Divulgação de cursos e atividades

Início Fóruns Outros Tópicos Divulgação de cursos e atividades

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
  • Autor
    Posts
  • #69983

    Criei esse espaço para quem quiser divulgar cursos e formas de debates ao vivo, para podermos engrossar o caldo da nossa discussão e formação filosófica.

    #76358

    Segue cartaz de curso na Aliança Francesa- SP

    cartaz

    #76359

    Estamos promovendo uma discussão sobre a viabilidade da inserção da FILOSOFIA na “Matriz Curricular” do Ensino Médio – Estado do Paraná.

    É do nosso interesse sabermos como os demais estados estão tratando desta questão.
    http://www.cifra.pro.br/mail/mail.html

    #76360

    Mensagem enviada por Ana Vieira – [email protected]

    Grupo de estudos Nietzsche e a questão da moral

    Local – Bistrô do Livro
    Rua Barão da Torre, 348 – Ipanema
    Doze encontros, às terças ou quartas de maio, junho e julho
    Horário – de seis e meia às oito e quinze da noite
    Orientação das professoras Ana Vieira, Érica Leonardo e Teresa Moura
    R$ 32,50 por encontro
    Maiores informações e inscrições pelos telefones do Bistrô do Livro (25234842, 22476712 e 22478854) ou pelo e-mail do grupo ([email protected])

    Nosso grupo de estudos tem por principal objetivo analisar a temática na moral a partir da perspectiva do filósofo alemão Nietzsche, tendo como fio condutor sua obra Genealogia da Moral.
    Pretendemos fornecer inicialmente algumas informações relevantes sobre sua vida e obra e recorrer a comentadores ao longo de nosso debate, a fim de clarificar conceitos e questões. Portanto, não se trata de aulas ou palestras, assim como não é necessário conhecimento prévio do assunto abordado. Damos a opção de dois dias da semana (terças e quartas) e o Bistrô do Livro dará desconto na compra de livros aos parti

    #76361
    admin
    Membro

    Lançamento

    Licenciado em Teologia, Faculdade Santa Ursula, tendo estudado também no seminário da Arquidiocese do Rio de Janeiro e no Instituto Metodista Bennett.
    Estudou Filosofia no Seminário da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
    Licenciou-se em Filosofia pelo Instituto Metodista Bennett e atualmente cursa mestrado em Filosofia na UFRJ, sob orientação do Drº Gilvan Fogel.

    Evento – Lançamento do Livro A Mãe das Verdades de Alexandre Marques Cabral

    Dia 10/03/2004 às 19:00h

    Rua Marques de Abrantes, 55 ? Flamengo – RJ

    Auditório do Instituto Metodista Bennett
    Mesa Redonda às 20:00h com:
    Jonas Resende – Teólogo e Escritor
    Olinto Pegoraro – Filósofo e Professor UERJ
    Nehemias Marien – Teólogo
    Edson Fernando – Teólogo

    Capa do Livro}

    #76362

    Estes livros da W11 traçam o perfil pessoal e político das gerações que cruzaram os duros tempos da ditadura.

    UNIVERSO BALDIO / Nei Duclós

    Conflito permanente é a matéria-prima de um livro que aposta na memória e na invenção para traçar o perfil do seu tempo.

    No seu romance de estréia, o poeta e jornalista transforma em literatura a experiência de um país em guerra, focando a exclusão existencial e política da cidadania brasileira.

    O livro – Um grupo de amigos, pressionados pelo desemprego, divide um teto em frente à praia de Itaguaçu, Florianópolis, em plena ditadura. O fim da juventude resulta na diáspora, embalada pelos desencontros. Vinte anos mais tarde, um dos sobreviventes é convidado por uma assombração a largar tudo, para resgatar sua integridade perdida. O resultado é o perfil de um tempo de mudanças profundas, que procura fazer justiça por meio da palavra.

    História do livro – A ação permanente de um país em guerra é o insumo para o jornalista e poeta Nei Duclós definir sua literatura entre a indignação e o bom-humor. O livro divide-se em duas partes separadas no tempo por 22 anos, mas unidas em sua essência. A primeira, escrita em 1981, é ambientada na Florianópolis do início dos anos 70. A segunda é a São Paulo de 2003 que se mistura a fundas memórias da infância estocadas no pampa. Ambas abordam a ação de personagens condenados à invisibilidade, mas que lutam para sair do sufoco.

