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29/10/2004 às 13:47 #70186Miguel (admin)Mestre
Husserl é o criador da fenomenologia, que pretendia conhecer a essência do ente e do “ser” “Às coisas mesmas” como dizia Husserl, era um movimento de retorno àquilo que ficou perdido através da superfície, Heidegger mais tarde iria usar a fenomenologia como método e seria criticado por Husserl.
03/06/2005 às 0:59 #79501Miguel (admin)MestreVocê entende bem essas questões?
A fenomenologia me parece ainda uma coisa nebulosa. Quando Russerl diz “Toda consciência é consciência de alguma coisa” isso me parece um tanto irrisório: se te jogam inconsciente dentro de um quarto completamente escuro e você acorda, você tem consciência de que? De breu?
03/06/2005 às 2:49 #79502nahuinaMembroRsrsrs…
Se vc ñ entende bem alguma coisa o melhor a fazer é ñ opinar, e ñ dizer que “é uma coisa nebulosa”.
É só vc refletir um pouco que da pra perceber que uma consciência só pode ser consciência de alguma coisa. Se não fosse assim ñ seria uma consciência porque seria uma consciência inconsciente, o que é inadmissível.03/06/2005 às 13:00 #79503Miguel (admin)MestreNão, Nahuina. Uma consciência inconsciente não é inadmissível, pelo menos, não, depois de Freud. Alguns filósofos “medievais” diriam tratar-se de uma concepção do “intragável psicologismo”.
Mas que droga!
Ninguém pode fazer nada a respeito desses spams???03/06/2005 às 14:32 #79504nahuinaMembroFiquei curioso, porque uma consciência inconsciente é possível ou de que forma, quando… ?
“Você diz pelo menos, não, depois de Freud”, mas isso não me esclarece nada.
Se você tiver tempo adoraria que você redigisse uma mensagem explicando melhor como seria uma consciência inconsciente.03/06/2005 às 15:16 #79505Miguel (admin)MestreEu não preciso, foi você mesma quem o articulou…
…..
03/06/2005 às 17:00 #79506nahuinaMembroEu estou começando a perceber o que ja desconfiava,vc responde sempre a 1º coisa que vem à cabeça, mas se questionado sobre o assunto vc ñ sabe o que dizer….isso é lamentavel….e eu REALMENTE estava interessadO em saber o por que de uma consciência inconsciente,se vc soubesse é claro.
é uma pena pois eu tento sempre esclareser as minhas dúvidas com relação às questões filosoficas e/ou de qualquer ambito.e pelo visto,vc leva o forum como um passatempo,discutindo,discordando de tudo e de todos.03/06/2005 às 17:42 #79507Miguel (admin)MestreEngraçado, eu diria que isso que você falou é uma típica projeção…
…a projeção é um exemplo de consciência inconsciente.
(Mensagem editada por Mike em Junho 03, 2005)
20/06/2005 às 13:57 #79508Miguel (admin)MestreAlguém pode me explicar o que seria fenomenomelogia e estruturalismo??? Estou muito perdida nesse assunto…
20/06/2005 às 15:26 #79509Miguel (admin)MestreA fenomenologia é uma corrente filosófica que considera todo conhecimento como conhecimento das coisas mesmas. A consciência representa a realidade das coisas tal como ela realmente é, não sendo jamais limitada pela linguagem. Pretende, assim, superar a oposição tradicional entre realismo e idealismo, combatendo o empirismo e o psicologismo.
O estruturalismo, por sua vez, analisa a realidade segundo o enfoque sistemático. Na linguagem, há o predomínio da estrutura sobre os elementos. Por isso o conhecimento deve privilegiar a identificação da estrutura na análise das relações sistemáticas de seus elementos.
20/06/2005 às 17:46 #79510Miguel (admin)MestreA consciência representa a realidade das coisas tal como ela realmente é, não sendo jamais limitada pela linguagem.
A fenomenologia NÃO afirma isso!
Uma das possíveis referências que poderiam ser indicadas para desdizer a afirmação anterior seria a “Fenomenologia da Percepção” de Merleau Ponty.
Abraços.
20/06/2005 às 17:53 #79511Miguel (admin)MestreMerleau Ponty já era dissidência dentro da própria fenomenologia…
A fenomenologia de Husserl era bem assim como falei: “Consciência só pode ser consciência de algo”.
20/06/2005 às 19:22 #79512Miguel (admin)MestreEle era dissidente em que sentido?
“Consciência só pode ser consciência de algo”
Isso não é específico de Husserl, vale tb para Merleau Ponty.
Por outro lado, ficaria grato se vc apresentasse uma passagem em alguma obra de Husserl para corroborar essas duas teses:
(1) “A consciência representa a realidade das coisas tal como ela realmente é”; e
(2) “a consciência não é jamais limitada pela linguagem”.Obrigado.
20/06/2005 às 22:12 #79513Miguel (admin)MestrePor que eu? Por que você não posta os textos onde fica evidente que não é isso?
Eu vou ser sincero, estava com preguiça e retirei do dicionário…
14/09/2005 às 13:04 #79514Miguel (admin)MestreQuero corrigir aqui a imprecisão do meu comentário:
A fenômenologia considera que haja limites à representação da realidade pela linguagem, o oposto do que disse. Todavia, apenas no sentido de que não possamos conhecer a real natureza do noumenon, da coisa-em-si.
Peço desculpas à Teresa Cristina de Sa Pereira por essa considerável imprecisão. Mas, não, ao Sr. Pilgrim, que nem sequer se deu ao trabalho de defender seu ponto de vista…
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