Est´tica da degradação dos valores humanos

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Estética e Filosofia da Arte Est´tica da degradação dos valores humanos

• Este tópico está vazio.
Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor

está na moda hoje um trabalho de mídia que visa uma aproximação do telespectador com um objeto pela via estética. A grande questão é se esse processo que, ao utilizar-se da ideologia estética, não provoca alienação nas pessoas.}}

Alienação em que sentido? De fazer acreditar que desce redondo o que é quadrado? (Não sei se entendeu a metáfora…)

Brasil
    Membro

Olá MiletoNão sei se o Itamar entendeu a metáfora, eu entendi e acho que quando a mídia se utiliza de uma linguagem ou de preconceitos estéticos nos comerciais como o da cerveja, ela não chega a agredir, nem a trazer problemas, mas quando a mídia tenta agressivamente ditar padrões e costumes ridículos diretamente ao público infantil e jovem, entendo que seja uma prática nociva, pois há que se ter limites.As crianças gordas, além de enfrentar problemas que vão desde hipertensão, passando por colesterol alto, e muitas vezes terminando com obesidade mórbida, também são vítimas de um preconceito simplesmente ridículo, são tratadas à parte.Outras crianças resolvem usar adereços transpassantes pelo corpo. (piercing)E outras também correm o risco de admirar comportamentos de desvios ou transvios sexuais.Isso quem faz é o conceito que se cria e se tira, principalmente com bases na mídia. É o que eu acho.

Na ilha dos amarelos um verde tomou o poder e determinou por lei que todos teriam que se pintar de verde. Mesmo com a morte do rei verde a cor verde tornou-se a cor da maioria e ninguém contestava mais seu uso. É o que acontece quando não se tem um valor determinado por Deus. Fatores estranhos determinam o certo e o errado. No caso em questão o poder persuasivo da estética, da propaganda, da mídia...

Desculpem-me a grosseria mas eu vou entender 'quando não se tem um valor determinado por Deus' como uma inquestionável por qualquer um. Sendo assim é tão fácil construir uma terra perfeita se ninguém questionar nada ou o contrário. Por isso eu ñ consideraria essa hipótese.E voltando ao tema principal. Eu não diria que isso é exatamente nocivo. Diria que é uma exploração de um defeito humano. Por ser um defeito é mais fácil de se deixar levar. Creio que com breves reflexões é fácil de "desbancar" o que a propaganda te vende, contudo, ao que me parece, a massa não funciona exatamente assim...

Na terra que ninguém vai o feijão dá na raiz. É verdade. É mais uma questão que passa pela fé. Quem já experimentou os poderes do mundo vindouro não vai questionar os valores de Deus. Mas isso é uma outra história...

história ou Estória?

Brasil
    Membro

Creio que com breves reflexões é fácil de "desbancar" o que a propaganda te vende...

Que discernimento  tem uma criança de 10 ou 15 anos para " fazer uma breve reflexão"?Será que essas garotas que morreram recentemente de anorexia fizeram uma breve reflexão?.

Z
    Membro

É por aqueles que não têm discernimento próprio capaz, que cabe à isntituições eclesiásticas ou não, a responsabilidade de serem justas nas suas propagandas orientando as pessoas no caminho da verdade. Se o correcto for as instituições serem credebelizadas e apoiadas, elas selo-ão por todos enquanto todos merecerem ser alvo de propagandas cívicas e responsáveis.Isto para dizer que apesar de cada um de nós ter o poder de discernir o falacioso e impingidor do raciocínio livre e idóneo, as propagandas vendidas para manipular multidões serão sempre condenáveis pelo senso comum.Cumps ;)

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.