Deus: criador ou criatura?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 44 do total)
  • Autor
    Brasil
    Membro

religião é um conjunto de crenças, uma fé. Igreja é um conjunto de devotos que trabalham e conspiram em nome desse conjunto de crenças.

Olá ZConcordo com você, acreditar em Deus não pode fazer mal, o que faz mal (ainda) é acreditar nas pessoas. Sabemos que as igrejas utilizam-se de sua força sobre seus fieis, para ganhar dinheiro, eleger políticos por eles indicados e até mesmo para matar pessoas em genocídio, como aconteceu nas Cruzadas.Homens determinaram aquilo e não Deus. Se hoje temos uma revolta Islâmica, há que se buscar as respostas para isso, no passado.Se hoje o Islã condena “infiéis’, os católicos e as demais religiões devem responder com PAZ. Estão fazendo isso? Deus nunca poderá ser acusado ou responsabilizado pelos erros dos homens.Deus nunca pediu a ninguém para imolar-se, Deus nunca determinou que as religiões se degladiassem, Deus nunca promoveu guerras, Deus SEMPRE se comunica conosco através de nossas mentes (consciência) e não através das bocas imundas dos homens (padre, rabino, aiatolá, pai de santo, pastor, etc.).O que levou Oscar Shindler, que nunca foi religioso, a arriscar sua vida e (e perder) sua posição $ocial, tendo misericórdia dos seus semelhantes, se não, a sua consciência?O que levou Che Guevara, que nunca foi religioso, a desprezar os cargos públicos de Ministro da Indústria e Presidente do Banco Central de Cuba, para voltar à luta ( e morrer por ela) pela libertação de povos oprimidos pelos podere$ imperialista$, se não, a sua consciência?Para cada homem que ouve sua consciência há um milhão que não ouvem, daí, figuras como: Hitler, Papa Doc, Idi Amim Dada, Pol Pot, Bush, Blair e tantos outros a$$a$$inos. Abutres da humanidade, “predadores naturais” da humanidade.Eles não entendem suas consciências como sendo algo REAL, eles sentem outras coisas “mai$ reai$”.Absolutamente todas as religiões pregam o amor entre os humanos, exaltam a beleza, a importância e a “santidade”da natureza e pregam a compreensão entre os povos.  O homem simplesmente distorce e conduz tudo a $eu bel prazer.Aqui no Brasil temos um exemplo evidente disso: Longe de suas terras, judeus e muçulmanos convivem pacificamente e até congratulam-se. Viva a tolerância! Viva a compreensão! Viva a união pelo bem comum! Viva a unidade pela vida! Viva a consciência!  Abaixo a manipulação orquestrada pelos e$pertalhões das igrejas  em cumplicidade e parceria com os atuais governantes do mundo!http://www.redeclipex.com.br/painel/p_exibenoticia.php?idpainel=1687&idnoticia=2383Abraços pacifistas

Egypcyo
    Membro

Olá amigos, parabéns pelo excelente nível do tópico…"Não percebem que é somente uma ferramenta de poder?" - BrasilEssa fala recebe minha assinatura...Aliás, prazer "revê-lo" caro Brasil... estou de volta.A respeito das "Cruzadas", abri um tópico com este assunto. Quem se interessar...Sobre esta discussão, gostaria de dizer que acreditar ou não em Deus pode fazer mal sim. Isso depende do contexto desse "acreditar".Os católicos acreditam há séculos e milhões pagaram com vida por isso.  ;) ??!!Partilho a idéia de que o fanatismo é prejudicial sim! E que esquecendo esse medo de condenação da alma e prejuízo eterno o homem passaria a cuidar de sua felicidade aqui, aliás, parece ser mais real esse pensamento.Mas o "respeito" é palavra essencial nessas horas, afinal, nem todos os religiosos têm culpa de serem alienados...Abraço a todos!

Olá a todos…

Concordo com você, mas continuo a achar que não é o termo "religiões" que se deve usar mas sim "igrejas"UnVolt, religião é um conjunto de crenças, uma fé. Igreja é um conjunto de devotos que trabalham e conspiram em nome desse conjunto de crenças.

