Cultura e Violência

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70078

    Sou aluna de filosofia e gostaria de saber mais sobre esse assunto, gostaria que houvesse uma discussão profunda sobre este…

    Obrigada…

    #77871

    Há um material muito interessante sobre esse assunto na série de Filosofia Política editada por Jorge Zahar Ed.:

    O Terror“, Denis Rosenfield & Jean-François Mattéi (editores) – Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2002, Revista Filosofia Política, Série III, nº4; Departamento de Filosofia da UFRGS.

    #77872

    Considere os livros:

    – GIRARD, René. A violência e o sagrado. São Paulo, UNEP, 1992.

    Girard fala sobre a violência nas comunidades primordianas, a partir da idéia da sacralidade da violência e das válvulas de escape institucionalizadas pelas comunidades.

    – DADOUN, Roger. A violência: ensaio acerca do “homo violens”. Trad. de Pilar
    Ferreira de Carvalho e Carmem de Carvalho Ferreira, Rio de Janeiro, DEFEZ, 1998.

    Dadou traz um novo conceito de violência a partir da nova categoria antropológica de homo violens.

    Ambos os livros valem a pena serem lidos. Boa leitura.

    Para maiores informações sobre a cultura da violência, peça informações a:

    [email protected]

    #77873

    eu acho que as pessoas do nosso mundo julgam muito as outras por elas já terem usados drogas e tudo +..eu acho que quem fuma ou cheira faz issu por algum motivo..é claro existem diferentes situações..ou vc faz isso porque quer se achar malandro, ou porque vc é influenciado, ou porque vc quer fugi da sua realidade, dos problemas, do mundo injusto..nesse ultimo caso quem influencia é o proprio mundo..muitas pessoas fumam ou cheiram ou injetam por falta de orientação familiar e ninguém ve isso..todos julgam a pessoa pelo ato..num tentam ver o que esta por traz de tudo isso..e eu como uma pessoa que digamos que sou + experiente nisso, posso dizer que a discriminação e a falta de entendimento eh realmente grande e tambem posso falar que sim drogas não te levam a lugar nenhum, mas depois que você pára, vc tem uma mente MUITO + aberta para o mundo..ve as coisas d outro modo..podem reparar..até Freud foi usuário de cocaína..ele foi quem fez os primeiros experimentos.. QUASE todas as pessoas que tentaram mudar o mundo, já tinham usado drogas…”os meus heróis morreram de overdose!”Cazuza..num é verdade!?

    #77874
    cinico
    Membro

    A violencia e fruto da manutençao do padrao animalizado de um individuo cujo encefalo foi bombardeado por estimulos ambientais que distorceram ou abortaram os seus circuitos da razao etica.E marginal quem pode e nao quem quer.

    #77875
    Betto
    Membro

    Há uma sub-cultura que estimula o revide, o ódio, o egoísmo, a indiferença, a supremacia fisica e material. Quem se alimenta da sub-cultura? O sub-letrado, o sub-cidadão etc..Para quem sabe ler um pingo é letra, mas para quem não sabe ler um pingo é o que?Filmes sobre violência, corrupção etc. só deveria ser transmitidos de madrugada.O ideal seria o Estado não se meter em tais questões, mas, como ele é falho em proporcionar educação e cultura precisa recompensar diminuindo a transmissão de lixo cultural até que as coisas entrem nos eixos, isto é, o cidadão tenha cultura e conhecimento o suficiente para ser seu auto-censor. 

    #77876
    Brasil
    Membro

    OLá Beto, faço minhas as suas palavras… É isso aí!!Como será que as crianças entendem certos conteúdos adultos que são exibidos nos horários mais inapropriados?Moralizar não é censurar, é simplesmente manter a moral... Só isso!Quem não quer manter a moral, tem segundas, terceiras, e quartas intenções.Um povo imbecíl é muito mais fácil de se dominar e explorar de que um povo culto e esclarecido.Abaixo o Tcham! Abaixo a Xuxa!  Abaixo o BBB!  Abaixo o incentivo midiático e governamental à libertinagem e à imbecilidade!

