Ideologia, Alienação e Senso Comum

Início Fóruns Pedidos de ajuda Ideologia, Alienação e Senso Comum

• Este tópico está vazio.
Visualizando 14 posts - 16 até 29 (de 29 do total)
  • Autor

estou precisando fazer um trabalho sobre o que é ideologia e sobre o seus conceitos

OI PRESISO URGENTE DE UM TRABALHO QUE EXPLIQUE O QUE É ALIENAÇAO, COMENTAR SOBRE OS TIPOS DE ALIENAÇÃO E, O QUE É IDEOLOGIA, E A LIGAÇÃO ENTRE OS DOIS. obrigado.

nahuina
    Membro

vc pode pesquisar um pouco e dar a tua própia explicação ,que sem duvia é essa a ideia do que os tues profesores querem,isto é:que vc aprenda alguma coisa.
    eu fiz um trabalho assim a ñ muito tempo a intrudução vc pode fazer decrevendo um pouco a hitória da origem da ideia de alienação ,um texto muito legal e o do Marx “tese sobre feuerbach”.
    é relativamente simples,o feuerbach disse que o homem qunado ñ consegue achar alguma explicação para algum fato tende a “inventar” esta explicação.Como por exemplo a existencia de Deus…
    o Marx levou isso mais além e para outors campos do conhecimanto.
    Sobre ideologia que escreveu coisas muito boas (e em portugues,o que te tira o trabalho de conseguir o texto trduzido se vc ñ conheçe outras linguas)
    foi a Marilena Chauí.Ela escreveu um livrinho pequeno e de compreensão simples que se chama “o que é a ideologia”.Eu lí e recomendo pois é bem simples.Mas vc tb acha boas informaçoes no seu livro “introdução à filosofia” na unidade capítulo 10…
    Sei lah talvez ñ sirva nenhuma das informações que te dei se vc quiser o trabalho pronto…mas nesse aspecto eu ñ posso te ajudar pois não tenho nenhum.

por favor preciso saber o que e senso critico

É ter a capacidade de opinar com idéias diversas e inteligentes sobre um determinado objeto, censurando suas características negativas ou elogiando suas características positivas.

Sastifeita?

Boa tarde!
    Tenho que entregar um trabalho para dia desessete de junho deste ano, que se refira: IDEOLOGIA, ALIENAÇÃO, ÉTICA. Estou no primeiro ano do ensino médio, por isso só estamos estudando noções básicas. Se puderem me ajudar serei muito grata.

gostaria de saber o que é ideologia e alienaçao. Se possivel ate amanha. Muito obrigado!!!!!!!

Oi Aléssis,
    Eu não acredito em definições, pois elas resumem um conceito amplo numa frase minúscula, sem dar total idéia da aplicabilidade do conceito em si. Por isso também vou postar características da ideologia:

“Em sentido pejorativo, ideologia é o conjunto de idéias e concepções sem fundamento, mera análise ou discussão oca de idéias abstratas que não correspondem a fatos reais” (Aranha e Martins, 1986, p 70) livro: Filosofando.

Ideologia pode ser entendido como “um conjunto lógico, sistemático e coerente de idéias e valores (representações) e regras (condutas) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como pensar, o que devem valorizar e como valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, e como agir” (Aranha e Martins, 1986, p 70)Livro: Filosofando.

Segundo Michel Foucalt, citado por Bar-Gal “a ideologia faz uso da educação, com o propósito de sobrevivência, continuidade e perpetuação de valores”
    fonte: Ideological Propaganda in Maps and Geographical Education
    By: Professor Yoram Bar-Gal, University of Haifa, Israel
    Disponível em: http://geo.haifa.ac.il/~bargal/ideo-map.html
    Acesso em 01/06/2005.

Para você entender de forma mais simples, ideologia é um conjunto de idéias que regem o funcionamento de uma sociedade. Por exemplo, a idéia de justiça, democracia, trabalho etc são conceitos que regem nossa sociedade. Mas observe que a ideologia não é a descrição dessas idéias na prática, mas sim a crença nessas idéias como valores úteis a nós. Na verdade, nem Marx e Engels arriscaram definir ideologia, eles apenas conceituaram suas características. Não é fácil definir ideologia, mas posso citar exemplos:

1- A ideologia de um partido político é o conjunto de idéias que aquele partido prega ou vende em busca de votos.
    2- A ideologia da religião são os valores morais que regem os princípios dessa religião.
    3- A ideologia de uma sociedade é a crença em certas verdades ou conceitos. Ex: “a educação é um direito de todos”- isso é uma crença da sociedade. Isso é uma crença ideológica pois acredita numa idéia, e essa idéia rege o modo de viver dessa sociedade. Porém não quer dizer que “a educação é para todos” seja verdade. Muitas vezes é apenas uma crença ideológica que não acontece na prática.
    Você pode entender a ideologia como sendo sempre um conjunto de idéias que prescrevem ações, valores, normas etc. Mas essas idéias não estão escritas, elas são aceitas e propagadas pela sociedade, mas de forma passiva.
    Onde está a ideologia? Ela não está escrita, está na cabeça das pessoas. Como identificá-la? Difícil, deve-se primeiro tentar se desfazer da ideologia que está em nossas cabeças, para que possamos enxergar a ideologia nos outros. Há um método para isso: estudar o materialismo histórico (Karl Marx).

