CONTRAPOSIÇÃO JUSFILOSOFICA

Início Fóruns Pedidos de ajuda CONTRAPOSIÇÃO JUSFILOSOFICA

• Este tópico está vazio.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    fezinha
    Membro

Que contraposição jusfilosófica e de idéias políticas podem ser apuradas na análise da letra da canção “Que país é este?” ? Pesquisei sobre isso em alguns locais que tive acesso e não encontrei muita coisa, principalmente aqui na Web… Tive que relacionar o contexto historico do Brasil na época em que a letra foi escrita (1974) e gravada (1987) mas não consegui encontrar nenhuma contraposição jusfilisófica e nem politica presentes na letra. Acho que é um pouco de falta de conhecimento meu e interpretação, mas enfim… se alguem puder me ajudar eu agradeço.

Brasil
    Membro

Olá fezinhaA letra dessa música consiste numa contundente contraposição jusfilosófica e política.A letra aponta a hipocrisia da sociedade, quando cita a “sujeira pra todo lado” diz que não é só um mal político e sim um mal social... Aponta o paradoxal e estranho otimismo brasileiro quando diz que ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação...Cita a inércia popular, o espírito apolítico e submissão do povo ao sistema quando diz que nas demais regiões do País, está “tudo em paz”; quer dizer que ninguém se manifesta.Quando diz, “na morte eu descanso, mas meu sangue anda solto manchando os papéis”,  está referindo-se às provas deixadas pelos criminosos assassinos de mártires como Chico Mendes por exemplo e outros... Por fim ironiza nossa situação ridícula frente à opinião pública internacional, ironiza a infeliz esperança de crescimento econômico, e faz uma séria advertência quanto ao extermínio indígena.Mais contraposição jusfilosófica e política que isso, é difícil, acho que só mesmo o Geraldo Vandré com sua “Pra não dizer que não falei das flores”.   Abs  ;)Nas favelas, no SenadoSujeira pra todo ladoNinguém respeita a ConstituiçãoMas todos acreditam no futuro da naçãoQue país é esteQue país é esteNo Amazonas, no Araguaia iaia, na Baixada Fluminenseno Mato Grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em pazNa morte eu descanso, mas meu sangue anda soltoManchando os papéis, documentos fiéisAo descanso do patrãoQue país é esteQue país é esteTerceiro mundo se forPiada no exteriorMas o Brasil vai ficar ricoVamos faturar um milhãoQuando vendermos todas as almasDos nossos índios num leilão(Legião Urbana)

Bom, também é interessante observar que em 1974 estava em plena ditadura militar, e em 1987 já é pós anistia e tinha um presidente civil…

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.