Estruturalismo x Achados históricos (Desenhos primitivos)

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A filosofia é útil para a sociedade? Estruturalismo x Achados históricos (Desenhos primitivos)

• Este tópico está vazio.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Angelo Jr
    Membro

Vocês acham que há uma relação entre o estruturalismo fundamentado por Saussure e os achados históricos de desenhos em cavernas e “mensagens” deixados pelos primitivo, explicitando o cotidiano de suas civilizações?

O estruturalismo de Saussure surge a partir dos estudos linguísticos do século XIX, quando ocorre uma verdadeira “ebulição” nesta área. Uma das influências diretas é a do alemão Franz Bopp, que pelo método histórico-comparativo sacou bem as semelhanças entre as línguas ocidentais, desde o alemão até latim e grego e as indianas, chegando à conclusão que elas teriam uma mesma raiz comum, o famoso idioma indo-europeu. Então eu acho que Saussure trafega nesta campo ao fazer o recorte do que estuda na língua.No curso de linguística geral ele fala das línguagens com representações gráficas e dá o exemplo do chinês, se estou bem lembrado. A seguir ele descarta a abordagem dessa linguagem. Uma espécie de corte que delimita o campo de estudo para melhor analisar. Porém, existem algumas coisas com pretensões universais no estruturalismo saussuriano, como por exemplo o circuito da fala.

Angelo Jr
    Membro

Pesquisando pela internet a fora, o que eu entendi do sobre estruturalismo foi que, se trata de uma linha de pensamento que tem algumas ramificações (filosofia, linguistica -saussure-, psicologia ….), saussure especificamente fala da linguistica e das represtações e significados dentro de determinada cultura, bem, eu citei os desenhos primitivos exatamente por se tratar de uma representação (na maioria das vezes coletivas) que mostra o cotidiano de uma sociedade, onde os signos tem uma forte relevancia.será que eu estou viajando demais?

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.