Z, uma das definições de religião é "ordem ou congregação religiosa". Este termo está quase sempre ligado a organização religiosa, que por sua vez nem sempre está ligada a igreja, já que igreja tem uma conotação de simples "edifício" onde determinada organização religiosa se reúne.Deste modo, a fé não é a religião, mas está contida nela, pois como eu disse "religião" tende a implicar em "organização".Bem, então deixando mais clara minha opinião, eu me oponho às tais "organizações religiosas" (fundamentalistas ou não), e não a um conjunto de crenças, ou, fé.

Absolutamente todas as religiões pregam o amor entre os humanos, exaltam a beleza, a importância e a “santidade”da natureza e pregam a compreensão entre os povos.  O homem simplesmente distorce e conduz tudo a $eu bel prazer.

Brasil, absolutamente TODAS as religiões foram não só distorcidas, mas também criadas pelo homem. Todas elas são baseadas nas mentiras de alguns crápulas que se julgam bons o suficiente para que Deus revele exclusivamente a eles as "verdades" que, em tese, interessariam a toda a humanidade. Por que Deus faria isto? Ele nunca ouviu a historinha do telefone sem fio? É ÓBVIO que Deus não encarregaria meia dúzia de seres imperfeitos (por mais brilhantes que sejam) de levar Sua mensagem a todos os Homens. Se Deus quisesse que todos soubéssem os tais "mistérios" do Universo Ele nos revelaria diretamente, e o que posso concluir disso é que qualquer sistema religioso é, no mínimo, mentiroso.

Aqui no Brasil temos um exemplo evidente disso: Longe de suas terras, judeus e muçulmanos convivem pacificamente e até congratulam-se. Viva a tolerância! Viva a compreensão! Viva a união pelo bem comum! Viva a unidade pela vida! Viva a consciência!  Abaixo a manipulação orquestrada pelos e$pertalhões das igrejas  em cumplicidade e parceria com os atuais governantes do mundo!

Quanto a esta questão, penso que ela demandaria um novo tópico, mas o que posso lhes dizer é que a disputa entre judeus e árabes é devida mais à disputa pelas terras que são consideradas sagradas por ambos. É claro que a religião está presente, mas não é um fator decisivo.

Mas o "respeito" é palavra essencial nessas horas, afinal, nem todos os religiosos têm culpa de serem alienados...

Amém. ;DAbraços a todos, e até mais. sml99.gif

Brasil
    Membro

absolutamente TODAS as religiões foram não só distorcidas, mas também criadas pelo homem.

Olá unVoltComo vc disse, foram distorcidas e é partindo daí que tentarei explicar minhas posições quanto a este assunto.A religião ou as religiões surgiram do que?  De um momento de CONSCIENCIA.O que foi feito durante o passar de séculos e séculos foi simplesmente a di$torção a que vc se referiu e tudo o que sabemos que foi feito e também o que nem sabemos...A safadeza e ganância que vemos nessas igrejas de salãozinho alugado da Universal R. D., se dão e se deram nas esferas mais altas das representações de TODAS as igrejas.Se lermos qualquer livro “sagrado”, NÃO encontraremos nada que diga para se fazer o que foi e é feito, concorda?  Quando os “eclesiásticos” dão sua interpretação ao que entendem dos seus respectivos livros “sagrados”, eles obviamente “pintam” o que bem entendem e afa$tam-se do que diz, suas consciências.Quando vemos barbaridades ou safadezas cometidas em nome de religiões, não podemos esquecer que elas foram distorcidas, pois nasceram de momentos de clara consciência de várias pessoas, de vários povos.Se você pegar a Bíblia, ou o Alcorão, ou a Tora, etc. e resolver interpretar o que dizem esses escritos, sem a interferência de ninguém, com certeza vc estará fazendo uma boa leitura que simplesmente chama à reflexão, só isso. Agora isso nas mãos de pilantras e somando-se ao fanatismo, interesses e ignorância de alguns, dá péssimos resultados, isso é fato. Deus manifesta-se SEMPRE através de nossas consciências.Abraços

Brasil
    Membro

Sobre esta discussão, gostaria de dizer que acreditar ou não em Deus pode fazer mal sim. Isso depende do contexto desse "acreditar".