    O que se diz – “A frase é sempre boa, as descrições precisas, a narrativa um tanto sincopada, sobretudo no Primeiro tempo, ainda que passe eficientemente ao leitor o quadro de contestação à repressão e seus desdobramentos. No Segundo tempo, emerge o espectro do caudilho Honório de Lemos, voluntarioso, portador de uma linguagem dura e saborosa, um homem da terra (do Sul), e a ficção acontece. Desconfio, meu caro Nei, que o teu romance comece no segundo tempo.”

    Raduan Nassar, em carta ao Autor

    O autor – Nei Duclós nasceu em Uruguaiana, RS, em 1948. Publicou três livros de poesia – “Outubro”, 1978; “No meio da rua”, 1980 e “No mar, veremos”, 2001. É jornalista profissional desde 1970 e trabalhou em alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. É formado em História pela USP.

    site do autor: http://www.consciencia.org/neiduclos

    blog: http://www.outubro.blogspot.com

    Ficha técnica

    Título: Universo Baldio

    Autor: Nei Duclós

    Gênero: Romance

    Editora: Francis

    Capa: Vera Rosenthal/Estúdio W11

    Número de páginas: 192

    Formato: 14×21

    Preço: R$ 29,50

    ISBN: 85-89362-32-9

    Divulgação Luciana Félix

    Tel.: (11) 3812-3812 / 3815-4956

    E-mail: [email protected]

    }}

    #76363

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI – UFSJ

    COORDENADORIA DE FILOSOFIA – COFIL

    VII SEMANA DE FILOSOFIA:

    FILOSOFIA DA EXISTÊNCIA E FENOMENOLOGIA

    Objetivos

    • Avaliar o legado das chamadas filosofias da existência e fenomenologias.

    • Estabelecer um intercâmbio entre os estudantes e os professores no aprofundamento das questões teóricas das filosofias da existência e fenomenologia.

    • Apresentar e divulgar pesquisas referentes às Filosofias da Existência e Fenomenologia.

    Data do Evento

    Entre os dias 18 a 22 de outubro de 2004.

    Local

    Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ

    Campus D. Bosco.

    Coordenadoria de Filosofia – COFIL

    Praça D. Helvécio, 74 – Fábricas – 36. 301-160 – São João del-Rei, MG

    (32) 3379 2475

    E-mail: [email protected]

    URL: http://anu.ufsj.edu.br/Pagina/semanafilosofia/

    #76364

    Estará acontecendo inúmeros Congressos Regionais de Educação para o Pensar e Educação Sexual.
    Em Julho (20 a 23) em Florianópolis/SC.
    Em Agosto (26 e 27) em Brasilia/DF
    Em Setembro (4 e 5) em Curitiba/PR e Rio das Ostras/RJ (18)
    Em Outubro em Fortaleza/CE em São Luis/MA e em Manaus/AM
    Em Novembro em Barra Mansa/RJ.
    Maiores informações pelo e-mail [email protected] ou viste nosso site http://www.centro-filos.org.br

    #76365

    Simpósio Fonteiras da Consciência

    O Simpósio Fronteiras da Consciência reunirá personalidades de âmbito internacional, renomados conhecedores dos múltiplos aspectos da consciência, desde a neurociência até a espiritualidade.
    Será uma oportunidade para ampliar o conceito de consciência, analisando sua dimensão integral e sistêmica. O Simpósio será uma oportunidade para ampliar o conceito de consciência. No cérebro e além do cérebro.

    DIA 09:

    9 às 10:30 – CONSCIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE – Leonardo Boff – RJ
    Doutor em Teologia e Filosofia pela Universidade de Munique-Alemanha. É doutor honoris causa em Política pela Universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela Universidade de Lund (Suiça). Prêmio Nobel alternativo em Estocolmo em 2001 (Right Livelihood Award). Autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Filosofia, Antropologia e Mística.

