Definição para o tudo e o nada

Início Fóruns Pedidos de ajuda Definição para o tudo e o nada

• Este tópico está vazio.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor

Uma dúvida paira sobre mim e recorro ao conhecimento alheio para poder saná-la. O nada existe? E o tudo? Tenho me questionado acerca deste tema e até agora não me convenci da não existencia, nem da existencia deles. Penso que se o nada existe, então ele deve possuir uma descrição. Assim como o amor, que apesar de não ser uma coisa tangível é fácil de ser descrito. Mas, e o nada? Quem saberia descrever, por favor? Penso ainda, que se o nada então não existe, então o tudo também não existe. Explico: o tudo é o oposto do nada mas, se o nada não existe então não podemos comparar o tudo com o nada pois, o nada não existe. Mas, se o nada existe então a sua existência é passível de ser provada. Alguém pode me ajudar? Alguém conhece algum filósofo que tenha seguido essa linha de raciocínio? Por favor, me ajudem.

Olá Rodrigo…filosoficamente falando…só se pode comprender o Nada na sua relação com o Ser, no entanto, esta oposição é uma falsa oposição porque o Nada não pode ser um termo da oposição já que o Nada nada é, certo? No fundo, trata-se do dualismo Ser/Não Ser já levantado por Parménides que, como julgo que deve saber,definiu o não ser como ilusão, pois só há conhecimento do ser, daquilo que é.

O Nada acaba por surgir, no nosso espírito, como sinónimo de negação..o nada, a negação acaba por exprimir a própria contingência, a finitude..”Porque é que existe o Ser e não antes o Nada”?? (veja-se Leibniz…Heidegger..)..e poderíamos ainda discutir se se trata de um Nada relativo ou, pelo contrário, de um Nada absoluto. Repare…isto tem implicações…se admitirmos que tudo é contingente, que as coisas são, mas poderiam perfeitmente não ser, somos conduzidos, inevitavelmente, ao absurdo..as coisas estão aí ,mas não há razão para que elas sejam…veja que se cai no seguinte: a afirmação de que o Ser não é inteligível é auto-destrutiva! Porquê? Porque admite-se a inteligibilidade da não inteligibilidade do Ser..conclusão: sustentar o Nada absoluto revela-se insustentável! Ou impensável, com rigor!

Se quiser pegar numa linha de filósosos para ver como este problema tem sido entendido, veja Parménides, os Atomistas, Platão e até Kant, Hegel…Bergson,segundo o qual o Nada não se pode pensar. Veja Heidegger, Sartre…para Heidegger, a experiência do Nada é descoberta na angústia…

Mas atenção..o problema do Nada não se reduz ao campo da metafísica..pode também encontrar na filosofia medieval, no campo da lógica e da linguagem, algumas teorizações…

Bem..espero não ter sido muito confusa..termino com uma citação de F. Pessoa: Se alguma coisa foi, porque é que não é? Ser não é ser?

abs.

Tenho que apresentar um seminário, onde o tema é:
    Tentando conciliar: EMPÉDOCLES, ANAXÁGORAS E OS ATOMISTAS, no meu texto fala-se muito sobre Physis, gostaria muito de sabar o significado, e também de algumas dicas de como apresentar este seminário. E se possível também onde poderei encontrar sobre o assunto. obrigada!

Isabel, amei sua resposta, quer casar comigo?
    Rodrigo, qual a sua definição de existencia?

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.