Olá EgypcyoBem, acreditar em Deus é acreditar em Deus... nada mais. Esse é o contexto! Agora, dar ouvidos a “representantes” de todos os tipos e objetivos traçados previamente, é outra coisa e tem outro nome, chama-se idiotice.Abraços

Olá Brasil,

Se você pegar a Bíblia, ou o Alcorão, ou a Tora, etc. e resolver interpretar o que dizem esses escritos, sem a interferência de ninguém, com certeza vc estará fazendo uma boa leitura que simplesmente chama à reflexão, só isso. Agora isso nas mãos de pilantras e somando-se ao fanatismo, interesses e ignorância de alguns, dá péssimos resultados, isso é fato.

Bem, então acho que não estamos lendo a mesma Bíblia..hehehe...A que eu conheço é aquela em que Deus ordena sacrifícios, ordena a construção de templos, institui sacerdotes que devem receber os impostos, que tem o direito de condenar à morte qualquer um que "profane" o sábado ou use roupas de dois tecidos diferentes, entre outras sem número de absurdidades. Mesmo no NT vemos um casal ser fulminado pelo bondoso Deus devido ao fato de não terem doado ao primeiro Papa, Pedro, discípulo de Cristo, todo o dinheiro da venda de sua casa.Argumente-se o que quiser - que foi "pecado contra o Espírito Santo", o escambau. Pra mim isto não passa de um bando de pilantras tentando amedrontar um bando de ignorantes para poderem receber a maior quantia possível de "doações".Quanto ao Alcorão, tudo que lhe digo é que Maomé foi aquele pedófilo que, depois de ter redigido o que o Anjo Gabriel revelou-lhe com exclusividade num momento de clara consciência, fez inúmeras guerras para impor à força sua doutrina. É claro que ele tornar-se o governador mais poderoso da Arábia foi pura sorte, ele jamais desejou isto, afinal ele era um cara de consciência..hehehe...Abraços. sml99.gif

Brasil
    Membro

Deus ordena sacrifícios

Olá unVoltNão sou aquele conhecedor dos textos bíblicos, mas li alguns pedaços há muitos anos e não conhecia isso que vc disse, onde está isso? Pelo que sei a Bíblia prega o amor, a paz e a compreensão.

no NT vemos um casal ser fulminado pelo bondoso Deus devido ao fato de não terem doado ao primeiro Papa, Pedro, discípulo de Cristo, todo o dinheiro da venda de sua casa.

Também não sei sobre isso??? desculpe-me! Onde está isso?

Maomé foi aquele pedófilo

O queeeee??? hehehe vivendo e aprendendo... certeza??Cara isso é sério? Desculpe minha evidente ignorância sobre esses assuntos. Se isso for verdade, retiro o que disse sobre esses escritos!Contudo, penso que é outra coisa e, isso sim é relacionado a Deus e a consciência.Abraços surpresosAté

Egypcyo
    Membro

“Deus ordena sacrifícios…”Há uma passagem na Bíblia em que uma batalha exterminou 500.000 homens. Um número pesado...Isso basicamente foi uma batalha, mas uma batalha em nome de Jeová, não deixa de ser um sacrifício...História de Elias:"E ele se virou, olhou para eles, e os amaldiçoou em nome do Senhor. E então, duas ursas vieram da mata e devoraram quarenta e duas das crianças". :oQuanto "acreditar", generalizando é apenas isso, realmente.Mas a ignorância se faz presente nessas horas. E isso é triste.Abraços!

Olá a todos…Brasil, vamo lá: - Deus ordena sacrifícios: Levítico 1:9 - Deus permitindo a escravidão: Êxodo 21:7 e Levítico 25:44 - Deus ordenando a morte de qualquer um que trabalhe no sábado: Êxodo 35:2 - Deus proibindo-nos de usar dois tipos diferentes de tecido na mesma roupa: Levítico 19:19 - O bondoso Deus fulminando Ananias e Safira, que venderam sua casa e doaram todo o dinheiro a Pedro, retendo apenas uma pequena parte: Atos 5

Se isso for verdade, retiro o que disse sobre esses escritos!

