Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Nietzsche › Informações e Ordem de leitura
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
18/01/2005 às 20:58 #70214Miguel (admin)Mestre
Senhores,
Há algum tempo venho “namorando” a filosofia nitzniana, e recentemente ganhei de presente o livro PARA ALÉM DO BEM E DO MAL, logo, resolví encarar a empreitada e me aprofundar nos escritos deste filósofo. Mas antes resolví procurar algumas informações prévias, no livro HISTÓRIA DA FILOSOFIA, de Will Durant, percebí que seu livro mais imporportante foi o ASSIM FALOU ZARATRUSTA e os outros serviram com apêndice a este. Estou dando uma olhada por aquí no consciência também, mas minha dúvida é a seguinte: É necessário eu seguir uma ordem de leitura dos seus livros, por exemplo, deveria começar por Zaratrusta? uo será que não, posso ler PARA ALÉM DO BEM DO MAL sem prejudicar a compreenssão de sua obra. E, existe algum conceito que seria importante conhecer previamente? Alertando que minha formação acadêmica é História, ou seja, meu conhecimento de filosofia não é tão extenso.
21/01/2005 às 5:58 #79605Miguel (admin)MestreBEM, em verdade, para ler Nietzsche não há uma regra.
No conjunto das obras há uma certa divisão:Inicialmente temos um Nietzsche ´´pessimista“por influência da visão Shopenhaueriana e de Wagner.Livros como O NASCIMENTA DA TRAGÉDIA, A FILOSOFIA NA ÉPOCA TRÁGICA DOS GREGOS trazem essa influência.Entretanto é bom notar que há uma harmonia no pensamento de Nietzsche, muito embora ele negue Wagner(O CASO WAGNER, NIETZSCHE CONTRA WAGNER) e Shopenhauer nas obras posteriores, pois estes carregam em suas obras um quê de decadência, o que vai de encontro ao que Nietzsche fez no decorrer de sua vida e obra, ou seja, este ao contrário então passa a pura afirmação da vida(embora o niilismo anterior).
No que tange a Zaratustra, ele é um livro anterior ao ALÉM DO BEM E DO MAL e é algo como um ´´Evangelho“ às avessas, tem como conceitos básicos o Eterno Retorno e Além-homem(ou super-homem).Nietzsche se honrava bastante por o ter escrito; porém considerava o ALÉM DO BEM e DO MAL seu livro mais abrangente…
Quanto aos conceitos, um comum falaria ´´é necessário que tu saibas, antes conceitos como NIILISMO, VONTADE DE POTÊNCIA, ALÉM-HOMEM, AMOR FATI, MORALIDADE, CRISTÃO, ETRNO RETORNO, MODERNIDADE etc…“ PORÉM EU APENAS DIGO: leia as obras dele que delas brotarão tais definições, e tu, somente tu saberás como entendê-las, pois a linguagem de Nietzsche não chega a ser confusa como a de ADORNO OU WITTGEINSTAIN etc….
Sugiro que leia todo o conjunto e não fique nesta ou naquela obra, pois somente assim verás o saldo, o resultado, que aparentemente traz paradoxos etc, mas na verdade o que fica é que não pode haver ´´convicção“ou má-fé(na linguagem sartreana) nas posturas`, vide o vir-a-ser que é a própria existência.A verdade seduz!!!!É como uma mulher, mas quem é ela?????
Devemo-nos afastar da moralidade, da decadência existencial, qual se demonstra o espírito religioso que sempre nos faz ver a existência como ´´etapa“ para a vida que virá etc..
Devemo-nos afastar das concepções filosóficas que dividem o mundo(real X aparente), devemos abandonar a compreensão metafísica dos anteriores a Heidegger….cheguemos de ser realistas ou idealistas, de ler Kant como herói!!!!!!!!!
Ares de fenomenologia pintaram, mas vá aqui com cautela também!!!!!10/05/2005 às 8:30 #79606Miguel (admin)MestreTorre:
Não é necessário seguir uma ordem de leitura nos textos de filosofia, isso tornaria impraticável qualquer estudo, uma vez que seria preciso sempre remontar aos primeiros textos, chegando assim à incomensurabilidade. No caso de Nietzsche, ler todos os textos é o trabalho de um especialista.
Cada texto filosófico pode ser analisado em sua inteireza, tomando a ressalva de identificar seus momentos lógicos e tendo em vista que uma primeira leitura nunca esgota o autor. Assim, Além do Bem e Mal é uma obra de parágrafos que não estão ligados de forma dissertativa ou sistemática, mas versam sobre uma infinidade de temas. Você pode fazer um trabalho de garimpo nos livros, usando o índice de assuntos, que é ver o que Nietzsche fala para cada assunto em vários parágrafos e livros.
Não obstante essa atenção à internalidade, você vai ir aprendendo a situar os momentos da obra inteira de Nietzsche, como o Flavio apontou, a “evolução” do seu pensamento, a associação mais próxima de um livro a outro.
É sempre bom quando surgir dúvidas tomar o amplexo de um comentador e também ler os resumos de compêndios e manuais que sintetizam as principais questões e ajudam a situar uma obra em seu conjunto.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.