    11 às 12:30 – CONSCIÊNCIA HOLOINFORMACIONAL – Francisco Di Biase – RJ
    Neurologista, neurocirurgião, pesquisador da consciência e escritor, com especialização e pós-graduação nos serviços do Dr. Paulo Niemeyer e PUC-RJ. Único Grand PhD. da América do Sul e primeiro brasileiro a receber a Medalha de Ciência e Paz Albert Schweitzer. Autor dos livros: O Homem Holístico (Ed. Vozes), Caminhos da Cura (Ed. Vozes) com Mário Sérgio Figueiredo da Rocha e Science and the Primacy of Consciousness (Noetic Press, USA), juntamente com Stanislav Grof, Karl Pribram, Ruppert Sheldrake, Henry Stapp, Richard Amoroso.

    16 às 17:30 – MITO E TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA – Mário Sérgio Figueiredo da Rocha – RJ
    Psicólogo transpessoal, pedagogo e escritor. Autor dos livros: Auto-Ajuda Eficaz (Ed. Vozes), Caminhos da Cura (Ed. Vozes) com Francisco Di Biase e Science and the Primacy of Consciousness (Noetic Press, USA), juntamente com Stanislav Grof, Karl Pribram, Ruppert Sheldrake, Henry Stapp, Richard Amoroso.

    17:30 às 18:00 – Discussão

    DIA 10:

    9 às 10:30 – NÍVEIS LÓGICOS DA CONSCIÊNCIA – Dr. Jairo Mancilha, Diretor do INAp, mestre e doutor em medicina (Ph.D.) pela UFRJ, pós-doutorado em Cardiologia preventiva pela Northwestern University, Chicago, USA, Master Trainer em PNL, Coach Executivo e de Vida; Membro Internacional da American Society of Clinical Hypnosis.

    11 às 12:30 – XAMANISMO E ETNOCONSCIÊNCIA – José Carlos Reyes Ravenna, Xamã, curador de origem ancestral, dramaturgo-escritor, Mestre em Neuro-Espiritualidade, Master e Trainer em PNL.

    14 às 15:30 – CONSCIÊNCIA E INCONSCIENTE – Luiz Alberto Py – RJ
    Psiquiatra, psicanalista graduado pelo Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. MFCC (Marriage, Family and Child Councellor) credenciado pelo Board of Behavioral Science Examiners do estado da Califórnia, USA. Autor dos livros: Olhar acima do Horizonte (Ed. Rocco) e co-autor com Dr. Jairo Mancilha do livro O Caminho da Longevidade (Ed. Rocco).

    16 às 17:30 – CONSCIÊNCIA E A ESPIRAL DINÂMICA – Dr. Frederico Porto – MG
    Psiquiatra e Psicoterapeuta; Professor convidado da Fundação Getúlio Vargas; Credenciado pelo National Values Center, organismo especializado na compreensão dos sistemas de valores em indivíduos, organizações e sociedades.

    17:30 às 18:00 – Discussão

    DATA: 9 e 10 de Abril

    LOCAL: Hotel Glória – Rio de Janeiro – Salão Dourado

    INVESTIMENTO: R$300,00 à vista ou 2 x R$160,00 ou 3 x R$110,00

    INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
    (21) 2551-1032
    E-mail: [email protected]

    #76366
    admin
    Membro

    pascal1

    #76367
    admin
    Membro

    pascal2

    #76368

    Nos dias 7 e 8 de junho de 2005 estaremos organizando o VII Colóquio Kant Seção Campinas (Unicamp) cujo tema será “Criticismo e Semântica”.

    O objetivo do encontro será debater as leituras kantianas a partir da “semântica transcendental”. A interpretação iniciada pelo prof. Zeljko Loparic nos anos oitenta e desenvolvida por ele mesmo e outros pesquisadores ao longo destes 23 anos está apresentada numa série de publicações, teses, dissertações, apresentações em eventos e debates que determinaram o próprio rumo dos trabalhos.

    Para uma compreensão da história e estrutura dos problemas que foram se apresentando é necessário começar pelo livro do prof. Loparic (a publicação

    em 2000 com modificações da sua tese de 1982) onde, já no prefácio, busca-se

    localizar Kant entre Heidegger e Carnap. Preocupado por mostrar o traço essencial da sua tese (a lógica transcendental kantiana como semântica a priori) Loparic apresenta suas diferenças com o Professor Alberto Coffa (The

    Semantic Tradition from Kant to Carnap, Cambridge: Cambridge University Press, 1991) e reconstrói aquilo que se entende por semântica (além e aquém

    de Frege) a partir das objeções mais comuns. Este é um ponto de partida importante para não se demorar mais do que o necessário em questões redundantes: de que falamos quando nomeamos a palavra “semântica”?

