Interpretar Gandhi

Início Fóruns Pedidos de ajuda Interpretar Gandhi

• Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    DomQuixo
    Membro

Olá.Antes de mais nada, vou expor o pensamento que me trouxe a este forum:"A única maneira de castigar quem se ama é sofrer em seu lugar."Pode ser que ao me deitar alguma luz se faça presente diante dos meus olhos e o entendimento sobre o Gandhi quis dizer se torne claro, mas no momento eu não consigo associar a palavra "castigo" ao meu ente amado.No meu entendimento (e antes disso, no meu sentimento), sofrer no lugar de quem se ama é uma manifestação, ou forma de expressão, desse amar.A única idéia que me vem (ainda que fuja, nem sei, completamente do sentido daquelas palavras) seria a de sofrer sem compartilhar esse sofrimento com quem amamos, de forma a poupá-los, pois com essa atitude estaríamos impossibilitando-os de manisfestar seu amor por nós na forma daquele sofrer em nosso lugar.Por favor, se alguém puder lançar alguma luz sobre aquelas palavras eu muito agradeceria...**********Após a postagem inicial mais uma coisa me passou pela mente: ao sofrermos no lugar de quem amamos nós os estamos poupando de tal sofrimento mas ao mesmo tempo os privando do aprendizado/crescimento/"o que valha" que tal experiência agregaria às suas vidas... Mas acho que ainda não é nada disso que Gandhi quis dizer...**********Segunda edição:Tá... essa idéia anterior tomou corpo dentro de mim. Quase me convenço de que é isso mesmo.Apesar de ainda achar que tem alguma coisa mais sutil a ser observada, e que "castigo" na verdade é para ter algum sentido de "tapa de pelica", estou passando a crer que é mais ou menos por aí.Como eu havia dito, eu não consigo engolir essa idéia de "castigar quem se ama"; porém, ao sofrer no lugar de alguém nós evidentemente os estamos privando das coisas boas que poderiam advir daquela situação adversa, por assim dizer. Talvez nesse sentido caiba colocar nossa atitude como um "castigo", muito embora minha cabeça queira explodir ao admitir esse tipo de coisa, pois sofrer no lugar de alguém só me soa como expressão de amar... apesar de eu estar me contradizendo, não consigo aceitar que seja castigo, apesar de (porcamente, na falta de termo apropriado) eu estar tentando expor que estou enxergando como tal...

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.