Caro Ofir:
Embora a utilização de meios audiovisuais nessa faixa etária seja o mais aliciante, o problema é que não podemos abandonar o essencial recurso ao texto filosófico. É claro que também depende dos filósofos que abordar…penso, por alguma experiência que tenho que poderia pegar num tema, por exemplo: a liberdade, o mal, etc e fazer uma recolha junto com os seus alunos das posições de alguns filósofos contemporâneos sobre o problema. A partir de pequenos textos sobre o assunto devidamente orientados por pequenas fichas de trabalho de correcção rápida, penso que motivará os seus alunos e acabará por levá-los na direcção que pretende. Penso que se eles perceberem que essas questões lhes dizem respeito, são as suas questões, se abrirá a porta para muito mais. Poderá pedir-lhes, também, em pequenos grupos para elaborarem dossiers temáticos a apresentar nas aulas.Para além das obras clássicas e de úteis enciclopédias, poderá canalizar os seus alunos para o uso da internet recorrendo a esta página, por exemplo, e a muitas outras que constam da secção de links.Se me disser que filósofos pretende realmente abordar, terei todo o gosto em dar-lhe algumas dicas de livros ou até filmes.