    Quando Loparic nos apresenta sua leitura de Kant não nos oferece uma reconstrução exegética ou histórica da obra. O tempo do seu texto não é o do

    historiador preocupado com filiações ou o do filólogo absorvido na análise da língua. Loparic se aproxima de Kant levando um problema que só podemos entender quando o colocamos na perspectiva da sua pesquisa.

    Compreender a primeira crítica de Kant como uma teoria da solubilidade dos problemas necessários da razão pura teórica não é algo que possa parecer obvio para um leitor de Marburg, Oxford ou San Diego. Por isso, é necessário enunciar alguns pressupostos. De acordo com Loparic, depois do “colapso do positivismo lógico”, que entendia a ciência a partir de uma axiomática, “uma nova abordagem filosófica geral da ciência deveria ser desenvolvida considerando esta última como uma atividade de solução de problemas”. A leitura de Kant deve ser entendida no interior dessa linha de pesquisa. Com efeito, a tarefa suprema da filosofia transcendental é enunciada por Kant como o problema da possibilidade das proposições sintéticas. Esta abordagem do texto kantiano não só permite entrar no âmbito teórico, constitui também um verdadeiro fio condutor para a interpretação da totalidade do trabalho crítico, isto é, da filosofia transcendental como sistemática. Assim, de acordo com Loparic, a tese básica da primeira crítica deve ser entendida no seu “teorema de solubilidade”, que é formulado do seguinte modo: todas as questões impostas à nossa razão por sua natureza ou são insolúveis, ou é possível para nós oferecer-lhes uma resposta definida.

    Estas “questões” são as proposições sintéticas, e a sua solubilidade ou insolubilidade refere a sua possibilidade ou impossibilidade. A prova do teorema, isto é, a resposta da tarefa kantiana, exige a elaboração de uma semântica. Para que uma questão seja solúvel, quer dizer, para que uma proposição sintética seja possível (de ser dita verdadeira ou falsa) deve cumprir com os seguintes requisitos lógico-semânticos, a saber:

    1. a proposição não pode ser auto-contraditória;

    2. todos seus conceitos não-lógicos tem de poder ser referidos a um domínio de objetos dados ou construídos na sensibilidade;

    3. a sua forma lógica tem de ser satisfazível no domínio de formas sensíveis.

    O primeiro requisito diz respeito ao princípio lógico de não-contradição, entretanto, os dois seguintes dizem respeito a uma teoria da referência e da verdade a priori. Vale dizer que a peculiaridade da leitura lopariciana baseia-se em duas semantic conditions que Kant elabora fundamentalmente nos capítulos do esquematismo e dos princípios do entendimento. A teoria da referência (2) se desenvolve como uma teoria construtivista e a teoria da verdade (3) como uma doutrina dos princípios do entendimento. Deste modo, a semântica a priori seria uma teoria da “interpretabilidade das representações discursivas”. Assim, (2) pode ser entendido como uma teoria do significado dos conceitos no sentido em que a teoria do esquematismo assegura a sua interpretação sensível utilizando dois domínios de entidades, a saber, o domínio dos construtos possíveis na intuição pura e o domínio dos objetos empíricos. É sobre esses dois domínios que é possível sensibilizar, dar significado objetivo (e não meramente lógico) às representações discursivas. No entanto, (3) avança na teoria construtivista da relação das formas das representações discursivas enunciadas nas proposições com as formas intuitivas.

    Esta “semântica kantiana” constitui o núcleo do verdadeiro fundamento de decisão para a resolução de problemas. A razão teórica tem dois tipos de problemas: objetuais e sistêmicos. Os primeiros são relativos a objetos empíricos ou matemáticos. Os problemas sobre objetos da experiência surgem e são resolvidos no âmbito da percepção. Os problemas sobre objetos matemáticos dizem sobre as suas propriedades extensionais e intensionais. Os

    problemas sistêmicos são problemas necessários da razão pura e surgem do postulado que nos exige “encontrar, para o conhecimento condicionado obtido pelo entendimento, o incondicionado pelo qual sua unidade é levada a completar-se” (CRP B364). Da interpretação desse postulado como proposição sintética surgem problemas insolúveis, próprios da metafísica dogmática.

