Desconstruindo o Geneticismo

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A ciência Desconstruindo o Geneticismo

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70299
    Somente uma boa retórica pode destruir essa sedução pela ignorância. Eis por que me considero um sofista antes de me chamar de filósofo. Portanto, vou utilizar esse tópico para aprimorar esse texto que promete, tem futuro…

    A grande incoerência do moderno geneticismo consiste em atribuir como causa de comportamentos pulsionais específicos a existência ou a inexistência de determinados genótipos. Os cientistas não conseguem ser conclusivos, eles simplesmente não podem.

    Pois o dia em que ser teísta ou ateu depender de um genótipo, o dia em que ser criminoso ou não depender de um genótipo, o dia em que ser monógamo ou playboy depender de um genótipo, etc, não seremos mais humanos, mas quase tão irreflexivos quanto os outros animais, só bastando escolher a raça da preferência!

    Penso que o ser humano, por ter uma mente mais complexa, “escolhe” baseado em sua reflexão, mais ou menos consciente. Seus comportamentos mais característicos não são instintivos – embora possam interagir com as necessidades do corpo biológico – pois são condicionados por juízos de valor significantes, os quais adquire do meio histórico-cultural-biológico.

    “Pensando assim, só poderia crer que a influência genética pode até pesar de uma certa maneira mais indireta, menos significativa e menos relacionável, contudo sem jamais conter o poder decisório de determinar os comportamentos que dependem da formação psíquico-mental do indivíduo.” – Eurípides Mileto de Souza


    ********


    ********


    ********


    ********


    ********


    ********


    #80446

    Meus Caros,

    Pensem no conceito de linguagem. Visualizem, por exemplo, o que é uma linguagem de computador. Qual a vantagem de termos uma linguagem para criarmos programas e, não, uma estrutura fixa de hardware para fazer funcionar cada software específico?

    É assim que eu explico porque o geneticismo comportamental é um equívoco: Os comportamentos humanos são estruturados por uma linguagem (software) que, por sua vez, é materializado pelo genoma humano (hardware). Então, não é preciso que cada gen determine um comportamento específico, assim como não é obrigatoriamente necessário existirem diferentes placas de computador para fazer rodar diferentes programas, não é necessário que para cada informação haja um par de transistores especificamente designado para representá-la.

    O genótipo humano determina uma linguagem e sobre essa linguagem ocorre a estruturação dos fatores histórico-culturais-biológicos (aspectos físico-químicos) que determinam os comportamentos. Por isso que para uma mosca, basta a alteração de um único genótipo para ela mudar de sexo definitivamente, e, no caso dos seres humanos, vamos encontrar gêmeos idênticos com orientações sexuais radicalmente distintas…

    …pois para a mosca existe uma determinada língua, para os seres humanos, A Linguagem!

    #80447

    O Paradoxo do Entalhador

    Será que o construtor do entalhador saberia esculpir a estátua de Davi de Michelangelo?


    ***


    Será que os criadores de linguagens de programação devem necessariamente desenvolver programas melhor do que os peritos programadores de softwares?


    ***


    Será que o genoma humano pode encerrar em si mesmo a quantidade de informações que a psique humana poderia comportar?

    #80448

    Diferenças Raciais vs Diferenças Culturais

    Outras evidências que contradizem os inatismos, os geneticismos e as arquetipologias de Jung são os intercâmbios e as assimilações de idéias e conceitos entre os diferentes povos.

    Culturas de feudos e espadas transformando-se em socialismos tecnocráticos, como é o caso do Japão, também demonstram que as maneiras diferentes de pensar não estão enraizadas nas etnias, mas decorrem de acidentes históricos.

    Na medida em que passam as gerações, pessoas de outras etnias que não estão presas aos imperativos das tradições vão perdendo aos poucos seus laços culturais até assimilarem por completo os valores e a maneira de ser de outras culturas…

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.