Filosofia , Poética e Estética

Início Fóruns Pedidos de ajuda Filosofia , Poética e Estética

• Este tópico está vazio.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor

Azul Esverdeado{}
    Fragmento I
    “Eu diria então: o século XX, que essencialmente não modificou as doutrinas do entrelaçamento entre arte e filosofia, nem por isso deixou de sentir a saturação dessas doutrinas.”
    (BADIOU, Alain. Arte e Filosofia)

Fragmento II
    “Sabe-se que a histérica vem dizer ao mestre:'A verdadefala por minha boca, estou aqui, e tu, que sabes, diga-me quem sou.'E adivinha-se que, por maior que seja a sutileza douta da resposta do mestre, a histérica lhe dará a entender que ainda não é isso, que seu aqui escapa à apreensão. (…) Por sua constante invenção, por sua metamorfose, a arte declara-se decepcionada com tudo o que o filósofo enuncia a seu respeito.”
    (BADIOU, Alain. Arte e Filosofia)

a) O segundo fragmento fala da dificuldade da filosofia em dizer, de forma definitiv, o que a arte é. Alain Badiou revela que estas tentativas de definição acabam por recair sempre nas mesmas alternativas. Quais seriam elas?}
    b) Quais são as consequências para a arte desses modos de abordagem?

Frag I
    “O nome daquilo a que o 'agradar' remete não é uma verdade. (…) A semelhança com o real só é exigida na medida em que envolve o expectador da arte no 'agradrar', ou seja, em uma identificação, a qual organiza uma transferência e, portanto, uma deposição das paixões.”

Frag II
    “É patenteque esse corpo real, a obra de arte, é um corpo glorioso. A filosofia pode muito bem ser o Pai afastado e impenetrável. A arte é, então, o Filho sofredorque salva e reergue.”

a) Em que sentido se pode dizer que há ainda no esquema representado no Frag I um compromisso com a verdade, característico da filosofia?

b)Como a verdade se apresenta (seu lugar e sua concepção) non esquema descrito no Frag II?

“Se a verdade de que a arte é capaz lhe é exterior, se a arte é uma didática sensível, o resultado, e ste é o ponto capital, é que a essência boa da arte virá não da obrade arte, mas em seus efeitos públicos.”

Dê sua opinião sobre o fragmento acima.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.