Filosofia Oriental?

Início Fóruns Outros Tópicos Filosofia Oriental?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70715
    jota erre
    Membro

    A meu ver, a filosofia está interessada no conhecimento racional. Por isso diz-se “passagem do mito para a razão”. Por isso se diz que a Filosofia nasceu no momento em que o homem passou a utilizar a razão para explicar o mundo.Não se trata de etnocentrismo. Assim como não se pode dizer que o "happy end" não é criação dos EUA, por exemplo, não se pode dizer que a Filosofia não surgiu na Grécia.A "filosofia oriental", que propriamente deve ser chamada de "sabedoria oriental" não trabalha com esta relação direta com a razão, pois, além de ter vínculos estreitos com a religiosidade (não que a filosofia seja totalmente desvinculada da religião), esta totalmente direcionada ao alcance da felicidade e do bem-estar, enquanto a Filosofia se volta simplesmente para o conhecimento, traga ele felicidade ou não.

    #85271

    J erre,concordo prenamente com sua visão sobre sabedoria oriental, não se trata apenas de um um vugo para filosofia, mas essa sabedoria também é aplicada pelos seus seguidores, como os budistas e outros interligados com o assunto… Eu pessoalmente idealiso este tipo de assunto pela pratica e estudos itensificaso sobre filosofia e outras formas de expressão do ser.    Muitos pessoas não conseguem perceber o que vc escreveu no forum, as pessoas concordam com o lado poético da filosofia,poucos conseguem ver como uma expressão de pura sabedoria aplicada sobre um texo coberto por palvras bem aplicadas. abraços de Jefferson amin.

    #85272
    Arbitrium
    Membro

    O que foi dito aqui resume a verdadeira distinção entre filosofia e crença, símbolos, etc.A filosofia não crê, mas busca saber, e se consegue provar o que procura, não diz que crê, mas que sabe.A fé é propriedade da religião "fantástica", não do sensível, propriedade do conhecimento.Filsofia é auto-conhecimento.Filosofia faz saber que devemos conhecer não por bens supérfluos e avarentos, mas para saber qual a razão e nosso propósito, se há propósito, de estarmos aqui, se por mera casualidade, ou por qualquer outra coisa.Por isso a homem, ao menos alguns, deixou o mito, e viu que, não adianta ficar procurando apenas pelas idéias, se não nos aliarmos à ciência.Foi aí que entrou a filosofia-ético-política-científica.O filósofo passou a combater as escórias paralelamente em busca de conhecimentos científicos, tornando-os em aprioris impuros, não totalmente exteriores à experiência, ou seja, dentro daquilo que é substancial, concreto, provável, materialmente.Alexandrino

    #85273
    Monstrinho
    Membro

    (A Filosofia Oriental) esta totalmente direcionada ao alcance da felicidade e do bem-estar, enquanto a Filosofia se volta simplesmente para o conhecimento, traga ele felicidade ou não.

    Ué, então qual das duas deve ser a mais correta?  :o Pobre civilização ocidental que gosta de fingir que o rei não está nu!

    #85274

    Acho que é um grande erro acreditar na existência do conhecimento puro. Todo conhecimento é baseado em interesse. Os filosofos, mesmo os gregos fundadores das bases para a filosofia ocidental, fazem sempre as perguntas que lhe interessam. Além disso, os próprias gregos foram os primeiros a introduzirem o tema da eudamonia http://en.wikipedia.org/wiki/EudaimoniaDa uma olhada também no trabalho do Schopenhauer que tem uma grande e declarada influência dos Upanishad. Eu comprei esse livro numa promoção incrível uma vez, vou tentar lembrar o nome da loja.

    #85275

    foi nesse site (http://www.groupon.com.br/) que eu achei a promoção de livros de 50% de desconto e comprei esse livro do Schopenhauer. Com sorte você acha uma também.

    #85276
    ppaulo
    Membro

    Concordo com o tema proposto. A filosofia oriental se aproxima muito mais da idéia de phronésis grega.

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.