempo com murmúrios e balbúcias, como “Por favor me ajudem” (ou então “POR FAVOR ME AJUDEM!!!!”). Não tente nos impressionar com a profundidade de tua angústia; ao invés disto, use procure conquistar atenção fazendo seu dever de casa e tornando sua mensagem interessante como foi mostrado anteriormente.

Exemplo de pergunta Estúpida:

SOCORRO! Me ajudem, tenho que entregar um texto sobre Platão.

Exemplo de pergunta Inteligente:

Tenho que escrever um artigo sobre a dialética do amor no contexto do Banquete de Platão. Já procurei esse assunto no Abbagnano (dicionário de filosofia) mas o que encontrei lá não foi o bastante, alguém poderia me indicar uma boa fonte para pesquisa?

Filósofos são humanos!

Talvez seja uma decepção para muitos, mas filósofos são humanos e também gostam de reconhecimento. Como já foi dito, as listas funcionam por trabalhos voluntários, e muitas vezes a retribuição que um participante ativo recebe é o reconhecimento de uma boa participação (é claro que também há o aprendizado com suas pesquisas, mas isso não acontece sempre, depende de outros fatores), entao… Por isso as listas funcionam de modo público e transparente, durante o qual uma primeira tentativa de resposta pode e deve ser corrigida por alguém com mais conhecimentos que tenha percebido que a mesma está incompleta ou incorreta. Da mesma forma, eles obtém alguma recompensa por terem respondido, por serem vistos como competentes e conhecedores de algo mais de algum assunto.

Quando você pede uma resposta em private, você está interrompendo tanto o processo quanto o prêmio. Não faça isto. É escolha de quem responde se a resposta deve seguir em private — e se isto acontece, usualmente é por que ele pensa que a questão é muito óbvia ou mal-formada para interessar a outros.

Há uma exceção limitada a esta regra se você pensa que a questão é tal que pede uma resposta pessoal íntima, é cortês tentar proteger a pessoa nesse caso.

Cortesia não machuca, e, às vezes, ajuda.

Seja cortês. Use “Por favor”, e “Agradeço antecipadamente”. Torne claro que você dá valor ao tempo que as pessoas gastam tentando te ajudar gratuitamente.

Para ser honesto, isto não é tão importante quanto (e não é susbtituto de) ser gramaticalmente correto, claro, preciso e descritivo, etc. Entretanto, se você fez o dever de casa coerentemente, ser polido aumenta as chances de conseguir uma resposta útil.

4* Como Interpretar as Respostas

Nas listas de computação, há uma tradição antiga e respeitada: se você recebe uma resposta escrita “RTFM”, a pessoa que enviou pensa que você deve Ler O Diabo do Manual (“Read The Fucking Manual” – a expressão é mais “colorida” no original). E ele provavelmente está certo sobre isto. Vá ler o manual.

RTFM tem um parente mais jovem. Se você receber uma resposta “STFW”, a pessoa que mandou ela pensa que você deveria Procurar no Diabo da Web (“Serach The Fucking Web”). E ele provavelmente está certo sobre isto. Vá fazer uma pesquisa.

Geralmente, a pessoa que envia um destas respostas tem o manual ou a página com a informação que você precisa aberta, e está olhando para ela enquanto escreve. Estas respostas significam que (a) a informação a ler é fácil de encontrar, e (b) você vai aprender mais se procurar por conta própria do que se você ganhar a mesma de mão beijada.

Você não deve se sentir ofendido por estas respostas – quem respondeu está te mostrando um pouco de respeito simplesmente por não ter te ignorado. Você deveria, ao invés, ficar agradecido pela sua bondade de vovózinha.

Em filosofia, as coisas não se passam exatamente assim, mas o conselho ainda vale: faça a pesquisa ao invés de querer receber tudo pronto e mastigado de outro.

Se você não entendeu…

Se você não entendeu a resposta, não devolva imediatamente um pedido de esclarecimento. Use as mesmas ferramentas que você usou para encontrar uma resposta para sua pergunta original (quem sabe está na hora dar outra olhada no google) para entender a resposta. Se você precisar mais esclarecimentos, mostre o que você aprendeu.

5* Não reaja como um perdedor

Pode acontecer de você se dar mal e ser corrigido em público por alguma coisa errada que disse. Quando isto acontecer, a pior coisa que você pode fazer é se queixar da experiência, alegar ter sido verbalmente atacado, exigir que se desculpem, gritar, prender a respiração, ameaçar com processos legais, reclamar com os chefes das pessoas, deixar a tampa do vaso levantada, etc. Ao invés disso, aqui está o que você deve fazer: Supere isto. É normal. De fato, é saudável e apropriado.

Os padrões da comunidade não se mantém por si mesmos: eles são mantidos por pessoas que ativamente os aplicam, visivelmente, em público. Não se queixe que toda crítica deveria ir por email privado: não é assim que isto funciona. Nem é útil insistir que você foi insultado pessoalmente quanto alguém comentar que algumas de suas alegações estão erradas, ou que ele vê de forma diferente. Estas são atitudes de perdedores.

Alguns tem a idéia errada de que o mais correto seria “Não dizer nada se você não concorda o usuário”. Exageradamente “amigável” (daquele jeito) ou útil: escolha.
    Lembre-se: se alguém te disser que você errou, ele está agindo por preocupação (1) por ti e (2) pela comunidade. Seria mais fácil para ele ignorar você e filtrar você fora da vida dele. Se você não consegue ser grato, pelo menos tenha um pouco de dignidade, não chore, e não espere ser tratado como uma boneca frágil só por que você é um novato com uma alma teatralmente hipersensível e ilusões de merecimento.

