ética a Nicomaco

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  • #69961

    Por favor preciso fazer um trabalho para a cadeira de metafísica eo prof. pediu para que investigasse o texto de Aristóteles( Ética a nicômaco).Gostaria de obter algumas pistas que me ajudassem na investigação da obra por uma perspectiva metafísica.}}

    #76129

    Por favor,estou com uma série de dúvidas sobre o livroV da ética a nicômaco.Se alguém puder me ajudar com alguma coisa, ficarei muito grato.No mais, aguardo uma resposta.Obrigado.

    #76130

    Foi publicado um texto sobre esse livro no site:

    http://www.consciencia.org/antiga/aristjosemar.shtml

    abs

    #76131
    thiago
    Membro

    Se alguém puder me ajudar na minha monografia sobre ética a nicômaco de aristóteles, por favor não êxitem…valeu!!!

    #76132

    Em qual instituição está sendo desenvolvida a monografia, qual bibliografia está sendo trabalhada, qual é a abordagem a ser feita da obra?

    #76133

    porque aritoteles escreveu que uma vida deprazer nao e uma vida que leva ao sumo bem, e por consequencia a felicidade

    #76134

    Preciso do texto, em português, do Livro V de Ética a Nicômaco, de Aristóteles. Agradeço antecipadamente a quem mandar-me no endereço [email protected]

    #76135

    Olá

    Eu tenho o livro aqui em português na edição de Os Pensadores, mas estou sem scanner. Anexo segue uma cópia em espanhol.

    application/ziparistóteles – ética
    Aristoteles_Etica.zip (203.5 k)

    #76136

    Gostaria de saber, para uma prova, a noção de nous em Aristóteles. Obrigada, Luciana

    #76137

    Segue abaixo citação da História da Filosofia de
    Abbagnano, capítulo sobre Aristóteles.
    O nous é um termo grego que tem forte significação na filosofia pré-socrática, especialmente em Anáxogoras. Na noção do Caos primordial, que contém todos os elementos do mundo, mas de forma dispersa, surge a importância do nous, espírito inteligente que ordena o mundo segundo a separação dos contrários. No link http://www.cfh.ufsc.br/~simpozio/Megahist-filos/Prim-fil/0335y365.html da Enciclopédia Simpózio aparece mais algumas informações sobre o Nous

    __________________________

    A virtude intelectiva ou dianoética é a que é própria da alma racional.
    Ela compreende a ciência, a arte, a prudência, a sabedoria, a inteligência. A ciência é a capacidade demonstrativa (apoditica) que
    tem por objecto aquilo que não pode acontecer diferentemente do modo que sucede, isto é, o necessário e o eterno. A arte (techne) é a
    capacidade, acompanhada de razão, de produzir um objecto qualquer; ela concerne portanto à produção (poiesis) que tem sempre um fim fora de
    si, não à acção (praxis). A prudência (frónesis) é a capacidade unida à razão de agir convenientemente frente aos bens humanos; cabe-lhe
    determinar o justo meio em que consistem as virtudes morais. A inteligência (nous) é a capacidade de compreender os primeiros
    princípios de todas as ciências, primeiros princípios que, precisamente como tais, não caem no âmbito das próprias ciências. A sabedoria
    (sofia) é o grau mais alto da ciência: o sage é aquele que possui ao mesmo tempo ciência e inteligência, que sabe não só deduzir aos
    princípios, mas julgar da verdade dos mesmos princípios. Enquanto a prudência concerne às coisas humanas e consiste no juízo sobre a sua
    conveniência, oportunidade e utilidade, a sabedoria refere-se às coisas mais altas e universais. A prudência é sempre prudência humana e não tem valor para seres diferentes ou superiores ao homem; a sabedoria é universal. Por isso é absurdo sustentar que a prudência e a ciência política coincidem com a ciência suprema, pelo menos enquanto não se demonstre que o homem é
    o ser supremo do universo. Anaxágoras, Tales e outros homens do mesmo tipo eram chamados sages; não prudentes; porque conheciam muitas coisas
    maravilhosas, difíceis e divinas, mas inúteis aos homens, e se desinteressavam dos bens humanos (Et. Nic., VI, 7, 1141 a).
    Este contraste entre sabedoria (sofia) e prudência (frónesis) é o reflexo no campo da ética da atitude filosófica fundamental de Aristóteles. Como teoria da substância, a filosofia é uma ciência que não tem nada a ver com a dos valores propriamente humanos; por isso a sabedoria, que consiste na plena posse desta ciência nos seus
    princípios e nas conclusões, não tem nada que ver com a prudência que é o guia da conduta humana. A sabedoria tem por objecto o necessário
    que, como tal, nada tem a ver com o homem na medida em que não pode ser modificado por ele: frente ao necessário, é possível uma única atitude, a da pura contemplação (teoria).

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