Consciência

• Este tópico está vazio.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Sofy
    Membro

Sou apenas uma estudante a tirar um curso em filosofia, mas deparei-me com um problema. tenho de fazer um ensaio filosofico sobre a consciência e o meu tema é se só os homens têm consciência.Bem, todos sabemos que os homens têm consciência, mas e os animais? os animais que vivem connosco e nos acompanham que ficam felizes e tristes connosco, que tem medo do veterinário, que aprendem que fazer algo é errado... será que só os humanos têm consciência?alguém me pode ajudar ou sugerir algum filósofo que aborde este tema de forma clara?Obrigado :chok_mini:[/font]

nairan
    Membro

Olá cara Sofy, não sou nenhum filosofo, nem tenho nenhum nome para te indicar, mas tenho minha forma de ver essa questão sobre a consciência.Como já postei em outros lugares desse fórum, me parece bem claro que a consciência não é algo particular apenas ao ser humano, ao contrario há inúmeras mostras de que vários animais possuem consciência nos mais variados graus de acuidade.Aqui é que eu vejo a dificuldade em aceitar a consciência nos animais, se entendermos a consciência como algo pronto e acabado, então somente o ser humano a possuiria, mas se entendermos a consciência como um processo então, como todo processo, podem existir varias etapas e momentos durante a formação desse processo.Ao meu ver a diferença do homem para outros animais é apenas o grau de consciência que ele desenvolveu, não o fato de possuir consciência, não vejo como não notar a consciência nas atitudes de um cão, de um golfinho, de um polvo, de um papagaio, isso pra não falar nos gorilas, chimpanzés, orangotângos e outros mais.já esta mostrado inúmeras vezes que eles se percebem como indivíduos, se reconhecem em espelhos, reagem de forma individual, somente fazem isso de forma limitada dentro de um contexto temporal mais restrito, não conseguem, ao menos aparentemente manter o nível de atenção e de auto-centralização por tempo suficiente para que a consciência se firme de maneira totalmente autônoma e constante, alternando momentos de auto-percepção, com momentos de mente obnubilada.Imagino que seja apenas questão de tempo para que outros animais compartilhem de uma consciência mais completa com nos os humanos, claro que isso se nossa natureza não for exclusivista de mais ou se o próprio fenômeno da consciência não criar antagonismos e competitividades que eliminem a concorrência dentro de um mesmo ecossistêma.Ao menos é assim que entendo a consciência.Abraços.

ppaulo
    Membro

Prezada Sofy,Nesta sua empreitada, seria de grande valor iniciar por definir o que seja consciência. Para um maior rigor filosófico tal tarefa se faz fundamental.A partir de sua definição pode-se escolher um caminho a trilhar neste questionamento.Terei prazer em trilhar contigo este caminho, tão logo poste aqui a linha a seguir.abraços,

É como os outros falaram – depende da sua definição!Para mim algumas características são específicas de seres humanos e outras podem estar presentes em animais, também!heheheTanto nós como animais gostam de comer - mas acho que só a gente é capaz de cozinhar ;DTá, eu pessoalmente não sou capaz de cozinhar, mas sou capaz de aproveitar uma oferta de compra coletiva do Groupon para restaurantes bons e aproveitar que alguns seres humanos são sim capazes de cozinhar! hahahaE pra mim cozinhar tem bastante a ver com "consciência" e tudo mais... heheheTudo o que é inerente ao pensar/raciocionar etc!

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.