Maomé se casou com uma garotinha de 9 anos, Aicha, para "cimentar os laço$ políticos" com o pai dela. E o interessante é que ela foi sua esposa favorita. Dêem uma olhada:http://pt.wikipedia.org/wiki/Aichahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Maom%C3%A9http://oencosto.rv.cnt.br/mulherisla.htmlhttp://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=605

Isso basicamente foi uma batalha, mas uma batalha em nome de Jeová, não deixa de ser um sacrifício...

É, na verdade eu desconsiderei as batalhas, mas se formos ver aquelas em que Deus manda exterminar grávidas, crianças, velhos e etc, dá vontade de pôr fogo na Bíblia... Referências:Números 31:17,18Deuteronômio 2:33,34Deuteronômio 3:6Bem, existem muitas outras, mas com essas já dá pra ter uma noção..hehehe...Quando eu mostro a meu pai essas coisas, ele diz que toda essa gente foi exterminada porque eram idólatras.Se eu argumento que essas pessoas não tiveram a oportunidade de conhecer a religião dos judeus porque Deus havia se revelado somente a Israel, ele diz, simplesmente, que não interessa.Se eu argumento que pelo menos as crianças não deveriam ser mortas, já que éram inocentes, ele diz que deste modo Deus está prevenindo que elas venham a pecar.Aí eu desisto, e ele acha que me provou por "A+B" que a Bíblia é perfeita..hehehe... :(Abraços a todos. sml99.gif

Brasil
    Membro

Olá amigosOlá unVoltObrigado, e desculpe-me dar-lhe trabalho de procurar essas coisas...Realmente, um “Livro Sagrado” que diz que Deus faz essas coisas, só pode ter sido escrito por algum fanático mal intencionado. Hehehe quando criança  aprendi que a Bíblia era uma “grande e sábia mensagem”, porém hehehe, nunca me dei o trabalho de lê-la com profundidade, somente algumas passagens indicadas por uns ou outros...Realmente, não gosto de discutir esses assuntos, alem de não entender nada, ainda corro o risco de ser mal compreendido, pois esse detalhe não muda em nada meu raciocínio sobre Deus. Contudo, muda em muito a minha opinião sobre os livros sagrados, obrigado!

Quanto "acreditar", generalizando é apenas isso, realmente.Mas a ignorância se faz presente nessas horas. E isso é triste.

Olá EgypcyoNa verdade o que eu erroneamente acreditei, é que, quem tivesse escrito os livros ditos “sagrados” o tivessem feito com consciência, isto é, não imaginei que os livros dissessem isso, e pensava que toda essa distorção que vemos hoje e durante toda a história, fosse somente fruto da imaginação dos homens, ou seja, interpretações erradas, $empre com má intenção. Sou sincero em dizer que não havia lido isso e não tinha o menor conhecimento. Sempre soube que os ditos livros sagrados foram escritos pelos homens, porém não sabia que esses, também eram fanáticos e/ou lunáticos.Eu não generalizei nada, simplesmente me equivoquei, até por falta de interesse nesses assuntos. Nunca baseei  minha crença em Deus, através de qualquer conhecimento obtido em livros Quanto a todo o resto o que eu disse: Consciência, acreditar em Deus, a maneira em que eu acredito que Deus se manifesta, etc, eu continuo a ter o mesmo raciocínio. Sem generalizações! Por favor...

Mas a ignorância se faz presente nessas horas. E isso é triste.

