Fenomenologia

Início Fóruns Fórum Sobre Filósofos Husserl Fenomenologia

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Autor

Husserl é o criador da fenomenologia, que pretendia conhecer a essência do ente e do “ser” “Às coisas mesmas” como dizia Husserl, era um movimento de retorno àquilo que ficou perdido através da superfície, Heidegger mais tarde iria usar a fenomenologia como método e seria criticado por Husserl.

Você entende bem essas questões?

A fenomenologia me parece ainda uma coisa nebulosa. Quando Russerl diz “Toda consciência é consciência de alguma coisa” isso me parece um tanto irrisório: se te jogam inconsciente dentro de um quarto completamente escuro e você acorda, você tem consciência de que? De breu?

nahuina
    Membro

Rsrsrs…
    Se vc ñ entende bem alguma coisa o melhor a fazer é ñ opinar, e ñ dizer que “é uma coisa nebulosa”.
    É só vc refletir um pouco que da pra perceber que uma consciência só pode ser consciência de alguma coisa. Se não fosse assim ñ seria uma consciência porque seria uma consciência inconsciente, o que é inadmissível.

Não, Nahuina. Uma consciência inconsciente não é inadmissível, pelo menos, não, depois de Freud. Alguns filósofos “medievais” diriam tratar-se de uma concepção do “intragável psicologismo”.

Mas que droga!
    Ninguém pode fazer nada a respeito desses spams???

nahuina
    Membro

Fiquei curioso, porque uma consciência inconsciente é possível ou de que forma, quando… ?
    “Você diz pelo menos, não, depois de Freud”, mas isso não me esclarece nada.
    Se você tiver tempo adoraria que você redigisse uma mensagem explicando melhor como seria uma consciência inconsciente.

Eu não preciso, foi você mesma quem o articulou…

…..

nahuina
    Membro

Eu estou começando a perceber o que ja desconfiava,vc responde sempre a 1º coisa que vem à cabeça, mas se questionado sobre o assunto vc ñ sabe o que dizer….isso é lamentavel….e eu REALMENTE estava interessadO em saber o por que de uma consciência inconsciente,se vc soubesse é claro.
    é uma pena pois eu tento sempre esclareser as minhas dúvidas com relação às questões filosoficas e/ou de qualquer ambito.e pelo visto,vc leva o forum como um passatempo,discutindo,discordando de tudo e de todos.

Engraçado, eu diria que isso que você falou é uma típica projeção…

…a projeção é um exemplo de consciência inconsciente.

(Mensagem editada por Mike em Junho 03, 2005)

Alguém pode me explicar o que seria fenomenomelogia e estruturalismo??? Estou muito perdida nesse assunto…

A fenomenologia é uma corrente filosófica que considera todo conhecimento como conhecimento das coisas mesmas. A consciência representa a realidade das coisas tal como ela realmente é, não sendo jamais limitada pela linguagem. Pretende, assim, superar a oposição tradicional entre realismo e idealismo, combatendo o empirismo e o psicologismo.

O estruturalismo, por sua vez, analisa a realidade segundo o enfoque sistemático. Na linguagem, há o predomínio da estrutura sobre os elementos. Por isso o conhecimento deve privilegiar a identificação da estrutura na análise das relações sistemáticas de seus elementos.

A consciência representa a realidade das coisas tal como ela realmente é, não sendo jamais limitada pela linguagem.

A fenomenologia NÃO afirma isso!

Uma das possíveis referências que poderiam ser indicadas para desdizer a afirmação anterior seria a “Fenomenologia da Percepção” de Merleau Ponty.

Abraços.

Merleau Ponty já era dissidência dentro da própria fenomenologia…

A fenomenologia de Husserl era bem assim como falei: “Consciência só pode ser consciência de algo”.

Ele era dissidente em que sentido?

“Consciência só pode ser consciência de algo”

Isso não é específico de Husserl, vale tb para Merleau Ponty.

Por outro lado, ficaria grato se vc apresentasse uma passagem em alguma obra de Husserl para corroborar essas duas teses:
    (1) “A consciência representa a realidade das coisas tal como ela realmente é”; e
    (2) “a consciência não é jamais limitada pela linguagem”.

Obrigado.

Por que eu? Por que você não posta os textos onde fica evidente que não é isso?

Eu vou ser sincero, estava com preguiça e retirei do dicionário…

Quero corrigir aqui a imprecisão do meu comentário:

A fenômenologia considera que haja limites à representação da realidade pela linguagem, o oposto do que disse. Todavia, apenas no sentido de que não possamos conhecer a real natureza do noumenon, da coisa-em-si.

Peço desculpas à Teresa Cristina de Sa Pereira por essa considerável imprecisão. Mas, não, ao Sr. Pilgrim, que nem sequer se deu ao trabalho de defender seu ponto de vista…

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.