Alienação é um efeito negativo da ideologia. Alienar-se é perder um direito seu, é deixar para o outro um benefício seu, ou uma responsabilidade sua. Sempre implica uma perda. Contudo, a pessoa alienada não percebe o que ela está perdendo.

Três tipos de alienação:
    1-alienação econômica é quando os trabalhadores são explorados pelo patrão, mas eles não percebem isso (justamente pela crença na ideologia do patrão, e não na ideologia deles próprios). Quando isso ocorre, os trabalhadores não percebem que são uma classe social em contradição aos interesses do patrão. Eles se deixam explorar e não percebem isso. O patrão explora, não porque ele é mau, mas porque ele também sofre efeito da ideologia, o que permite que ele exerça sua dominação como se fosse natural. Acredita-se que alguns são pobres e outros ricos porque Deus, ou o destino, ou a natureza quis assim. Também há aqueles que acreditam que o pobre é pobre porque ele é menos esforçado. Isso são crenças ideológicas (nós pensamos isso naturalmente, sem que ninguém nos diga). Mas quando se estuda/analiza a fundo a gênese do Estado e a história do trabalho, se comprova que o pobre é pobre porque ele é explorado, e a ideologia o leva a crer que não é isso. O pobre trabalhador é levado a crer (pela ideologia) que ele depende unicamente do seu esforço para melhorar de vida (não leva em consideração fatores históricos, econômicos, sociais,políticos etc). Além disso a ideologia leva as pessoa a crer que o preço das mercadorias existem por si só, e não porque alguém trabalhou para produziar aquela mercadoria e a pessoa que vende essa mercadoria se apropriou do trabalho da pessoa que produziu essa mercadoria, para ter seu lucro. Percebe como a pessoa alienada perde algo e não vê isso. A pessoa alienada crê que apenas o salário é o preço justo pelo seu trabalho.
    2-Alienação social é quando as pessoas não notam que os problemas da sociedade são de responsabilidade das próprias pessoas. As pessoas reclamam dos problemas sociais, como se elas não pudessem fazer nada para mudar isso.
    3-ideologia intelectual é a valorização do trabalho intelectual e desvalorização do trabalho braçal. A ideologia leva as pessoas a crer na divisão do trabalho como sendo entre aqueles que pensam (dão ordens) e aqueles que executam as ordens (e nada pensam) Como você pode ver, a ideologia leva as pessoas a esses preconceitos bobos que estão enraizados na nossa sociedade.

Acho que não consegui explicar muito bem, tentei falar de uma forma fácil.
    Mas espero te-lo ajudado.

Eu preciso fazer um trabalho urgente sobre: SENSO COMUM, SENSO CRÍTICO E CETICISMO, tudo ligado à Filosofia, preciso muito de ajuda….Com um rezumo, que contenha exemplos e preferencialmente figuras……….Obrigada….

Vou fazer um trabalho de Filosofia e Preciso saber qual a explicação de senso comum e senso critico dentro da filosofia?A explicação dos dois termos.Para dia 12/07/2005

Oi!!
    Bom, preciso fazer um trabalho de filosofia e explicar as principais diferenças entre senso comum e senso crítico e também como funciona a atitude filosófica do questionamento.
    Já procurei em vários sites e não acho informação específica. Preciso disso o mais rápido possivel!
    Obrigada!!

oii!!
    Eu preciso fazer um trabalho explicando o que é alienaçao, me ajude se possivel.
    Obrigada !!

Por favor preciso fazer um trabalho para entregar dia 23/09/2005 sobre censo comum e senso cientifico mais não encontro nada se tiver algo sobre esse senso mande o mais rapido possivel pelo meu e-mail.
    obrigada

olha por favor eu preciso fazer um trabalho sobre, Politica, ideologia e Alienaçao relacionado a Filosofia ate amanha por favor em ajudem nao consegui encontrar nda principalmente sobre politica…. meu email…{[email protected]}

Visualizando 14 posts - 16 até 29 (de 29 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.