Concordo com vc, nesses assuntos realmente eu sou ignorante por opção, aproveito a ocasião para sugerir que vc exponha um pouco de suas opiniões em assuntos mais relacionados ao nosso dia a dia também... parece-me que vc só conversa sobre RELIGIÃO, algo que está nos livros e, invariavelmente mistura com Deus, algo que NÃO está nos livros.Abraços

Brasil
    Membro

Olá Egypcyo

aproveito a ocasião para sugerir que vc exponha um pouco de suas opiniões em assuntos mais relacionados ao nosso dia a dia também... parece-me que vc só conversa sobre RELIGIÃO

Ou a ignorância se faz presente nessas horas?  ;D Isso é triste...  :D

Obrigado, e desculpe-me dar-lhe trabalho de procurar essas coisas…Realmente, um “Livro Sagrado” que diz que Deus faz essas coisas, só pode ter sido escrito por algum fanático mal intencionado. Hehehe quando criança  aprendi que a Bíblia era uma “grande e sábia mensagem”, porém hehehe, nunca me dei o trabalho de lê-la com profundidade, somente algumas passagens indicadas por uns ou outros...Realmente, não gosto de discutir esses assuntos, alem de não entender nada, ainda corro o risco de ser mal compreendido, pois esse detalhe não muda em nada meu raciocínio sobre Deus. Contudo, muda em muito a minha opinião sobre os livros sagrados, obrigado!

Olá Brasil...hehehe... Esquenta não, eu aprendi a ler em cima da Bíblia, o único trabalho que tive foi confirmar o versículo exato.  :PEu só discordaria de vc quando vc considera religião um assunto de menor importância. A maior parte das pessoas aceita passivamente o que lhes é imposto pelas igrejas, portanto eu acho que a discussão e a análise crítica da Bíblia sejam algo fundamental para a emancipação do Ser Humano.É claro que vc, mesmo sem conhecer os fatos que citei, colocou o bom-senso acima de qualquer dogma, mas infelizmente não é isso que a imensa maioria das pessoas faz.Abraços.

Egypcyo
    Membro

Olá Brasil e Unvolt.Brasil:Continue não se interessando muito pela Bíblia...  ;DEu li rápido seu último post, mas acho que me entendeu errado. Eu não atribui a ignorância a você , mas às pessoas que se apóiam na Bíblia por medo, por interesse ou por qualquer outra situação que esmaga os versículos citados especialmente pelo "Unvolt" (parabéns, aliás);;;E eu não converso só e somento só sobre religião! Mas é um assunto de grande interesse, realmente. O fato de existir uma suposta eternidade é tanto excitante quanto perturbador...Mas podemos conversar sobre as eleições, elas estão chegando... rsrsrs(Só acho que estamos na área errada do Fórum)Abração...

Z
    Membro

Unvolt ainda sobre a definição de igreja, esta não é “simples conotação de edifício” Igreja no dicionário pode dizer edifício e nada mais, mas Igreja segundo a bíblia, é constituída por todos aqueles que crêem que Jesus é o Filho de Deus. O termo também é usado para designar conjuntos de cristãos ou denominações específicas. Por exemplo: “Igreja Luterana”, “Igreja Anglicana”… Mas independentemente dos conceitos, eu percebo a sua opinião e estou de acordo com ela.Pessoal, continuo a não encontrar na bíblia que Deus é a favor dos sacrifícios!Tanto os excertos de Unvolt como de Egypcio não me dão essa interpretação.A bíblia fala de facto dos feitos de poderosos em nome de Deus, mas é o mesmo que falar da Inquisição ou das cruzadas (actos bem depois da escrita da bíblia)Brasil, a tua ideia que tinhas sobre livros sagrados é a minha, não mudes de opinião sem teres lido a bíblia e teres feito a tua própria interpretação.Se um profeta matou homens em nome de Deus, isso não significa que Deus queira isso.Se um profeta amaldicoou pessoas em nome de Deus, isso não significa que Deus queira sacrifícios, essa interprestação é tão dogmática como as interpretações manipuladoras das igrejas.Esses tão sagrados profetas, são tão humanos como os Papas e cardeais que conduziram o mundo à subjugação pela força, da inquisião e das cruzadas. Não é por constarem da bíblia que os identifica como verdadeiros representantes de Deus.A religião ou as religiões surgiram do que?  De um momento de CONSCIENCIA.Deus manifesta-se SEMPRE através de nossas consciências. É isso Brasil..Caros, pelo que vjeo, nós 4 estamos de acordo numa coisa.As pessoas têm direito à religião, mas essa é geralmente manipulada pelas igrejas desde sempre.Concorda-mos ainda que infelizmente, a religião não é um fruto da própria consciência, mas uma criação das ideias instituídas pelas organizações eclesiásticas...Mesmo a minha própria religião, que eu "criei" com minha consciência, não é um fruto totalmente expontâneo, :( mas sim uma criação a partir de todas as ideias que o meu pensamento interpretou ao longo dos tempos. Eu não me resigno às ideias por serem generalizadas, e faço a minha dedução, mas é impossível fugir a 100% às influências. Tão simples como o princípio básico de que é impossível não interferir em algo que estamos estudando.

