Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › Filosofia e Ciência
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
22/04/2001 às 14:02 #69892Miguel (admin)Mestre
Sou universitária e estou fazendo um trabalho sobre filosofia e ciência, se puderem me ajudar com alguma informação sobre o assunto, agradeço.
Edinez V. Bento
Joinville – SC
22/04/2001 às 23:12 #74445Miguel (admin)MestreA parte da filosofia que geralmente se preocupa com essa relação é a filosofia do conhecimento, ou a epistemologia. Mas para uma ajuda você teria de dizer o que quer saber mais especificamente sobre o tema. Dê uma olhada também aqui no fórum, em Questões Sobre Filosofia em Geral/ A Ciência de Hoje Precisa da Filosofia? Lá tem algumas discussões com informações que podem auxiliá-la
15/08/2001 às 17:47 #74446Miguel (admin)Mestre''A filosofia com base das ciências''
Nos dias de hoje a filosofia ainda é considerada uma ciência?16/08/2001 às 15:53 #74447Miguel (admin)MestreNão, a filosofia não é considerada uma ciência, embora esteja em intríseca relação com essa. É verdade que a ciência moderna se afastou em alguns pontos da filosofia. A ciência baseia-se na repetição de fenômenos, e em teorias passíveis de comprovação pela experiência. A filosofia, por exemplo, questiona e problematiza a própria questão do conhecimento, da origem e validade dos pressupostos científicos. A parte da filosofia que se encontra mais ligada à ciência é a epistemologia, ou a teoria do conhecimento e da ciência. Trabalhos como o de Thomas Kuhn, sobre a as revoluções de paradigmas na ciência, ou de Karl Popper, com a proposta de um critério de verificabilidade, são importantíssimos nos meios científicos. Além disso, a filosofia especula em um nível que não é aceito pela ciência. Tem pretensões universais.
Contudo, alguns ramos da filosofia, como a lógica, oferecem resultados tão precisos que podem ser chamadas de científicas. A filosofia criou e desenvolveu alguns métodos no processo de conhecimento que são largamento utilizados na ciência.
Acho que se pode enveredar por esse caminho. Lembre-se que os verdadeiros cientistas sempre reconhecem o valor da filosofia, e esse papo da ciência “como filha ingrata” da filosofia não se verifica nos pesquisadores de alto padrão. Uma sempre está em relação com outra, ainda mais se tomando a palavra ciência no seu antigo sentido de ser apenas um saber.
22/08/2001 às 5:05 #74448Miguel (admin)MestreSou universitario e estou fazendo um trabalho sobre filosofia,e gostaria de saber qual é o papel da filosofia frente a ciencia numa sociedade hedonista?
22/11/2001 às 1:38 #74449Miguel (admin)MestreSou aluna de Comunicações e estou fazendo um trabalho sobre o silêncio absoluto visando os pontos filosóficos e ciêntificos. Se puderem me ajudar com alguma informação ou indicação de sites eu agradeço.
25/11/2001 às 17:59 #74450Miguel (admin)Mestremarco: o papel da ciência é definido nela mesma. o uso do “conhecimento científico” é o ponto determinado pela sociedade, no caso hedonista. é melhor encarar a questão dessa maneira.
juliana: o silêncio é um conceito que descreve um estado mental gerado pela sensibilidade, ou ausência de dados sensíveis. o conceito de absoluto remete ao infinio (além do humano) em descartes, por exemplo; remete a plena realização da ordem do mundo (espírito absoluto) em hegel, por exemplo
28/03/2002 às 3:25 #74451Miguel (admin)MestreBem, sou aluno do segundo período de Filosofia da PUC/RJ. Estou cursando a disciplina Filosofia da Ciência, na qual Popper é o nosso primeiro autor. Gostaria de saber qual a sítese da filosofia de Popper?
11/08/2004 às 19:08 #74452Miguel (admin)MestreOlá! Estou fazendo um trabalho sobre Filosofia e Ciência. E umas das questões é o papel da filosofia na Administração de empresas. Gostaria de algumas opiniões. Obrigada
19/07/2005 às 1:09 #74453Miguel (admin)Mestresou mentrando da PUCPR e gostaria de saber em que momento a filosofia se entrelacou com a ciencia ou se na historia houve essa “junção”. A filosofia foi ponto de partida para a ciencia a partir do momento que passou a fazer valer o empirismo??? É correto afirmar isso???
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.