6* Perguntas/Pedidos Que Não Se Faz

Aqui estão algumas mensagens infelizes clássicas.

P: PELO AMOR DE DEUS, PRECISO DISSO PARA ONTEM!!!

P: Tenho que entregar um trabalho para passar de ano. Façam para mim e me enviem.

P: Onde eu posso encontrar alguma informação sobre Hegel?

Esta pergunta está implorando por um “STFW” como resposta, mas ela poderia ser reescrita de modo mais inteligente: “Usei o Google para pesquisar por “Hegel Espirito” na Web, mas não consegui nenhum link útil. Alguém sabe onde eu posso encontrar alguma boa fonte de informação sobre a Fenomenologia do Espirito de Hegel?”. Este usuário já SFTWou, e parece que ele tem um problema real.

P: Um discordo de Aristóleles! Platão não está mais certo do que ele?

Discorda em relação a quê? Do que se trata o assunto? Onde você leu sobre isso? Qual a fonte? Esse é um exemplo de mensagem confusa que dificilmente terá resposta. Também não se esqueça que existem diversos comentadores de obras de filósofos, e normalmente cada filósofo/corrente de filosofia tem uma interpretação diferenciada para as questões. Quando quiser maiores informações sobre um assunto, ajuda se você deixar indicado em qual contexto está trabalhando. Exemplo de pergunta mais inteligente: “Estou fazendo uma pesquisa sobre o conceito de tempo em Agostinho de Hipona, tenho me baseado nas Confissões. Em alguns textos tenho encontrado interpretações diferentes, alguém poderia me dar uma dica para ajudar a entender como a visão de Descartes se distancia da visão de Agostinho nessa questão do tempo? Elas são diferentes ou entendi errado?”

Blá-Blá-Blá: Detesto Kant!

Frase boba de um usuário bobo.

E por hora é isso.

(Mensagem editada por fox em Abril 02, 2005)

Relendo a msg anterior percebi que acabei deixando passar a droga do “jeito americano” que estava presente no texto original, aquela mania americana de “perdedor” e “vencedor”

Na transposição do texto estava faltando encontrar termos melhores, deixei para depois e acabei me esquecendo. Talvez “não pensante” caia melhor que “perdedor”. Não é difícil encontrar termos melhores. Mas “pensante” soaria estranho para o outro lado, ou não… Seja como for, substituam se for o caso e desculpem-me a falha.

(Mensagem editada por fox em Abril 03, 2005)

jvictorr
    Membro

É interessante como a ajuda pode atrapalhar.

maluandressa
    Membro

td bem se não podem me ajudar … acontece que já pesquisei e não achei …mas sendo assim … td bem então!!!!!!!! obrigada mesmo assim…

jvictorr
    Membro

Tenta pesquisar na biblioteca.

Dara
    Membro

gostaria que alguem falasse um pouco sobre estruturalismo, tenho que fazer um trabalhom mais não consegui entender muito bem o que é estruturalismo.

Brasil
    Membro

gostaria que alguem falasse um pouco sobre estruturalismo, tenho que fazer um trabalhom mais não consegui entender muito bem o que é estruturalismo.

Experimenta fazer umas pesquisas no campo de busca do: http://www.consciencia.org/http://www.consciencia.org/cgi-bin/websearch/search.pl?Terms=estruturalismo&submit=BuscarVocê pode combinar a palavra “estruturalismo” com “origens” ou “definição”,  ou  “princípios”, etc.

Aqui mesmo no fórum tem vários posts sobre o estruturalismo, eu mandei inclusive os verbetes da enciclopédia routledgehttp://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,403.0.html

Vic
    Membro

Estou fazendo um trabalho de filosofia onde devo trazer os pensamentos d Platão e Aristóteles para a atualidade, não estou conseguindo associar as idéias. quanto ao Aristóteles a idéa é – “O que pensaria Aristóteles hoje, vendo como a natureza está sendo tratada, e a biologa com clones e otras pesquisas embrionárias? “

jó.guim
    Membro

Bem, peço desculpa, mas lendo certos "pedidos de ajuda" é difícil ficar indiferente. Penso que é preciso perceber que isto é um fórum de Filosofia, nomeadamente um tópico sobre "Pedidos de ajuda" e não um tópico intitulado "Faça por mim os trabalhos e me envie rápido!". Isto não é um pedido de ajuda, é um ABUSO e falta de bom senso e honestidade intelectual! Todos estamos aqui para tirar dúvidas (as que pudermnos e soubermos), para dar pistas, informações úteis, mas JAMAIS para fazer os trabalhos pelos outros!!!! Julgo que era muito bom que isto ficasse esclarecido para evitar termos todos de ler pedidos de ajuda que são autênticos atentados ao bom senso, à honestidade e sobretudo à FILOSOFIA. Isabel M.

:music_mini:

Bem, peço desculpa, mas lendo certos "pedidos de ajuda" é difícil ficar indiferente. Penso que é preciso perceber que isto é um fórum de Filosofia, nomeadamente um tópico sobre "Pedidos de ajuda" e não um tópico intitulado "Faça por mim os trabalhos e me envie rápido!". Isto não é um pedido de ajuda, é um ABUSO e falta de bom senso e honestidade intelectual! Todos estamos aqui para tirar dúvidas (as que pudermnos e soubermos), para dar pistas, informações úteis, mas JAMAIS para fazer os trabalhos pelos outros!!!! Julgo que era muito bom que isto ficasse esclarecido para evitar termos todos de ler pedidos de ajuda que são autênticos atentados ao bom senso, à honestidade e sobretudo à FILOSOFIA. Isabel M.

Concordo plenamente, isso se repete nas faculdades e cursos, os alunos querem tudo já pronto.

Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.