    Entretanto, da interpretação do mesmo postulado como proposição analítica emergem problemas solúveis que nos permitem regular sistemas unificados de explicações e conhecimentos. Esta última interpretação (crítica) do postulado distingue objetos de idéias a partir da semântica anteriormente citada e é aquilo que permite decidir sobre seus problemas. Muitas são as conseqüências teóricas, os desdobramentos e os esclarecimentos que requer a “semântica kantiana”. Alguns deles foram e são tratados pelo próprio Loparic

    em forma de artigos publicados em vários periódicos especializados. Para lembrar os mais destacados podemos citar “The Logical Structure of the First

    Antinomy” (Kant-Studien, vol. LXXXI, n.3, 1990, pp. 280-303) ou “O princípio

    de bivalência e do terceiro excluído em Kant” (Studia Kantiana, vol.2, n.1,

    2000, pp. 105-138). Outros são objeto de pesquisas, dissertações e teses desenvolvidas fundamentalmente na Universidade de Campinas. Os estudos da semântica kantiana se desenvolvem também sobre as proposições práticas e as reflexivas e são enriquecidos pelos diferentes debates que ocasionam. Neste sentido, é inevitável lembrar a discussão sobre o “fato da razão” com o Professor Guido Antônio de Almeida cujos resultados parciais foram publicados na revista Analytica vol.4, n.1, 1999. Com todos estes trabalhos já produzidos viemos a constituir o Grupo de pesquisas Criticismo e Semântica.

    A importância dos estudos neste sentido adquiriu dimensões de amplo reconhecimento, mostra disso é que uma das comissões do X congresso Internacional Kant será intitulada Criticismo e Semântica.

    Dando um passo a mais nos trabalhos consideramos pertinente realizar o encontro de 2005 em torno do eixo de leitura acima exposto e os seus desdobramentos.

    O evento contará com os seguintes participantes:

    Terça feira 7 de junho de 2005

    9.00 h. Prof. Dr. Zeljko Loparic (UNICAMP/PUCRS)

    Título: Criticismo e semântica

    10.10 h. Prof. Dr. Guido A. de Almeida (UFRJ)

    Título: (a ser anunciado)

    11.20 h. Prof. Dr. José N. Heck (UFG-CNPq/UCG)

    Título: Razão prática – apenas uma questão de palavras?

    12.30 Intervalo

    14.30 h. Prof. Dr. Joãosinho Beckenkamp (Universidade Federal de Pelotas)

    Título: Conceito e significado – sobre a interpretação semântica de Kant

    15.40 h. Prof. Dr. Vinicius Figueiredo (UFPR)

    Título: De Kant a Carnap

    16.50 h. Prof. Dr. Darlei Dall'Agnol (UFSC/CNPq)

    Título: Seguir regras em Wittgenstein e semântica transcendental

    18.00 h. Prof. Dr. Mario Porta (PUCSP)

    Título: Virada Semântica

    Quarta feira 8 de junho de 2005

    8.30 h. Prof. Dr. Ricardo R. Terra (USP-CEBRAP)

    Título: História universal e direito em Kant (provisório)

    9.40 h. Prof. Dr. Daniel Omar Perez (PUCPR)

    Título: Os significados do conceito de história em Kant

    intervalo

    10.50 hProf. Orlando Bruno Linhares (Universidade Presbiteriana Mackenzie –

    SP) Doutorando UNICAMP

    Título: A gênese das antinomias matemáticas

    13.00 h. Intervalo

    14.30 h. Prof. Agostinho de Freitas Meirelles (UFPa; doutorando UNICAMP)

    Título: Kant semântico: interpretações de Loparic e Hanna

    15.00 h. Prof. Andréa Faggion (doutoranda Unicamp)

    Título: Uma crítica semântica à interpretação de Allison para a validade

    objetiva na crítica da razão pura.

