Início › Fóruns › Sobre o website Consciência › Estética e Pragmatismo
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
08/08/2004 às 17:32 #70158Miguel (admin)Mestre
Miguel,
Não seria interessante apagar os temas onde não tem havido participação desde antes de 2004?
Esteticamente falando, isso eliminaria essa imagem de “cidade fantasma” que o fórum, às vezes, transmite. Por exemplo: eu fiquei um pouco frustrado ao participar do tópico Derrida, pois pensei que ele estava efetivamente ativo, mas, daí, descobri que a moderadora estava ausente e a última participação havia ocorrido em 14 de Fevereiro de 2002!
Será, então, que não seria mais interessante apagar os tópicos abandonados e dar uma chance para os novos participantes iniciarem novos temas onde essa disponibilidade foi interditada?
08/08/2004 às 19:37 #79231Miguel (admin)MestreEu sou um novo participante. E acho que não é o caso de apagar os temas onde não tem havido participação. Mas é o caso do site divulgar mais entre todos os foruns existentes. Ou talvez criar um arquivo dos temas já encerrados, coma todas as discussões havidas, pois temos tenho visto debates muito interessantes, com contribuições idem. E acho que isso não pode se perder.
08/08/2004 às 20:09 #79232Miguel (admin)MestreE como fica o espaço para assuntos novos?
Se os temas antigos fossem realmente interessantes, haveria alguma participação e, mesmo que tornassem a interessar, poderiam ser recolocados no fórum, na medida em que fosse sobrando espaço.
O que passa essa impressão estética de “cidade fantasma” não é a carência de participantes, mas a forma “morta” como se apresentam alguns tópicos…
09/08/2004 às 0:52 #79233Miguel (admin)MestreOla Nomade.
O program de fórum via web tem essa vantagem. Ao contrário das listas de discussão por email, ou do IRC, comporta múltiplas discussões simultâneas.
Mas essas discussões podem ser assíncronas. Em temas mais específicos, é difícil encontrar um interlocutor de imediato. Não há pressa, no entanto. O fórum é como um sistema de carta, de metabolismo mais lento, sem a urgência típica da Internet. Prefio que ande devagar do que fique entulhado de bobagens.
Não vejo, então, motivo, para encerrar as discussões que não digam respeito a assuntos pontuais. Não há problema de espaço. As discussões antigas podem conviver com as novas. Ou uma discussão pode demorar meses para começar, obter resposta. Creio que existe uma opção de pedir notificação por email.
Defendo a web como arquivo, mesmo no site principal, e não essa coisa de blog, de pressa. Defendo a web como acervo, e me esforço para construir um acervo de filosofia em português, nos meus parcos limites.
Esse acervo pode ter mau uso, como se copiar trabalhos prontos ou coisa do gênero. Mas também pode ter bom uso, e é nisso que devemos nos pautar para fazê-lo. Ao invés de uma cidade fantasma, uma imagem mais interessante é o de uma catedral de pensamento, onde existem fractais jogados sobre temas específicos por usuários que um dia passaram. Algo pede resposta desde 2002. Vale a pena responder? Sim… a pessoa pode voltar ou, no mínimo ser útil para uma terceira pessoa.
A pretensão multi-tema do fórum gera esse problema. Temos muitos usuários, mesmo chegamos a formar uma comunidade, mas muitos desistem e não voltam.
Convido todos a voltarem periodicamente e ver se seus tópicos favoritos tem uma boa resposta. E a responder tópicos antigos. Esse interlúdio é mesmo saudável, a pessoa vai aprofundando sua pesquisa, refinando seu ponto de vista.
Eu mesmo, que sou a pessoa por detrás da criação dos tópicos, da instalação e tradução do programa, da inaugaração de mensagens, não participo com tanta frequência quanto gostaria. De tempos em tempos, procuro responder os tópicos sem resposta.
Talvez a Isabel ainda volte. Eu conheço um estudante de filosofia brasileiro, da Universidade de Viena, na Áustria, cuja pesquisa é sobre o filósofo Derrida. O nome dele é Adalberto Mikowz, e ele participou de algumas discussões inaugurais aqui do fórum, como se vê
aqui . O email dele é [email protected] Você pode expor suas dúvidas a ele e convidá-lo a participar do debate via web.Não há problema nenhum, em discussões novas. Diga-me que discussões novas você acha que devem ser criadas, ou aonde o usuário deve ter o direito de criá-las, dentro da proposta geral do fórum.
Eu acho que o fórum esta passando por um bom período, com vários usuários novos e boas discussões, apesar de algumas vezes aparecer pessoas que não corresponde a nossa proposta. Mas isso faz parte.
