Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A verdade › Determinismo-Verdade
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
01/02/2003 às 2:58 #70059Miguel (admin)Mestre
O q vcs acham do determinismo?
E qual são suas definições de verdade?03/02/2003 às 3:10 #77605Miguel (admin)MestreEu acredito que existem muitos tipos de verdade, talvez verdade seja qualquer ideia , realidade ou não,mas que a pessoa que à esteja dizendo acredite nela…se uma pessoa acredita em deus, para ela qualquer outra que se opuser a esta ideia estara mentindo assim como o oposto;existem pessoas que de tanto contarem mentiras acabam acreditando em algumas delas o que as tornam de alguma forma verdadeiras…qual a sua ideia sobre verdade victor?e sobre determinismo?eu , por enquanto, não tenho nenhuma ideia formada sobre determinismo .
03/02/2003 às 14:37 #77606Miguel (admin)MestreA verdade é uma coisa complicada, talvez seja ela relativa, como falou o thiago, variando de pessoa para pessoa,assim o correto seria falar de verdades e não verdade, minha verdade é diferente da verdade que outras pessoas tem, a grande questão é se existe uma verdade absoluta que está acima de todas as verdades pessoais, talvez a verdade matemática seja a que mais se aproxima dessa verdade absoluta.
Com relação a determinismo acho que é necessário definir um pouco melhor.Determinismo em que sentido estamos falando, se em todos os aspectos estamos de certa forma presos a um certo determinismo pois somos empedidos de fazer várias coisas, não posso sair voando quando bem entender algo me impede.04/02/2003 às 2:31 #77607Miguel (admin)MestreTambem concordo q cada um tem sua verdade, mas o q daria valor as verdades do João? E do José?
Se cada um criar sua propria interpretação da realidade, então como vamos saber qual verdade eh mais certa, qual verdade tem mais valor, sabendo q quando dissemos q cada um cria sua verdade tambem estamos fazendo uma interpretação da realidade? Essa eh a nossa verdade…
Será q podemos ter consiencia d uma verdade absoluta?E sobre o determinismo eu nao me expressei direito… Queria dizer o determinismo nas pessoas, se as pessoas tambem obedecem ao deteminismo. Pq se o comportamento e as decisões das pessoas obedecem ao determinismo, nós não somos livres…
O q vcs acham?(Mensagem editada por victor_m em Fevereiro 04, 2003)
04/02/2003 às 3:46 #77608Miguel (admin)MestreNão poderia ser que não se pode acreditar nas verdades?Por que então, se cada pessoa tivesse sua propria verdade, a verdade seria como uma mentira para a outra pessoa que estivesse escutando, então, nessa ideia a verdade seria parecida com uma mentira inocente,No filme “o show de Truman”, não sei se vocês ja assistiram, a cidade dele e toda a sua vida de certa forma foi uma grande mentira, mas para ele, pelo menos ate que descobriu a “verdade” era sua realidade de forma que todas as falsas, ou não, situações, causaram um efeito em seu carater e em seu modo de ver o seu “mundo” que na verdade era só sua cidade, o que poderia tornar essas situações e momentos verdadeiros….
Quanto ao determinismo não sei se entendi bem, mas ao que me esta parecendo você esta perguntando sobre algo como o destino, algo que ja esta determinado para que aconteça, algo assim?05/02/2003 às 2:00 #77609gallagherMembroÉ impossível saber ao certo se existe a VERDADE, algo inexpugnável e sólido. Não quero ser niilista, mas é difícil escolher um caminho e ter certeza que aquele é o certo.
Talvez a VERDADE seja a busca por sentido na vida. Talvez Cristo seja a VERDADE. Creio que cada pessoa constrói a sua verdade.
05/02/2003 às 4:16 #77610Miguel (admin)MestreEm relação ao filme, leia tambem “o mundo de sofia” e Berkeley.
Siga esse raciocinio sobre o filme… Ele vive em uma cidade de “faz de conta” construida num estudio de cinema, de repente descobre q tudo nao passa de montagem, então ele sai dessa “fantasia”, do estudio de cinema… e vai para o que é Real….
Mas quem garante que ele nao esta em um outro estudio de cinema…. e esse estudio em um outro estudio…. e assim infinitamente….
Acho q concordamos q não podemos chegar a uma verdade absoluta. (Alguém discorda?). E então, q só existem verdades “pessoais”. Cada pessoa tem sua versão da realidade. Mas se isso esta certo então todas as opiniões tem o mesmo valor. Pq mesmo q a opinião do João seja totalmente diferente da do José sobre a cor de uma caneta, não podemos dizer quem esta certo, apenas podemos dar nossa opinião… Q também não sabemos se esta certa ou não…. Assim ate a matematica tem o mesmo valor q mais simples opinião…
E ate essa nossa visão sobre a Verdade eh um opinião, e ela tem o mesmo valor q qualquer outra opinião sobre qualquer outra coisa….
