Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Nietzsche › ecce homo
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
12/04/2010 às 7:10 #70961vitinhokMembro
Ecce homo é um dos ultimos livros escritos por nietzche antes dele perder a razão.Alguém percebe uma escrita diferente , uma diferença gritante com outros livros dele? Ao analisar crepusculo dos idolos por exemplo percebo uma linha de raciocinio, uma clareza de pensamento.Em Ecce homo , percebo um narcisismo , um ego inflamado .A impressão que eu tenho é que o livro está mais para um monologo entre nietzche e seu ego gigantesco.Capitulos como : por que escrevo livros tao bons, ou pq sou tão inteligente justificam minha argumentação.Além disso vejo uma leitura chata de se fazer.Li até metade com muito esforço.Talvez pelo fato de ecce homo ser um dos primeiros livros que eu leio dele, isso influenciou muito.Vou deixar essa leitura por último ,quando ler quase todas as obras dele e entender bem suas idéias.Alguém percebeu isso neste livro?E além disso,será que pelo fato de ser um livro escrito pouco antes dele perder a razão, seus pensamentos já estariam confusos? sua inteligencia estaria deteriorando até a perda da razão ou será que a perda da razão foi algo súbito? alguem tem informações a respeito?Obrigado
12/04/2010 às 12:54 #87774Oliveira, D…MembroEcce homo é um dos ultimos livros escritos por nietzche antes dele perder a razão.Alguém percebe uma escrita diferente , uma diferença gritante com outros livros dele? Ao analisar crepusculo dos idolos por exemplo percebo uma linha de raciocinio, uma clareza de pensamento.Em Ecce homo , percebo um narcisismo , um ego inflamado .A impressão que eu tenho é que o livro está mais para um monologo entre nietzche e seu ego gigantesco.Capitulos como : por que escrevo livros tao bons, ou pq sou tão inteligente justificam minha argumentação.Além disso vejo uma leitura chata de se fazer.Li até metade com muito esforço.Talvez pelo fato de ecce homo ser um dos primeiros livros que eu leio dele, isso influenciou muito.Vou deixar essa leitura por último ,quando ler quase todas as obras dele e entender bem suas idéias.Alguém percebeu isso neste livro?E além disso,será que pelo fato de ser um livro escrito pouco antes dele perder a razão, seus pensamentos já estariam confusos? sua inteligencia estaria deteriorando até a perda da razão ou será que a perda da razão foi algo súbito? alguem tem informações a respeito?Obrigado
Prezado, espero contribuir com suas indagações.Não sei se percebeu, mas em “ECCE HOMO”, Nietzsche, faz quase que um apanhado geral de toda sua obra, ou melhor, de toda sua vida em um momento que aponta para uma estafa, dada a doença que lhe acompanha de longa data e sua solidão, o que lhe impõe constantes viagens em busca de clima mais ameno, o que encontra, se não estou enganado na Itália. Assim, nessa obra, que acho muito boa, permanece discutindo consigo. Em relação à certa egolatria, narcisismo, esses são características de seus pensamentos e escrita, várias são as obras que assim se apresenta ou se mostra, ainda que de forma humana, “demasiadamente humana”. Vide “A Gaia Ciência”. A questão de “ECCE HOMO” ter uma leitura chata é um tanto quanto subjetivo, talvez a sua expectativa tenha sido maior, no entanto, o conteúdo do texto traz diversos aforismas que precisam ser considerados em sua grandeza, sobretudo, nas “As extemporâneas”. Chato é um texto cujo título é “Como filosofar com um martelo”. Achei de difícil compreensão, o que também tem lá sua subjetividade.Se me permitir, sugiro que caminhe até o final da obra, pois, provavelmente retomará sua leitura por completo em outra ocasião, o que poderá confrontar você em um primeiro contato e depois um pouco mais maduro (após contato mais intenso com a obra) e, inicie por “Assim Falou Zaratustra” e em seguida, “Humano, Demasiado Humano – Um livro para espíritos livres”.Há uma coleção “Os Pensadores” da Nova Cultural, que você encontrará em qualquer sebo, pode ver inclusive no estante virtual (www.estantevirtual.com.br) muito rica do ponto de vista do conteúdo.Espero ter trazido alguns elementos que lhe auxilie nessa empreitada, sem qualquer pretensão de me apresentar com profundo conhecedor de Nietzsche, pois, não o sou, embora tenha contato quase que diário com ele, por isso, me coloquei em condições de alguma maneira poder fazer parte desse seu início, que traz consigo um caminho sem volta. Prepare-se para diversas desconstruções. Att
04/07/2011 às 18:10 #87775RubineroMembroEcce Homo é humor, nem tudo para ser levado a sério. Ele preferia ser tomado como um sátiro. E, como ele era contra o humildade, a arrogância do livro faz sentido.
17/08/2012 às 17:50 #87776Joacir Dal SottoMembroESSE LIVRO FAZ PARTE DO QUE SURGIU DE RARO NO MUNDO DA FILOSOFIA, FOI EXPRESSA UMA IDEIA QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE ABSOLUTISMO, MAS É A PERMANENCIA DO ETERNO RETORNO.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.