Início › Fóruns › História do Brasil › De quem é o discurso?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
04/02/2011 às 17:05 #71025massMembro
Segue discurso, adivinhe o autor:Alguns trechos foram retirados para não denunciar o autor.Homens de meu País!1. Neste momento eu sou a oferta e a aceitação.2. Não sou promessa. Quero ser verdade e confiança,ser a coragem a humildade, a união.3. A oferta de meu compromisso ao povo, perante oCongresso de seus representantes, quero-a um ato dereverdecimento democrático.4. A aceitação da faixa presidencial, faço-a um ato dejustiça e a confissão de minhas crenças.5. - - - - -6. - - - - - 7. Venho como sempre fui. Venho do campo, dafronteira, da família; venho do povo, da caserna; venho daminha terra e de meu tempo.8. Venho do minuano. Este vento faz pensar nocampo, meus amigos, este vento vem de longe, vem dopampa e do céu.9. Valho-me, ainda uma vez, do poeta augusto do meuSul, para ver, no vento, o homem do campo do todo o Brasil- o homem que ninguém vê, sem face e sem história -aquela humildade mansa, que a vida vai levando naquietação do caminho abraçando a coxilha.10. Homem do campo, creio no homem e no campo. Ecreio em que o dever desta hora é a integração do homem dointerior ao processo de desenvolvimento nacional. E, por queassim o creio, é que tudo darei de mim para fazer arevolução no campo, revolução na agricultura, noabastecimento, na alimentação. E sinto que isso não se fazsomente dando terra a quem não tem, e quer, e pode ter. Masse faz, levando ao campo a escola ao campo adequada; aliplantando a assistência médica e a previdência rural, amecanização, o crédito e a semente, o fertilizante e ocorretivo, a pesquisa genética e a perspectiva decomercialização. E tenho a diversificação e o aumento daprodução agrícola. A ampliação das áreas cultivadas e aelevação da renda rural como essenciais à expansão de nossomercado interno, sem o qual jamais chegaremos a ter umapoupança nossa, que nos torne menos dependentes e acione,com o nosso esforço, aliado à ajuda externa, um grandeprojeto nacional de desenvolvimento.11. Homem da fronteira, creio em um mundo semfronteiras entre os homens.12. Sinto por dentro aquele patriotismo aceso dosfronteiriços, que estende pontes aos vizinhos, mas não aceitainjúrias nem desdéns, e não se dobra na afirmação dointeresse nacional.13. Creio em um mundo sem fronteiras entre países ehomens ricos e pobres. E sinto que podemos ter o mundosem fronteiras ideológicas, onde cada povo respeite a formados outros povos viverem. Creio em um mundo semfronteiras tecnológicas, onde o avanço científico fique namão de todo homem, na mão de toda nação, abrindo-se àhumanidade a opção de uma sociedade aberta.14. Homem da fronteira, conheço o peso específico denosso País e hei de fazê-lo valer em favor do nosso povo.Fronteiriço, não sei, não vejo, não sinto, não aceito, outraposição do Brasil no mundo que não seja a posição daaltivez. E sinto que esta nossa América, já na idade da razão,realizado o esforço concentrado e pertinaz de formulação desuas posições, há de receber, em breve, a solidariedade daoutra América.15. E creio que se pode tornar mais intenso o surto decomercialização de nossos produtos e buscar o comprador naextensão roda do mapa do mundo. E creio na contribuiçãode nossa gente, para o entendimento, o respeito e a paz entreos povos.16. Homem de família, creio no diálogo entre asgerações e as classes, creio na participação. Creio que agrandeza do Brasil depende muito mais da família que doEstado, pois a consciência nacional é feita da alma deeducador que existe em cada lar. E, por que assim o creio, éque buscarei fortalecer as estruturas de governos municipaise sub-regionais, provendo as comunidades do interior dosaneamento básico indispensável à proteção da unidadefamiliar, pedra angular da sociedade.17. Homem do povo, creio no homem e no povo, comonossa potencialidade maior, e sinto que o desenvolvimento éuma atitude coletiva, que requer a mobilização total daopinião pública. E, por que assim o creio, e por que o sintoamadurecido para a tarefa global, é que buscarei ouvi-losempre.18. Homem do povo, olho e vejo o trabalhador detodas as categorias e sinto que, normalizada a convivênciaentre empregados e patrões e consolidada a unificação daprevidência social, nosso esforço deve ser feito na formaçãoe no aperfeiçoamento de mão-de-obra especializada e nosentido da formulação de uma política salarial duradoura,que assegure o real aumento do salário e não oreajustamento enganador.19. Homem do povo, conheço a sua vocação deliberdade, creio no poder fecundante da liberdade.20. Homem da caserna, creio nas virtudes dadisciplina, da ordem, da unidade de comando. E creio nasmesses do planejamento sistematizado, na convergência deações, no estabelecimento das prioridades. E, por que assimo creio, é que tudo farei por coordenar, integrar e totalizarnossos esforços -tantas vezes supérfluos, redundantes,contraditórios, dispersivos - em uma tarefa global, regidapor um grande plano diretor .21. Homem da caserna, creio nos milagres da vontade.22. E, por que o creio, convoco a vontade coletiva, aparticipação d todos os que acreditam na compatibilidade dademocracia com a luta pelo desenvolvimento, para queninguém se tenha espectador e todos se sintam agentes doprocesso.23. Homem de minha terra, creio nas potencialidades ena viabilidade econômica e social de meu País. Creio nodesenvolvimento com, fenômeno global, interiorizadoprimeiro na alma de cada homem, para poder