Parece ser uma explicação do papel da filosofia, bem ao modo de um manual para adolescentes.
Vale lembrar na primeira frase a alegoria da caverna de Platão, quando o filósofo, ao descer da contemplação das idéias novamente para a caverna, para alertas seus iguais, é então apedrejado, como a morte de Sócrates, e mesmo no filme Matrix, quando é dito que muitas pessoas preferem viver na Matrix.
Sobre a segunda frase, é necessário lembrar que a filosofia nasce do ócio, ou seja, quando as condições primárias, materiais da vida já estão asseguradas e então o homem pode deixar de se envolver com o mundo para passar a investigá-lo.
O terceiro problema também é algo tratato, lembremos da questão das Meditações que aparecem em Descartes, quando o filósofo se retira do mundo em uma viagem a si afim de rever todos os seus conceitos, frágeis e incertos.
É dito também que a filosofia desenvolver o espírito crítico, persegue, assevera e investiga, não aceitando pensar pelo senso comum, pelo pré-conceito ou por algum interesse que não seja o do objeto da investigação em si.
A filosofia ajuda o homem a legitimar e ocupar seu lugar no universo, sem se submeter a outras forças, sem ocupar o papel de servo.
Leia o texto abaixo para uma melhor explanação, é a introdução do livro Convite a Filosofia da Marilena Chaui
http://geocities.yahoo.com.br/mcrost02/convite_a_filosofia_01.htm