    #77877
    Brasil
    Membro

    Vemos alguns educadores nos alertarem para o conteúdo violento de alguns programas de TV dirigidos às crianças, etc. Nos recomendam evitar esses conteúdos, porém, o pai de família não pode ser um ditador dentro de sua casa! Se um determinado programa violento está sendo transmitido no horário em que as crianças assistem a TV, como é que o pai vai proibir a criança de assistir? Se aquilo está sendo transmitido para todo o País e os colegas da criança estão assistindo, como é que vc vai dizer pro teu filho que SÓ ele não poderá assistir? Aqui é o País da hipocrisia: É proibida a fabricação e venda de armas de brinquedo para não incentivar as crianças mas, em contrariedade com o espírito da proibição as TVs transmitem todas as manhãs desenhos animados que exibem uma exagerada violência futurística absolutamente idióta.O limite máximo de velocidade nas estradas é de 120 Km por hora, mas em contrariedade com o espírito do limite apenado com multa, fabrica-se carros que ultrapassam os 250 Km h.    Num País onde milhares e milhares de crianças nascem e são criadas em favelas e morros dominados por bandidos da pior espécie, como é que esperamos diminuir a criminalidade? Só se estivermos esperando por um milagre!Se o Ensino Público está sendo avaliado pelo ENEM com a nota 3, que tipo de ocupação terão no futuro, essas crianças que estão hoje recebendo esse nível de ensino? Serão todos humildes trabalhadores que, resignados, venderão barato  sua força de trabalho, ou será que muitos darão maus passos em direção à criminalidade?

    #77878
    jvictorr
    Membro

    Muitos pais acham que ser pai é criar o filho e ve-lo crescer, dar de comer e ficar feliz com isso, como os lobos que matam levando a carne a sua ninhada, Se aborrecem quando o grau engraçado da infancia se esvaece e na adolescencia verifica que este ser pensa muitas vezes contrario a seus pensamentos, gerando o atrito o distanciamento , acentuado claramente pela pobreza e miséria, ignorancia , doenças. Pais devem ser mestres, professores, filósofos tutores, instrutores de um novo homem, um ser que pode pensar por si, para si e para outrem, não culpemos a ignorância por distribuir a ignorancia, igualmente os gananciosos por requerer os lucros, culpemos a nós porque somos nós quem fazemos, e somos nós quem criamos e somos nos quem moldamos o mundo e quem dele vai se apossar.Criem homens não crianças. Não são seus são do mundo, como você não é de ninguém, faça-os bons para onde vão, assim como você é.

    #77879

    [html]

    Itamar Rodrigues Paulino

    Newbie
    *

    Deslogado Deslogado

    Mensagens: 1


    Ver Perfil

    « Responder #9 em: Fevereiro 09, 2008, 01:37:02 »


    Creio que a violência que assola o País demonstra uma grande ausência dos valores humanos. Talvez devêssemos pensar se nosso País possui um projeto de nação, diferentemente de um projeto de País. É preciso atacar o mal pela raiz. Educação e cultura faz bem à saúde do País, mas se nossos governantes não estão comprometidos com as nobres causas da humanidade, então, é preciso uma mobilização ainda maior para fazer acontecer uma nova qualidade de ser brasileiro, aquele ser ciente de suas responsabilidades e capazes de gerar transformações sociais plantando sementes de novos valores humanos, esses mais éticos e compassionados.


    Registrado

    [/html]

    #77880

    [html]

    crisbodart

    Jr. Member
    **

    Deslogado Deslogado

    Mensagens: 50


    Ver Perfil

    « Responder #10 em: Março 30, 2008, 12:24:52 »


    Sobre esse tema sugiro o livro “Cultura do Medo”, escrito pelo americano Barry Glassner. Atenciosamente Cristiano das Neves Bodarthttp://professordesociologia.blogspot.com/


    Registrado

    [/html]

    #77881
    Jailma
    Membro

    ???o que é a violência?Nossa cultura é muito importante no nosso contexto social, e hoje estamos sendo aculturados ,de forma que essas perdas vem nos trazendo prejuízos.Será que a violência deve ser inserido dessa forma(abrupta)  na nossa cultura?

    #77882
    b.Kassidy
    Membro

    creio que na cultura familiar está a explicação para a violência, pode-se observar que as crianças que são criadas voltadas para os estudos é difícil se tornar jovens incontroláveis com atitudes que assuste os pais e a população. A educação é base de para um mundo de sucessos.

Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.