Existência de Deus – 3

• Este tópico está vazio.
Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Autor

Citando Heinz Pagels: “Que é o universo? será um grande filme em relevo do qual somos os actores involuntários? Será uma farsa cósmica,um computador gigante, a obra de arte de um Ser supremo ou simplesmente, uma experiência? As nossa dificuldades em compreender o universo derivam de não sabermos a que compará-lo”, no entanto, acaba por acrescentar:”Creio que o universo é uma mensagem redigida nun código secreto, um código cósmico e que a tarefa do cientista consiste em decifrar esse código”.

márcio
    Membro

Certo, porem eu faria algumas pequenas “correcoes”:
    1. Em vez de codigo secreto (leia-se Windows, rs) eu trocaria por codigo aberto (leia-se Linux, rs).
    2. Em vez de tarefa do cientista eu trocaria por tarefa de cada um de nos. (nao confundir com noz).

márcio
    Membro

O problema quanto ao 1 % é que de certa forma talvez entre em conflito com uma afirmacao do Alex: “só não acho possível aprisionar deus em uma gaiola …”

olá…

isabel muitos físicos acreditam que a consciência é um fator preponderante e crucial nas observações quanticas, como vc sabe eu sou um determinista que acredita que pode tomar decisões na vida. é isto que sinto, eu sei que ” posso estar completamente enganado, eu posso estar correndo do lado errado, mas a dúvida é o preço da pureza”. esta é a minha filosofia de vida, que é justificada(provada)por observações, leituras, histórias, experiências etc. não sei de quais códigos pagels falava, contudo o melhor instrumento para medir o universo, segundo a minha opinião é o ser humano. a física hoje prova que é impossível prever variáveis ocultas ou a posição exata de um eletron, esta limitação, acredito, é uma limitação de método, ou seja, uma fórmula não pode prever a posição de um eletron, mas um homem pode, os cientistas(e suas equações) não podem prever o futuro completamente, mas o homem pode, isto está no livro da noz e em tantos outros livros, no hinduísmo, no vedantismo, no sufismo, no cristianismo, no taoísmo etc. o mais importante é a pergunta que não cessa.
    só não posso trocar a minha consciência por algumas fórmulas que habitualmente sempre mudam, prefiro a busca pelo “eu” que esta dentro do mim e que não conheço, muitos falam sobre família, sociedade, hábitos etc…. sou, acredito ser, um reflexivo, é isto que faço, pelo menos enquanto me mantenho acordado, penso que a religião é resultado do sol de sócrates que insiste em brilhar na mente de todos. as pessoas preferem o amor à reflexão, não por opção, mas por vocação, são os tipos de personalidades, estamos habituados a amar algo visivel e palpável”deus é amor” ou “deus ama vc”. reflexão é segundo os hundus o caminho mais rápido, mas para isto vc deve ter uma personalidade reflexiva.
    bom, é esta a minha compreensão da vida, que difere de conhecimento científico.
    abs.

São tantas as teorias e tão pouco as respostas que qualquer um fica confuso.
    A hipótese de deus me parece vai ter sempre pelo menos 1% de chance de ser verdadeira, e esse 1% é o suficiente para que não cheguemos a uma resposta definitiva, a não ser que entre mais alguma coisa na jogada, o que é possível que aconteça, a ciência dá tantas voltas que amanhã quando eu acordar uma nova teoria pode revolucionar a nossa maneira de pensar, e de uma hora para outra o 1% da teoria da criação divina pode se tornar 99%.

márcio
    Membro

Essa abordagem das porcentagens (fisica, natureza, acaso, deus) estava mais direcionada para o determinismo, ou ordem, ou leis sob as quais o universo seria regido. O “personagem” que eventualmente estaria controlando ou ajustando essas leis, nao foi abordado.

Sobre a sua hipotese, acho meio dificil que amanha, as teorias da fisica (leis de Newton por exemplo), passem subtamente a ser interpretadas exclusivamente como uma lei de Deus. Mas é uma possibilidade.

Neste assunto de Deus existe ou não tenho uma simples observação a dizer: se uma “simples formiguinha ou uma ameba existem, porquê Deus não existiria?”.

carlos
    Membro

Ok, é o que eu falo pra esse pessoal, exatamente digo a mesma coisa de papai noel, coelho da páscoa, gnomos, fadas do dente…. todos existem, sem dizer nada de todos os deuses da mitologia grega e de qualquer outra crença, em espírito, alma, fantasmas, em paranormalidade etc… eu digo pra esse pessoal do fórum que eles são bobos em não acreditar em deus, eu acredito em todos…nunca os vi, com exceção deu um gnomo, mas sempre os senti em meu coração.

márcio
    Membro

Ola Paulo. Talvez uma simples observacao tambem possa ser: Deus interfere ? (independentemente se ele existe ou nao).

Se ele interfere, entao poderemos encontrar algum vestigio de sua interferencia. Aparentemente, muita gente identifica determinados padroes casuais como sendo uma interferencia divina. Conforme os padroes casuais forem se tornando padroes claramente deterministicos, menos e menos estaremos sujeitos a interferencias divinas. É apenas uma questao de tempo.

OLA MARCIO. CLARO QUE DEUS INTERFERE, E SE VC ACREDITA OU LÊ A BÍBLIA PODE OBSERVAR COMO DEUS AGE E DE FORMA BEM PESSOAL COM NOS SERES HUMANOS E TEMOS UMA BÍBLIA QUE É UMA INTERATIVIDADE CONSTANTE NÃO VEMOS UM MONÓLOGO DE DEUS NA BÍBLIA MAIS UM RELACIONAMENTO DE UM POVO COM O SEU DEUS ATRAVÉS DE VÁRIOS PROFETAS, MAS SUA INTERFERÊNCIA E OBSERVADA NÃO SOMENTE EM PADRÕES EM QUE VC MESMO OBSERVOU: ONDE O NÚNERO DE OURO DESCRITO PELOS GREGOS ESTÁ EM TODA NATUREZA ONDE O PADRÃO E CONSTANTE E NOVO A CADA MOMENTO, NÃO É BELO ?
    O SEU PRÓPRIO PENSAMENTO QUE VÊM TE ACOMPANHANDO DESDE QUE VC NASCEU PODERÍAMOS CHAMAR AS DUAS FACES DIALÉTICAS DO TEMPO E NOS CONDUZ AO RECONHECIMENTO DE DUAS ATITUDES APARENTEMENTE CONTRADITÓRIAS. DE FATO, COMO POSSO ME SENTIR EU MESMO, NA ESSÊNCIA DO MEU SER, ENQUANTO ME SINTO OUTRO NA QUOTIDIANA EVIDÊNCIA DOS MEUS PENSAMENTOS,IMPULSOS E DESEJOS, À MEDIDA QUE O TEMPO PASSA E QUE, COM A IDADE, A EXPERIÊNCIA E AS VICISSITUDES DA VIDA, MEU OU O SEU COMPORTAMENTO SE TRANSFORMA? COMO PODE, SIMULTANEAMENTE, ALGUÉM SER OUTRO E SER O QUE É? SER OUTRO E PERSISTIR SENDO O QUE FOI? VIR A SER DIFERENTE SEM DEIXAR DE SER O QUE ERA?

Evite usar caixa alta (CAPS LOCK) sem necessidade.

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.