Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Deus existe!!!
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
08/09/2011 às 19:08 #71072
Deus existe!!!. É uma crença em que me fio em razão e sentimento. Contudo, não olvido que algumas pessoas, pretensamente atéias, afirmem o contrário apresentando como fundamento de sua descrença a impossibilidade de provar a existência de Deus. Deveras, concordo com elas quando asseveram que a presença de Deus não pode ser demonstrada, porém, vou além, para dizer que tampouco sua inexistência é passível de ser comprovada. Soa a um paradoxo, sei disso, cabendo uma melhor explicação. Oras, o fato de Sua existência não ser apta à prova, não significa que Ele não exista simplesmente. É que Deus, como entidade ontologicamente considerada, não é captado pelos sentidos humanos conhecidos, valendo dizer que Ele não se mostra à nossa visão, tato, olfato, paladar e audição. Deus é, portanto, uma entidade extrafísica, pois sua Natureza transcende a matéria sensível que se serve dos cinco sentidos para conhecer o mundo. Mais: o princípio da causalidade, ínsito à razão humana, nos revela que todo efeito é precedido de uma causa que o determina. Sendo assim, o Universo, em toda a sua Beleza , Poder e Harmonia, enquanto efeito, só pode ter por causa algo, um Ser, igualmente Belo, Poderoso e Harmônico, a que comumente denominamos Deus. Por conseguinte, Deus existir é um fato plenamente aceitável, em verdade, necessário, à compreensão por nossa razão, e que melhor explica o funcionamento das coisas. Nesse passo, Deus há de deter em si todas as perfeições de sorte a transmitir aptidões a todas as criaturas, em sua capacidade infinita de criação.
11/09/2011 às 5:33 #88773MonstrinhoMembro1-Deus existe!!!. 2- Por conseguinte, Deus existir é um fato plenamente aceitável, em verdade, necessário, à compreensão por nossa razão, e que melhor explica o funcionamento das coisas. Nesse passo, Deus há de deter em si todas as perfeições de sorte a transmitir aptidões a todas as criaturas, em sua capacidade infinita de criação.
1- É mesmo? ;D 2- Você falou também aí no seu texto dos 5 sentidos. Mas, isso para nós, ocidentais. Para os orientais, a mente ou a razão é um sentido tão limitado quanto os demais, de sorte que não é possível conhecer a Deus através da razão - nenhum homem obteve essa façanha pelo meio da razão, todos sabem disso; é só consultar a história dos santos, que em muitos casos eram homens iletrados e ignorantes do ponto de vista da cultura, mas que chegaram a ter o conhecimento de Deus. Esse conhecimento de Deus foi exposto por alguns mestres como Sri Ramakrishna como a supressão da dualidade, passando a "enxergar" Deus em todas as coisas, incluindo no nosso inimigo, ou num animal perigoso, como uma onça. A esse respeito, nos lembra Swami Vivekananda e os Zen-budistas, que "o tigre também é uma manifestação de Deus (é o próprio Deus), mas nem por isso vamos abraçá-lo". Conhecer a Deus pela razão não é senão construir sistemas de lógica, como o fez Aristóteles, Tomás de Aquino, e todos os demais carolas seguidores dessa tradição, que, constróem um deus à imagem e semelhança da razão. Esse discurso seu é muito bonito e tudo mais, mas, ele é apenas um jogo lógico-retórico, nos moldes da "lei de causa e efeito": "todo efeito tem uma causa. Uma vez que o Universo não se criou a si mesmo, logo, ele foi criado por Deus". A premissa é falsa, logo é falsa também a conclusão. O efeito poderia coincidir com a causa, ou seja, o efeito é a causa. Assim, resolve-se o problema dualístico do mal e a imperfeição na Terra, ou seja, do Deus perfeito lá e nós, Espíritos decaídos e pecadores aqui. A visão monista resolve facilmente esse problema a dizer que tudo e todos são máscaras ou manifestações de Deus, mas que, somente o ser humano, devido à razão, é que constrói um mundo ilusório, a partir da sua razão. As coisas não podem ser senão o que são, logo, quando acreditamos seja no testemunho dos sentidos ou da razão, estamos apenas criando mundos subjetivos que nada tem a ver com a Realidade Objetiva ou Absoluta, Brahman ou Deus. Tampouco as provas da existência de Deus provam alguma coisa. Elas apenas constróem um deus à imagem e semelhança da razão. Invertendo o raciocínio de Descartes, os atributos de Deus, são os atributos da própria razão, que faz abstração do poder de obtenção de todas as perfeições atribuídas a Deus.
23/09/2011 às 14:16 #88774Alfredo BernacchiMembroNUNCA, JAMAIS, alguém apresentou uma única evidência dessa existência. Por isso eu não acredito.Precisamos entender que a mente humana prega muitas peças ao homem. Existe a hipnose, a psicose e a alucinação. Muita gente acha que até já jogou xadrez com o divino, assim como milhares já conheceram as naves alienígenas e foram examinados por ETs. Milagres às toneladas dentre os falsos e os de ordem psicológica. Nenhum amputado curado até hoje. Deus fraquinho se existisse...
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.