09/08/2004 às 1:07 #79234Miguel (admin)MestreBem, se você pensa assim, tudo bem…
19/08/2004 às 13:38 #79235Miguel (admin)MestreMas não vai ser por isso que eu vou deixar de tecer minha crítica…
1. Existe o problema estético: o fórum tem aparência de cidade fantasma, devido as mensagem sem participação há mais de ano e seus moderadores inexistentes.
2. Existe o problema funcional: com tantas salas e com tantos tópicos fica difícil se localizar aqui dentro, é cansativo e frustrante ter tanto trabalho. Nunca se sabe exatamente quais as mensagens que foram respondidas.
Taí, é isso que penso e, se discordarem, nem precisam responder, por que isso não está em discussão, é só a manifestação da minha insatisfação que só ira mudar o dia em que o fórum mudar…
03/10/2004 às 16:51 #79236Miguel (admin)MestreTalvez se atualizassem o site quinzenalmente poderia fikr melhor!
03/10/2004 às 20:39 #79237Miguel (admin)MestreCaro Miguel e Nomade.
Insisto: não vejo necessidade de apagar o tema onde não tem havido participação.
Talvez pudesse haver um redimensionamento da seguinte forma: (a) Temas em discussão; (b) Arguivo: (1) Temas com discussões paralizadas desde 2003; (2) Temas com discussões paralizadas desde 2002; (3) Temas com discussões paralizadas desde 2001, etc
Deveveia haver uma busca de temas obrigatório a todo aquele que entra no “site”, oferecendo-lhe duas alternativas: (a) localizar entre os temas existentes; (b) propor a discussão de um novo tema. Com isso, o usuário tem duas alternativas: ou participa das discussões em andamento, ou reativa uma discussão já existente, podendo reativa uma discussão paralizada digamos desde 2001. Ao propor um novo tema, seria comunicado a todos os participantes do Fórum, repetindo até uma terceira vez.
Acho que assim a organizaçã do “site” seria mais racional – não que da forma que está não esteja correta, mas concordo com as dificuldades apontadas por Nomade, muito embora não concorde com a solução por ele sugerida.
Antônio Margarido
06/10/2004 às 17:35 #79238Miguel (admin)MestreMais uma opinião:
Conforme o Miguel deixou claro nas últimas postagens, há uma razão para o site funcionar do modo como é feito hoje, e quem quiser se informar melhor sobre a proposta do site poderia ler essas msgs.
Claro que concordo com a posição do Miguel, é melhor um site com mais conteúdo do que com mais volume. Algumas listas às vezes funcionam com um tipo de atraso, com perguntas pendentes por muito tempo até receberem alguma resposta, outras passam por um período de grande movimentação, intercaladas de períodos de quase paralização (prefiro pensar em fermentação), mas entendo que isso é normal.
Alguns usuários que escreviam bastante antes estão meio sumidos dessas bandas (tb tenho saudade das participações da Isabel), mas tenho esperança de encontrá-los por aqui de novo.
Eu mesmo escrevi muito aqui antes e sumi por um tempo. Houve época em que escrevi mais sobre filosofia política, muitas vezes me interesso por filosofia da religião, já escrevi muito sobre filosofia do conhecimento etc. Essas “fases” talvez estejam relacionadas com estudos ou leituras, mas tb tem relação com o ânimo que novos interlocutores trazem. Noto que de uns tempos para cá participei mais qd o assunto foi Nietzsche, mas já ouve época que dava preferência a Wittgenstein ou a Hegel. Tenho lido mais Heidegger, e talvez isso reflita nas próximas msgs. Tenho um plano para fazer um estudo sobre Foucault e Derrida, então, quem sabe, depois vá participar qd o assunto for esse. O site tem essa característica, é claro que qd acontece de dois ou mais se interessarem por um mesmo assunto o debate fica mais quente, mas as “paradas” tb são interessantes para dar tempo para reflexão ou para mudança, ou aprimoramento, de posição.
Discordo dos que apresentaram essa imagem de “cidade fantasma”, não procede. Sugiro que façam uso dos links para acessos às últimas msgs (últimos 1 | 3 | 7 dias) e assim tomarão conhecimento das listas em que ocorre maior movimentação. Para os que se interessam por outros temas e compartilham do “espirito” do site, fica o convite para buscar nas outras listas, quem sabe uma boa participação seja o estopim para trazer de volta a vida algum tema que estava dormindo.
Enfim… acho que é isso
“A pressa é inimiga do coração”
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.