    15.30 h. Prof. Olavo Calábria Pimenta

    Título: A função semântica como elemento essencial do esquematismo kantiano

    16.00 h. Prof. Alexandre Hahn (doutorando Unicamp)

    Título:Regras de aplicação do conceito de fim que é dever na doutrina da

    virtude de Kant

    16.30 h. Prof. Marcos Alberto de Oliveira (UESC)

    TÍTULO: O conceito de natureza humana na metafísica kantiana dos costumes

    Na data também se realizará a reunião da Sociedade Kant Seção Campinas

    Att.,

    Daniel Omar Perez

    Mestrado em Filosofia

    HYPERLINK”http://www.pucpr.br/mestrado.filosofiahttp://www.pucpr.br/mestrado.filosofia

    Sociedade Kant Seção Campinas

    http://www.cle.unicamp.br/kant_campinashttp://www.cle.unicamp.br/kant_campinas

    #76369

    Urgências Conceituais

    O Atelier Paulista promove a partir de agosto de 2005 o curso “Urgências Conceituais”, ministrado pelo professor, filósofo e ensaísta Peter Pál Pelbart.

    Inspirado pelo DVD “Abecedário de Deleuze” em que o filósofo Gilles Deleuze explora temas propostos pela entrevistadora Claire Parnet segundo a ordem alfabética (Animal, Bebida, Cultura, Desejo…), e a partir das urgências conceituais do grupo de estudos do Atelier Paulista, foi concebido “Abecedário”, um conjunto de encontros nos quais serão explorados conceitos escolhidos, tais como:

    – C – Corpo-sem-órgãos;
    – D – Diferença;
    – E – Ética;
    – F – Forma;
    – H – Hábito;
    – I – Imanência;
    – L – Loucura;
    – S – Subjetividade;
    e outros que ainda surgirão, sempre no âmbito da filosofia de Nietzsche, Deleuze, Espinosa e Foucault..

    Peter Pál Pelbart é filósofo e ensaísta. Publicou, entre outros, O tempo não-reconciliado (Perspectiva), A vertigem por um fio (Iluminuras) e Vida capital, ensaios de biopolítica (Iluminuras). Principal tradutor das obras de Deleuze, leciona no Departamento de Filosofia e no curso de Pós-Graduação de Psicologia Clínica da PUC-SP, e coordena a Cia. Teatral Ueinzz.

    Informações:
    – Duração: 16 aulas de 2 horas cada.
    – Horário: 2as. feiras das 20hs às 22hs.
    – Início: dia 08 de agosto de 2005.
    – Término: dia 28 de novembro de 2005.
    – Vagas limitadas: 30 vagas. Confirmar a sua vaga.

    Formas únicas de pagamento:
    – À vista R$ 640, 00 ou 4 parcelas de R$190,00 (R$760).

    Atelier Paulista
    Rua Amália de Noronha, 301.
    próximo ao metro Sumaré em São Paulo.
    (11) 3082-9217 e (11) 3082-7436
    [email protected]
    }

    #76370
    ITESA
    Membro

    OBJETIVOFormar Especialistas em Estética, com pleno domínio dos métodos e procedimentos destinados à promoção, manutenção e recuperação da saúde da face e corpo. Promovendo a valorização da auto-imagem, a melhoria da qualidade de vida e da saúde integral.DISCIPLINASAnatomia e FisiopatologiaImunologia CutâneaMicrobiologiaBioquímica da BelezaDermatologiaCosmetologia Aplicada em Procedimentos EstéticosEstética FacialEstética CorporalReflexologiaProcedimentos Estéticos em Pré/Pós - Cirurgias PlásticasProcedimentos Estéticos no Acompanhamento à GestanteEletroterapiaMarketing e EmpreendedorismoAromaterapia e FitoterapiaProcedimentos Estéticos em Pós-Cirurgias OdontológicasMetodologia CientíficaDidática do Ensino Superior Carga Horária total de 460h

    #76371

    [img]http://

    [/img]http://www.cec-educacional.com.brCom o objetivo de contribuir com a capacitação dos profissionais (Educadores Físicos, Nutricionistas, Desportistas em geral) do município de Campinas/ SP e demais regiões, o CENTRO EDUCACIONAL CESQUIN apresenta os cursos de Nutrição Esportiva e Primeiros Socorros.cecnutripsmaio.jpg

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.