Filosofia no ensino médio

Início Fóruns Questões do mundo atual Ensino de Filosofia Filosofia no ensino médio

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    Posts
  • #69936

    gostaria de levantar a discusão acerca da importãcia do ensino da filosofia no ensino médio e o seu futuro.
    será que realmente será incluido como disciplina obrigatória?
    de que forma ou qual impacto teria esta obrigatoriedade no ensino médio?
    o governo aprovaria esta idéia?

    #75447

    Ola

    FHC e Paulo Renato vetaram esse projeto, que em primeira instancia foi aprovado aplaudido no Congresso. Parece que nao ha nenhuma disciplina obrigatoria, ou a filosofia pode ser embutida, ou entao contraria a lei das diretrizes e bases e bla bla. Gostaria de me ater ao merito ou nao do ensino da filosofia no segundo grau.
    Em primeiro lugar, ela nao seria nenhuma novidade, pelo contrario. Sobre o que se pode esperar do resultado nos alunos, previsoes e tal, basta pegar uma amostragem das escolas que ja fornecem esse tipo de ensino. Existem alguns colegios que tem filosofia no curriculo ja no ginasio.
    A filosofia ajuda a disciplinar o raciocinio e a situar o jovem politicamente no mundo. Nao so politicamente, como culturalmente, eticamente etc. Pode haver muito mais ligac,ao entre a filosofia e as inquietac,oes que caracterizam a vida do adolescente do que em outras materias, que so se aprende para depois esquecer. Existem textos filosoficos e vidas de filosofos com os quais muitos jovens que se rebelam se identificariam com a vida de Voltaire, as aventuras de Rousseau, as injustic,as contra Socrates etc. Muito do pensar cientifico deriva da filosofia, assim como muitos conhecimentos que tem origem na filosofia deixam marcas menos aprofundadas no senso comum.
    Assim, eu acho que a filosofia pode a filosofia poderia ajudar os estudantes a se situar no mundo, a entender o por que de algumas coisas, a debater, falar bem em publico, saber defender uma ideia. Mas para isso, ao meu ver, o curso tem de ter um carater mais introdutorio, sem muitos formalismos academicos, para nao ficar algo chato, uma obrigac,ao chata. Temos de levar em conta a situac,ao atual da educac,ao no pais. Em alguns paises europeus, jovens de 16 anos no Liceu tecem teses avanc,adas sobre questoes especificas. Teriamos de comec,as mais pelos alicerces, `a maneira cartesiana, eu acho.

    #75448

    acho um total despautério o ensino de filosofia no ensino médio, pois a filosofia requer um amadureciemnto das idéias, e o que se vê hoje em dia é que os adolescentes não estão nem aí com isso, podendo afetar de forma real um desenvolvimento sadio filosófico futuro, quando estiver realmente habilitado para o contato com a mesma.

    #75449

    quem somos nós para dizer quando do amadurecimento de idéias? quando se daria senão no “fim” da vida? é em argumentos como esse que se sustentam as nossas preguiças, quem sabe nossas ignorâncias e nossos erros, tranferindo-os para aqueles q estão ávidos e preparados para novos direcionamentos… nossos sonhos e desejos da juventude muitas vezes se perderam e se perdem(aqui em relação aos mais novos) pq não encontraram apoio. aplausos ao ensino filosófico, seja em que idade for, se é q isso existe

    #75450

    Meu nome é Yara e eu gostaria de trocar idéias com professores de filosofia do ensino médio de escolas públicas. Gostaria de discutir conteúdo programático, critérios de avaliação, material didático entre outras coisas.

    #75451

    Eu não sou professor, mas se quiser alguma opinião, desde já estou à disposição…

    #75452
    nahuina
    Membro

    Eu creio que para discutir sobre: “conteúdo programático, critérios de avaliação, material didático entre outras coisas”.
    Você deveria procurar alunos e não professores, isto seria muito inovador, pois ninguém o faz.E parece-me mais justo e prático ,vc não acha?

    #75453

    Ex-alunos, também…


    #75454
    nahuina
    Membro

    Sim, com certeza! Porém o que é um ex-aluno? qualquer pessoa que já foi aluno?
    Se for assim um professor também é um ex-aluno, e o que eu penso é que os alunos são os mais qualificados a avaliar os métodos como lhes ensinam. Você não acha? Sendo assim, talvez os ex-alunos que terminaram os seus estudos recentemente sim sejam qualificados…

    #75455

    É mais provável que um ex-aluno tenha mais maturidade e experiência para criticar o ensino…


Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.