Filosofia e sua divida social

• Este tópico está vazio.
Visualizando 4 posts - 16 até 19 (de 19 do total)
  • Autor
    Acácia
    Membro

O que vemos como evolução na atualidade, na realidade, é apenas o distanciamento do homem de si mesmo.

Brasil
    Membro

O que vemos como evolução na atualidade, na realidade, é apenas o distanciamento do homem de si mesmo.

Acácia, poesia não é filosofia...O que quer dizer “distanciamento do Homem de si mesmo”?

Acácia
    Membro

Acácia, poesia não é filosofia...O que quer dizer “distanciamento do Homem de si mesmo”?

Ok. Há tempos compreendi que "pensar racional" é para quem tem "cérebro". Não é da maioria este perfil. Talvez muitos tenham esta oportunidade mas poucos são os que possuem a capacidade. No entanto, o mesmo se dá com relação a alma. O pensar da alma não é meramente racional e a mesma possui valores, estes sim, naturais e intrínsecos. Desta forma, creio que o espírito que está no homem não lhe pertence. Talvez tenha chegado o momento da "negociação" das almas para que as mesmas tenham o direito de manter o espírito. Assim, que o homem seja uma "metamorfose ambulante" eu concordo, pois é terrível a impossibilidade de "locomoção", mas , que seja o homem a usufruir deste direito em comunhão com o espírito e não ser forçado a abdicar de sua própria alma a título de "evolução" pois se não temos identidade própria, consequentemente também, não nos lembraremos do rosto de Deus, do significado de humano, da importância da ciência e do progresso. Claro que não significa que esqueceremos da Salvação. Jamais! Sei que haverá no final uma "fidelidade" da parte de Deus mas, tudo pode ser diferente e mais justo... É importante demais procurar entender e ser justo com os "anseios" da alma humana. Se para a filosofia não importa quem é "diabo" e quem é "anjo", e as religiões estão determinadas a ficarem a esperar o Salvador apenas "olhando para o Céu", coitadas das almas aflitas que sofrem como "diabos"... Portanto há uma dívida social para com a filosofia: A evolução que tanto se busca em prol da promoção da Verdade está, na realidade, cada vez mais distante...

Acácia
    Membro

Eu não gostaria de me pronunciar racionalmente porque, as vezes me vejo como “laranja”; As vezes penso que “saí do meio dos rebanhos” e enfim, tendo Cristo morrido por todos, é infidelidade de minha parte falar com minhas palavras o que foi bem esclarecido nas Palavras de Cristo. Mas ao lembrar do meu aprendizado, recordo do”Ide”… “Como ouvirei se ninguém me falar”?Eu penso que a filosofia atual perdeu a sua virtude. Não há ninguém mais preocupado em conhecer a Verdade e sim, apenas se tornar detentor do conhecimento. "Superação...superação..." Superação de que? Não dá pra notar desproporcionalidade do saber em relação ao conhecimento? Conhecer não é saber. "Eu conheço, sou bem informada". Para competir com o Google? risos...  Não podemos enterrar nosso "talento". Talvez pelo Senhor da ilustração de Cristo ter castigado o servo mau por não ter dado seu "talento" aos banqueiros para receber com juros (ao invés de uma ação mínima com seu talento, ele o enterrou para guardá-lo), todo mundo esteja a correr para fazer prosperar o seu "talento"... É errado? Claro que não. Errado é chegar o fim do mês com contas a pagar e não ter de onde tirar. Mas não devemos esquecer que temos um compromisso de ordem financeira para a manutenção da máquina (física e finaceira) conforme o sistema que estabelecemos para nossa manutenção corporal, mas que também temos um compromisso, e este é crucial literalmente, para com a manutenção de nossas almas, de nossas mentes, do nosso juízo (aqui, no sentido de cérebro funcionando nos parâmetros da normalidade) para a preservação do entendimento entre comunidades, sociedades.Considero entretanto que a sociedade está em transformação e recordo o filme "apocalyptico".  Saõ civilizações oriundas de outras...Que legado ficará para esta que nasce? Ás vezes vejo uma TV de plasma e comparo as imagens com os humanos...é tanta "definição" aparente... Mas... Creio que meu talento maior é sentir e não pensar, até porque,pensar atrai responsabilidades e, como dizia meu pai (o carnal, risos), "quem não pode com o pote, não deve pegar na rodilha"...( É o novo!!!) Mas, o "Ide" orientado por Cristo também é uma responsabilidade... Ele me isenta da dor de pensar mas não me isenta da dor de sentir... O Sentir requer uma ação  e espero que o pensamento colabore...

Visualizando 4 posts - 16 até 19 (de 19 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.