ganhar, então,a alma da terra toda.24. Creio na função multiplicadora da empresa, e, porque assim o creio, buscarei fortalecê-la - sobretudo aempresa nacional - encontrando formas e processos debaratear-lhe os custos de produção para que se fortifique emais produza. E me empenharei no sentido da utilizaçãoracional e efetiva do território brasileiro, na vivificação dasestruturas municipais, na atenuação dos desequilíbriosregional!25. Homem de meu tempo, tenho pressa. Sei que, - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - , nosso crescimento era nenhume que a inflação se aproximava de cem por cento, Sei quehoje nosso crescimento oscila entre 6 e 7% e que a inflaçãodecresce, já agora em nível de alguma estabilidade. Sei quenos últimos anos avançamos no fortalecimento dasinstituições econômicas, edificando, não só a estrutura, masa mentalidade de planejamento, programação eorçamentação.26. Homem de meu tempo, sei que essa metodologia eesse ritmo de crescimento, por si sós, já não nos bastam, queurge acelerar o processo; que o minuano, para enganar amiséria, geme e dança pela rua; que penso nas vidas quevirão; penso nas dores futuras; penso no século que vainascer.27. Homem de meu tempo, creio no surto industrialbrasileiro, em bases estáveis, de vivência nossa, de nossoexclusivo interesse, buscando-se a evolução, o mais cedoque se possa, dos tempos de filial para os tempos de matriz.28. Homem de meu tempo, creio na mocidade e sintona alma a responsabilidade perante a História. E, por que osinto e o creio, é que darei de mim o que puder pela melhorformulação da política de ciência e tecnologia, que acelerenossa escalada para os altos de uma sociedade tecnológicahumanizada.29. Homem de meu tempo, tenho fé em que possamos,no prazo médio de meu governo, preparar as bases delançamento de nossa verdadeira posição nos anos 2000 eassegurar a nossa participação em programas nuclear eespacial, sempre que sirvam para a aceleração dodesenvolvimento brasileiro.30. - - - - - - - - - - -, eu a tenho incontestável, ecreio no ímpeto renovador e inovador de seus ideais. E, porque a tenho assim, é que a espero mais atuante eprogressista. E, depois de aceito o desafio econômico, eis ànossa frente o desafio tecnológico.31. - - - - - - - - - - - -, é meu propósitorevolucionar a educação, a saúde, a agricultura, para libertaro nosso homem de seus tormentos maiores e integrarmultidões ao mundo dos homens válidos.31. E, para isso, convoco a Universidade, chamo aIgreja, aceno à empresa, e brado ao povo para que me ajudea ajudar o homem a ajudar-se a si mesmo.32. Homem da lei e do regulamento, creio no primadodo Direito. E, por que homem da lei, é que pretendo velarpela ordem jurídica. E, homem de pés no chão, sinto que,nesta hora, a ordem jurídica se projeta em dois planos. VejoO plano institucional, destinado a preservar as conquistas da- - - - - - -, vejo o plano constitucional, que estrutura oEstado e assegura o funcionamento orgânico dos Poderes.Estou convencido de que é indispensável a coexistênciadessas duas ordens jurídicas, expressamente reconhecidapela Constituição, fundada no imperativo da segurançanacional, e coerente enquanto for benéfica à defesa dademocracia e à realização do bem comum.33. Homem da lei, sinto que a plenitude do regímendemocrático é uma aspiração nacional. E, para isso, creionecessário consolidar e dignificar o sistema representativo,baseado na pluralidade dos partidos e na garantia dosdireitos fundamentais do homem. Creio em que os partidospolíticos valem como forças vivas que atuam sobre a vidanacional, quando a dinâmica das idéias prevalece sobre apequenez dos interesses. - - - - - - - - - - - - 34. E espero da oposição que nos honre com ocumprimento de seu dever, apontando erros, aceitandoacertos, indicando caminhos, fiscalizando e fazendo tambéma sua escola de democracia, dignidade e respeito mútuo.35. Homem da lei, creio imperioso dotar o Brasil denovos códigos que reflitam os progressos da ciência jurídica,a atualização dos institutos e as inquietudes de um povo emdesenvolvimento.36. E, homem de fé, creio nas bênçãos de Deus aos quenão têm outros propósitos que não sejam os do trabalho davida inteira, os da justiça e os da compreensão entre oshomens.37. E creio nos milagres que os homens fazem com aspróprias mãos! E nos milagres da vontade coletiva. Creio nahumanização da vida dos severinos do campo. E nasolidariedade da família brasileira Creio na alma generosa damocidade. Creio na minha terra e no meu povo. Creio nasustentação que me haverão de dar os - - - - - como eu.Creio no apressamento do futuro.38. - - - - - -39. E creio na missão de humanidade, de bondade e deamor que Deus confiou à minha gente.40. E, por que o creio, e por que o sinto, no arrepio deminha sensibilidade, é que, neste momento, sou oferta eaceitação.541. E aceito, neste símbolo do Governo da República,a carga imensa de angústias, de preocupações, de vigílias - amissão histórica que me foi dada. E a ela me dou, porinteiro, em verdade e confiança, em coragem, humildade eunião. E a ela me dou, com a esperança acesa no coração,que o vento de minha terra e de minha infância, que nuncame mentiu no seu augúrio, está dizendo que Deus não mefaltará, está me trazendo o cheiro de minha terra e de minhagente.42. E, com a ajuda de Deus e dos homens, haverei depôr na mão do povo tudo aquilo em que mais creio.
04/02/2011 às 21:27 #88638ppauloMembroDiscurso de posse de Emílio Garrastazu Médici.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.