Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Nietzsche › Dúvidas a respeito dos termos usados nos livros nitzscheanos
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
24/09/2004 às 1:27 #70176Miguel (admin)Mestre
Olá. Gostaria que me esclarecessem qual o valor semântico das palavras a seguir que encontrei nos livros de Nietzsche porém não encontrei relação racional com as explicações nos dicionários:
Em que significado este termo amplamente utilizado tem: “devir” ?O que o termo “metafísica” quer dizer necessariamente para Nietzsche?
Nietzsche, sendo descrente no mundo espiritual, o que quer dizer com a crença no “eterno retorno das coisas” ?
Qual a explicação adequada para o termo “idealismo” tão encontrada em seus livros?
Doravante agradeço.
25/09/2004 às 23:03 #79411Miguel (admin)MestreOlá Raphael,
No caso dos textos dos fílósofos, os dicionários tradicionais ajudam pouco, a saída é buscar um dicionário de filosofia mesmo. Tentarei traçar um resumo aqui:
DEVIR – Galicismo que traduz o termo grego “gígnesthai”, com o significado de “chegar a ser”. No uso desse termo há uma referência direta à filosofia de Heráclito, que expressava a idéia de uma realidade constituida pela mudança contínua de todas as coisas – “o Ser não é nada mais do que um devir”, ou, “todas as coisas fluem”. O sentido seria alguma coisa assim: por trás da aparencia de estabilidade que ostenta a realidade, há, na verdade, uma realidade oculta que é a contínua mudança de todas as coisas, um eterno fluxo circular de nascimento-morte-renascimento, e é essa eterna mudança a única coisa que garante um grau de harmonia e racionalidade à realidade.
METAFISICA – esse termo tem uma longa tradição na filosofia e é cheio de significados, mas, no caso de Nietzsche, pode-se dizer que tem significado pejorativo. Poderíamos resumir assim: metafisica é “aquilo que está além da física”, então, expressa a idéia de uma verdade absoluta para além da aparência de mudança que uma observação descuidada iria encontrar na realidade. A metafísica está relacionada, em Nietzche, com a idéia oposta àquela da filosofia de Heráclito: a metafísica representa a idéia da existência de uma verdade maior não susceptível a mudanças. A metafísica está, portanto, em Nietzsche, relacionada com a filososia de Parmênides, e posteriormente com a filosofia de Platão, e com a maior parte dos filósofos que vieram depois. PS: mas cuidado, lembre-se do que eu disse antes, esse termo tem mais de um significado e pode mudar de filósofo para filósofo, por exemplo, para Heidegger, a filosofia de Nietzsche é outro tipo de metafísica.
ETERNO RETORNO – idéia relacionada com o devir, aplicada na história. A grosso modo: em um tempo infinito, o número de combinações de possibilidades será esgotado e tudo terá que, de uma forma ou de outra, começar a se repetir. Não há passado e futuro, o tempo é circular, e o mundo não caminha para nenhuma verdade final melhor do que essa atual.
IDEALISMO – outro termo de significado rico que, em Nietzsche, tem sentido pejorativo, já que estaria relacionado com a metafísica. O idealismo seria a corrente oposta a todo tipo de empirismo, de materialismo, e de realismo. É a corrente que afirma que a verdade é melhor expressa como idéia, a realidade é pensamento, o ser é idéia. Está ligado principalmente com as filosofias de Platão, Kant e Hegel.
Espero ter ajudado.
26/09/2004 às 16:51 #79412Miguel (admin)MestreCorreção:
Associar Platão com o idealismo é uma extensão inadequada do termo, já que Platão pode ser melhor associado como um tipo diferente de realismo. Em sua filosofia as Idéias são dotadas de realidade própria; aliás, a “Idéia”, em Platão, é o que há de mais real, o resto são como que sombras.
02/10/2004 às 0:05 #79413Miguel (admin)MestreCaro Pilgrim, estou satisfeito e muito grato por sua resposta.
Obrigado :}.
10/05/2005 às 8:25 #79414Miguel (admin)MestrePilgrim, só para constar em futura referência:
Essa é uma boa discussão, que está esboçada no seguinte link do fórum:
http://www.consciencia.org/forum/messages/3/35.html?1096424337
14/06/2005 às 21:10 #79415Miguel (admin)MestreGostaria de saber mais sobre o que é o niilismo.
As definições que conheço “vontade do nada” ou “doença inventada pela moral escrava para a sociedade” atendem, mesmo assim gostaria que algum de vocês ilustrassem isso com exemplos ou outras definições que desconheço
Obrigado -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.