Olá amigos…

Pessoal, continuo a não encontrar na bíblia que Deus é a favor dos sacrifícios!Tanto os excertos de Unvolt como de Egypcio não me dão essa interpretação.A bíblia fala de facto dos feitos de poderosos em nome de Deus, mas é o mesmo que falar da Inquisição ou das cruzadas (actos bem depois da escrita da bíblia)

Z, TODA a bíblia é baseada na necessidade de sacrifícios. Argumenta-se inclusive que todos aqueles imensos rituais  descritos no Pentateuco sejam apenas uma metáfora para o sacrifício final de Cristo, que seria definitivo.Se interpretarmos a Bíblia literalmente, ela é absurda, e se fizermos uma leitura relativista, ela perde qualquer sentido e utilidade, de modo que eu não vejo muita escapatória.

Se um profeta matou homens em nome de Deus, isso não significa que Deus queira isso.Se um profeta amaldicoou pessoas em nome de Deus, isso não significa que Deus queira sacrifícios, essa interprestação é tão dogmática como as interpretações manipuladoras das igrejas.Esses tão sagrados profetas, são tão humanos como os Papas e cardeais que conduziram o mundo à subjugação pela força, da inquisião e das cruzadas. Não é por constarem da bíblia que os identifica como verdadeiros representantes de Deus.

A bíblia diz claramente que Deus ordena matanças:

1 E FALOU o Senhor a Moisés, dizendo:2 Vinga os filhos de Israel dos midianitas; depois recolhido serás ao teu povo.3 Falou, pois, Moisés ao povo, dizendo: Armem-se alguns de vós para a guerra, e saiam contra os midianitas, para fazerem a vingança do Senhor contra eles.

1 QUANDO o Senhor teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;2 E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas;3 Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;4 Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.5 Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura.6 Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.

Não existe outra interpretação possível, e atribuir estes feitos a Deus (se é que Ele existe) não passa de blasfêmia. O tal Jeová odiava a todos os povos exceto os judeus, e com certeza o ódio não deve ser uma característica divina.Reafirmo: a Bíblia é um livro de notável mau gosto.

A religião ou as religiões surgiram do que?  De um momento de CONSCIENCIA.Deus manifesta-se SEMPRE através de nossas consciências. É isso Brasil..

Por favor me desculpem, não pretendo ser grosseiro, mas com relação às religiões surgirem de "um momento de consciência", é simplesmente ridículo. Vejam este trecho do NT, em que Jesus faz um discurso pouco antes da suposta crucificação:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Ou Cristo era realmente o Filho de Deus, ou ele era um lunático.No primeiro caso temos de admitir que toda a Bíblia está correta, e, consequentemente, todas as outras religiões estão erradas. Assim sendo, todos os muçulmanos, budistas, espíritas, mórmons e etc, por mais limpa que tenham a consciência, irão para o inferno, pois o máximo que fazem é crer que Jesus seja um profeta, e não "o caminho, a verdade e a vida", o Filho de Deus.No segundo caso (que é bem mais provável), nada tenho a comentar.Enquanto procurava o texto de João 14:6, que citei acima, encontrei estas duas curiosas afirmações feitas por Jesus:

Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.

Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou.

hehehe... pérolas de sabedoria! Ele diz algo, e, três capítuloas adiante, diz o oposto!!! Acho que este não foi um momento de muita consciência..rs...Bem, abraços a todos. sml99.gif

Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 44 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.