Descartes defende Deus, e o COGITO Tá ERRADO

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Descartes defende Deus, e o COGITO Tá ERRADO

• Este tópico está vazio.
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Flag
    Membro

O que eu vou falar agora vai abalar a teoria do cogito, de Descartes( eu penso, logo existo).Primeiro keria dizer k Descartes Estva à procura de crença onde não seja possivel duvdar dela, portanto decobriu o cogito a crença basica, onde não é possivel duvidar dela, ou assim se pensa.Para kem já leu um livro, constata ke as personagens têm consciência de si propria, ou seja nos vemos a personagem a pensar, mas no entanto essa personagem não existe , simplesmente o autor escreveu seus pensamentos, seus actos, suas reacções, em suma o autor escreveu uma pessoa inteira.Se pegarmos nesse exemplo e colocarmos no nosso mundo podemos verificar que há a possibilidade de que sejamos feitos através de um programa de computador, se isso assim for nós podemos existir como simples codigos binarios e corrente electrica, mas nós não pensamos, porque já está tudo escrito, tudo o que pensamos, tudo o ke vemos , ate isto k eu tou a escrever ja esta escrito ke eu vou faxer, portanto é mais ou menos como destino, só k tem computadores. 

Olá,cara, vc andou assistindo muito Matrix..rs... ;DMas até onde eu sei Descartes apenas afirmou que existimos, não especificou se somos seres humanos ou crias do Bill Gates, não concorda? E além do mais, segundo o seu raciocínio, nós não existimos, somos apenas softwares que tentamos enganar a nós mesmos.Isto não me parece nem um pouco coerente.Até mais.

Prezado Flag: Bem-vindo ao Fórum Consciência. Está nos termos de serviço que você concordou ao se registrar: evite internetês, escreva o melhor português que você for capaz, como se isso fosse um ambiente de colégio, por favor.Observe a estrutura de tópicos e sub-tópicos para manter um arquivo coeso. O Fórum começou em 2000. Suas mensagens - espera-se - estarão aqui e serão lidas ainda no ano 2011. Você está postando para a posteridade. Você fala "Descartes defende Deus", mas não há nada sobre Deus na sua mensagem. Ela deveria ter sido enviada em Fórum de Filósofos - Descartes.

Flag
    Membro

Desculpem a minha falta de boa Gramática, simplemente estava com pressa e faltou alguns argumentos.Primeiro segundo o meu texto se nós não pensamos , então Deus não existe, porque Deus será um ser perfeito, e não necessitava de fazer um programa de computador.Segundo eu nunca neguei a nossa existência , e o filme Matrix tem como base teorias filosóficas muito conhecidas, como a alegoria da caverna, de Sócrates.Terceiro eu só nego a nossa capacidade de pensar, porque se o nosso destino já está escrito isso implica que os nossos pensamentos já estão escritos.Quarto Descartes afirma que Deus existe, tendo como pano de fundo, o cogito, mas se o cogito estiver errado, há uma forte possibilidade de haver por aí um génio maligno.Quinto, o cogito é uma crença indubitável, ou seja, não há qualquer hipótese de duvidar dela, mas se eu estou a duvidar dela, então é porque jã não é uma crença indubitável.Sexto, a existência de Deus pode entrar aqui como uma negação ao cogito, porque há hipótese de Deus já ter traçado um destino para nós, portanto, os nossos pensamentos já estão traçados, assim nós não temos liberdade, assim a premissa do cogito está errada. 

Cientista
    Membro

Caros coléguas,1-  A religião é um fenômeno psíquico e social de inegável importância histórica e social.2-  A Igreja tem sido – e ainda é – um importante lugar de Encontro Social e, como tal, exige um substituto à altura, num suposto mundo ateísta. 3-  A Religião pode ser entendida como um acontecimento natural e tem sua origem na própria existência do animal humano, ser limitado, mas imaginoso, que não pode contentar-se com a falta de poder que lhe é inerente; posto que vida e poder são sinônimos. Desta forma pode-se afirmar que “a religião é o atestado da impotência humana”. 4-  A consciência e acesso à informação são ainda pouco comuns na humanidade como um todo. Para a maioria, a religião funciona bem como um redutor de ansiedade e sofrimento emocional. Proporciona uma forma de se suportar melhor as agruras da vida real. 5-  A religião pertence à esfera EMOCIONAL das pessoas (Por isto quase nenhum argumento racional as demove de seus dogmas e crenças, mesmo que pouco racionais). Se somos religiosos é porque, de alguma maneira, estas crenças nos produzem algum alivio, alguma esperança, alguma vantagem psicológica. Em suma, é porque precisamos disto e se encaixa no nosso perfil. 6-  Se estamos imbuídos de religiosidade, quase com certeza nascemos em família religiosa (a grande maioria de nós nasceu numa), que nos ensinou e fomentou - quando não, exigiu - estas idéias e práticas antes que tivéssemos discernimento suficiente para julgar e decidir racionalmente . 7-  Deus é uma figura parental imaginária, idealizada e projetiva, depositária de nossas  melhores qualidades e dos poderes que nos ressentimos de não possuir. Imagina o homem que, se ele não tem o poder do qual necessita, algum "outro" deve ter este poder e, justamente por possuí-lo, não pode ser humano e limitado como ele mesmo, mas um ser diferenciado, especial, de outra espécie - um "Deus" - alguém por definição acima das limitações humanas. Imagina também que se adulá-lo, cairá em suas graças e receberá a devida paga por sua subserviência, na forma de indulgências e benefícios, para os quais se sente incapaz ele mesmo de prover a si mesmo. 8-  "DIVINDADE é sinônimo indissociável de PODER. Não há qualquer sentido em uma divindade sem este atributo fundamental. Através dos “deuses” tentamos obter uma parcela maior de poder do que a que nos cabe de fato. Seres plenipotentes não teriam nenhuma razão para inventar divindades, pois delas não precisariam para emprestar-lhes poder. 9-  Necessitado de respostas para compreender o mundo, e não dispondo delas até muito recentemente, o homem encontrou nos dogmas religiosos um TAMPÃO para sua ignorância sobre a natureza, que o acalmava e dava segurança. Diante do conhecimento disponível, deixam de ter função como tampão.  10- Religião e poder político têm sido aliados históricos. A religião tem, historicamente, serivido ao Estado para manter dócil e anestesiada a “plebe”, enquanto uma casta de espertos  se locupleta com o butim (trabalho) da sociedade.  11- O pensamento mágico perde terreno dia a dia para a razão, o conhecimento e a informação. Nos países da Europa Ocidental, mais da metade da juventude não se interessa minimamente pro religião hoje em dia.  Gosto muito da frase de Pavlov sobre “Não preencher as lacunas do saber com teorias ou hipóteses...”.

Prezado Flag: Bem-vindo ao Fórum Consciência. Está nos termos de serviço que você concordou ao se registrar: evite internetês, escreva o melhor português que você for capaz, como se isso fosse um ambiente de colégio, por favor.Observe a estrutura de tópicos e sub-tópicos para manter um arquivo coeso. O Fórum começou em 2000. Suas mensagens - espera-se - estarão aqui e serão lidas ainda no ano 2011. Você está postando para a posteridade. Você fala "Descartes defende Deus", mas não há nada sobre Deus na sua mensagem. Ela deveria ter sido enviada em Fórum de Filósofos - Descartes.

Tudo bem?Nas meditaçoes metafísicas, na meditação terceira" de Deus; que Ele existe ",leia depois discutiremos,pode ser???

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.