O q vcs acham q daria mais valor a determinado pensamento, a determinada “verdade”?Quanto ao determinismo, eu estou falando tb no destino… Por enquanto vamos tirar nossas conclusões sobre a verdade, depois entremos no mundo da “causa-efeito” para falarmos sobre o determinismo, vamos discutir para ver se ele se aplica as pessoas….
05/02/2003 às 10:42 #77611Miguel (admin)MestreEntendo que, até certo ponto( friso o até certo ponto), somos determinados. Determinados por nossos genes, que podem nos fazer feios/bonitos, saudáveis/doentes.Determinados pelas condições sociais, nesses últimos séculos pelo modo de produção capitalista, nestas últimas décadas pela fase neo-liberal deste sistema. Enfim… a verdade existe? Depende do condicionamento de cada um. Cada um condicionado pela sua verdade.Dizer, como fazem alguns, que Cristo é a verdade! Ora eu sequer acredito que Cristo tenha existido na história! Eu sequer acredito em um Criador! Isso só para mostrar como são , relativas, as verdades. Todavia, tentamos construir, algumas verdades que pretendemos universais, como o sistema legal, enfim…isso é a civilização! E esses sistemas/verdades, são apenas válidos até que outro sistema/verdade venha a ser implantado.
06/02/2003 às 3:19 #77612Miguel (admin)Mestrenao existe determinismo…somos livres se quisermos….somos condenados a liberdade…
06/02/2003 às 3:21 #77613Miguel (admin)Mestrenao existe determinismo…somos livres se quisermos….somos condenados a liberdade…posso sair nú fumando um charuto cubano e tomando uma dose de jack deniels pela cidade se quiser…
07/02/2003 às 20:55 #77614Miguel (admin)MestreE pq vc não faz isso…..já pensou sobre isso…
11/02/2003 às 0:52 #77615gallagherMembroCaro Welington:
Gostaria de fazer algumas observações sobre a sua lacônica, porém divertida mensagem sobre o determinismo:
Você cita o existencialismo de Sartre (“somos condenados a sermos livres”), mas é importante se ressaltar que a liberdade pregada, pelo existencialismo, só tem sentido se abdicarmos dela. Por exemplo: Sartre se deixou seduzir pelo lado negro da força (o comunismo), e não há nada mais anti-libertário do que isso. Segundo ele, fazia sentido se engajar num movimento político. A liberdade, segundo Sartre, não era a pora-louquice, pelo contrário, era a responsabilidade.
Por favor, se for beber whisky beba o Jack Daniels e não Jack Deniels. Sugestão: Continue tomando Coca-Cola.
E só mais uma coisa, dá pra perceber que você e o João são a mesma pessoa. De qualquer forma gostei das duas mensagens.
11/02/2003 às 0:54 #77616gallagherMembroCamarada Fernando:
Pare de ficar me alfinetando.
30/10/2003 às 16:53 #77617Miguel (admin)MestreSenhores,
Já estava fechando a página quando meus olhos se depararam com estas palavras:
“nao existe determinismo…somos livres se quisermos….somos condenados a liberdade…” (welington)
então fui obrigado a também digitar algo a respeito desta famigerada palavra – LIBERDADE – bastanta usada nesta nossa era.
Pergunto:
-Será que poso desrespeitar a hierarquia a qual estou submetida na empresa? por que não? o que impede?
-Será que posso me declarar gay publicamente, sem que isto cause estranhamento para muitos?? E por que agora sou impelido a dizer: ” olha pessoal não sou gay viu”
-Por que não posso xingar a Deus e adorar o Diabo sem tb causar espanto??
-Por que não posso fazer amor em qualquer local??
Por que não posso andar nú, sem correr o risco de ser preso?? é por que sou “civilizado”??
-Por que não posso passar um mês sem ter que ir “bater cartão” ?
-Por que passo por um homem agonizando de fome na calçada e nem se quer olho nos seus olhos??
-Por que não vou ao caixa eletrônico depois de meia-noite? não somos livres??
-Por que não posso planejar uma família com cinco, seis, sete ,oito filhos??
Liberdade!! Estamos presos, coagidos, humilhados,limitados, delimitados, amordaçados,(exaltados?) embriagados com esta falsa liberdade.28/07/2006 às 9:59 #77618ZMembroNão encontrei tópico sobre o existêncialismo de sartre “condenados à liberdade”. Encontrei livre-arbítrio mas a questão que quero colocar é diferente do dilema da liberdade.Então coloco esta questão aqui para quem se interessa por este assunto.Se Sartre tem razão e estamos condenados a ser livres, então podemos somos livres de abdicar da liberdade? São permissas algo contraditórias, mas a itnenção é ir até ao fundo da questão, à verdade sobre o como estamos presentes na realidade...
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.