Francês

Início Fóruns Pedidos de ajuda Francês

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70484

    Oláalgum de vocês domina o francês para me ajudar em algumas dúvidas em um texto do Voltaire?

    #82793

    Desculpe, nem o português eu çei. ;DMas vc poderia dizer de que se trata o texto? Sou "fã" de Voltaire...Abraços.

    #82794

    OláO texto é o Sentiment des citoyens (1764) e eu estou abordando ele na oficina de traduções do site.1764 é o mesmo ano que Voltaire publicou o célebre Dicionário Filosófico. Pouco tempo antes Rousseau havia publicado o Emílio e o Contrato Social. Emílio, principalmente por causa do capítulo Profissão de Fé do Vigário Saboiano havia sido condenado pela Igreja Católica e pelo corpo de teólogos de Sorbonne. Os livros foram queimados em praça pública e a casa de Rousseau chegou a ser apedrejada. Voltaire, que já havia rompido a amizade com Rousseau pelo menos desde a publicação do Segundo Discurso e a carta-resposta ao poema sobre o terremoto de Lisboa, fez circular anonimamente este panfleto, no qual, tomando a perspectiva dos cidadãos de Paris, atacava cruelmente Rousseau, acusando-o de várias coisas e tornando pública sua negligência como pai - já que Rousseau tinha abandonado à roda do orfanato seus filhos com Thèrese. Esse panfleto foi muito impactante para Rousseau, que viu sua honra pública destruída e viu-se obrigado na ocasião a deixar Paris. Depois do Emílio e do Contrato, todos os escritos posteriores de Rousseau são de certa forma autobiográficos e uma espécie de justificativa para sua pessoa, como as Confissões, Rousseau, Juiz de Jean-Jacques e os Devaneios do Caminhante Solitário. Ao passo que Voltaire, que era bem mais velho que Rousseau, no mesmo período gozou de uma fama e prestígio literários sem precedentes.

    #82795

    Boa noite,Apesar de ter grande interesse pela filosofia de Voltaire, sobre Rousseau eu não sei muita coisa. E me espanta o fato de que ele tenha sido mais perseguido que Voltaire, que, obviamente, possuía um discurso muito mais ácido.Mas, em todo caso, boa sorte com a tradução.

    #82796

    Você tem razão. Minha afirmação foi um pouco precipitada. A fama literária de Voltaire é complexa, pois enfrentou reações dos mais diferentes tipos ao longo da vida por conta do seu estilo polêmico (pelo menos em grande parte), como você mesmo afirmou.Porém ele era o líder inconteste do movimento Iluminista, e continuou sendo. Ao passo que Rousseau, que era reconhecido como um dos Iluministas, tendo colaborado com a Enciclopédia, rompeu com o Iluminismo e mesmo acabou por defender uma posição contrária à do movimento. Rousseau foi excluído da turma, digamos assim. Mesmo Condillac, que se manteve neutro, não retorna nenhum comentário significativo sobre os manuscritos que lhe foram confiados.A tradução estou levando lentamente. É bom para treinar. Eu já fiz alguns outros textos dessa turma:A famosa carta de Voltaire a Rousseau que marca o início da ruptura e fala das "quatro patas" que teve vontade de andar depois de ter lido o Segundo Discurso:http://www.consciencia.org/wiki/index.php/Voltaire_Lettre_30_08_1755:ptA resposta de Rousseau à carta acima:http://www.consciencia.org/wiki/index.php/Rousseau_Lettre_10_09_1755:ptUma carta de Rousseau aceitando a oferta de proteção de David Hume na Inglaterra:http://www.consciencia.org/wiki/index.php/Rousseau_Lettre_04_12_1765:ptPanfleto que Rousseau distribuiu de mãos em mãos no centro de Paris dois anos antes de morrer, tentando defender sua reputação:http://www.consciencia.org/wiki/index.php/Rousseau_A_Tout_Francois_Aimant_Encore_la_justice_et_la_verite:pt

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.