FILOSOFOS ORIENTAIS

Início Fóruns Sobre o website Consciência FILOSOFOS ORIENTAIS

• Este tópico está vazio.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor

Na minha opnião, o site esta com uma séria carência da renomada Filosofia Orienta, que influenciou grande parte da filosofia ocidental e até mesmo no cristianismo. O site deveria abordar mais o famoso CONFUCIONISMO, que deu origem a toda filosofia oriental. Deveria dar mais enfase ao Taoismo e também algumas filosofias humanistas como o Moismo e o Sofismo, em pensadores como MO-TSÉ, CHUANG-TSÉ e LAO-TSÉ (este ultimo naturalista). Dessa forma podemos enriquecer o site.

Olá Fabiano

Muito bem lembrado. De minha parte eu confesso minha total ignorância sobre o assunto, mas podemos pensar na tradução de algum texto ou em alguma colaboração.

abs

Só um probleminha…

Para ser mais exato nos termos, nao existe isso de “filosofia oriental”, ou, melhor dizendo, essas estariam mais para soteriologia que para filosofia no sentido estrito do termo.

Nem toda visao de mundo chega a constituir uma filosofia. Para ser filosofia deveria antes ser codificada pelo Logos logico-demonstrativo, coisa que é normalmente mal vista na mentalidade oriental.

Vc estaria a propor filosofia no sentido lato? essa entao poderia incluir literatura, teologia, soteriologia, sociologia, psicologia… Pode até ser, acho até que é o que acontece frequentemente por aqui, mas é bom saber o que se está a propor.
    }

Concordo que a filosofia é ocidental, mas existem muitos pontos de aproximação com a chamada filosofia oriental, e muita coisa é derivada de lá. Os gregos eram os primeiros a admitir essa influência. A própria obra de Diogenes Laercio fala dos ginesofistas indianos. E pense em Schopenhauer e outros. A historia da filosofia de Bréhier tem um extenso ensaio sobre o assunto. Então quem sou eu para renegar a plausibilidade do pedido?

abs

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.