Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Nietzsche › "Julgamento" de Nietzsche
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
24/06/2003 às 19:40 #70082Miguel (admin)Mestre
Olá caros colegas. Vemho aqui, por meio desta solicitar-lhes ajuda em meu recente trabalho (escolar). Veio à mim o grande dever de “ATACAR” Nietzsche em um tipo de que seria um julgamento. Para isso devo utilizar de todos os recursos possíveis. Será que vocês poderíam me dar uma mãozinha? Já li várias apostilas que o professor me deu para saber o que fazer mas não me vem a cabeça como critica-lo… Por favor ajudem-me. Estou realmente precisando…
Esperançosamente, contando com vossa ajuda,
Batata.24/06/2003 às 19:47 #77931Miguel (admin)MestreATENÇÃO !!!
veNho …… Com N ( ENE ) e não com M ( EME )
Desculpe…24/06/2003 às 20:33 #77932Miguel (admin)MestrePor que seu professor quer que você ataque Nietzsche, qual é o enfoque do curso?
Sugiro a leitura do livro “Porque não somos nietzscheanos”, da Editora Ensaio, 1993
24/06/2003 às 20:57 #77933Miguel (admin)MestreSobre o enfoque dp curso é exatamente baseado nesse livro. Já li o que acredito que seja a primeira parte pois meu professor nos deu uma apostila. O título é: A BESTA-FERA, O SOFISTA E O ESTETA: “A ARTE A SERVIÇO DA ILUSÃO”.
Será que alguém poderia esclarecer um pouquinho? Já sabemos que a Besta-Fera é o homem “animal”. Sem lógica sem pensar, FORTE… o resto tá difícil. O Sofista tá pior ainda, mas acredito que seja algo como a VERDADE ABSOLUTA, e crítica que poderia ser feita talvez fosse que Nietzsche não acreditava na verdade absoluta, certo? ( Respondam essa pergunta por favor !) E o Esteta é o que só acredita na beleza, o belo é a razão de viver, e não sei o que dizer mais. Portanto peço POR FAVOR AJUDEM-ME !!!
Obrigado mais uma vez… Ansiosamente,
Batata.
P.S.: Desculpe se eu escrevi alguma besteira. Mas se escrevi, consertem-me por favor…24/06/2003 às 21:30 #77934Miguel (admin)Mestre“Sobre o enfoque do curso” –> DO não DP !!!
Obrigado26/06/2003 às 23:05 #77935Miguel (admin)MestreAlguém sabe me dizer se eu posso considerar Nietzsche um humanista?
27/06/2003 às 3:19 #77936Miguel (admin)MestreNão, você não pode considerar Nietzsche um humanista, muito antes pelo contrário. Um crítico do humanismo, já que uma das características do humanismo é o otimismo que postula que a razão é capaz de conhecer, e Nietzsche é um crítico feroz da razão, de Descartes, de Voltaire etc.
As suas observações acima são pertinentes. Além do livro você pode pegar as frases de Nietzsche sobre a mulher, especialmente para Além de Bem e Mal, como “Se a mulher fosse um ser pensante, já teria descoberto” ou “Também sobre a mulher a mulher deve se calar” etc. Você acha facilmente a referência pelo índice Onosmático.
boa sorte
27/06/2003 às 21:10 #77937Miguel (admin)MestrePor favor Batata me esclareça uma pequena dúvida.Por que vc precisa fazer um trabalho onde vc deve atacar nietzsche.Vc cursa filosofia?E qual seria o objetivo deste trabalho, convencer os alunos de que nietzsche é ruim, ou fazer com que eles entendam melhor suas obras?
28/06/2003 às 7:55 #77938Miguel (admin)MestreUm trabalho original dentro da sua calsse, seria a de defender a posição Nietzscheana, uma vez que o texto do curso é o livro “por que não somos nietzscheanos”. Você poderia rebater os argumentos do texto.
28/06/2003 às 16:18 #77939Miguel (admin)MestreCaros colegas, não curso filosofia, ainda estou na escola (3º ano do 2ºgrau) e meu professor de filosofia commo você disse quer q nós entendamos melhor suas obras. Esxite grupos que têm de defender Nietzsche mas o meu grupo e outros também, tem de ataca-lo, falar que ele estava errado, o que você quiser chamar…
21/11/2004 às 13:44 #77940Miguel (admin)MestreOlá Batata! Bem, certamente é um trabalho delicado, pois assim como Platão, Nietzsche escreve por metáforas, deve-se ter cuidado com a interpretação das mesmas… Mas acredito que para um iniciante(assim como eu) concordo com a dica do Miguel, de você partir do livro para Alem do Bem e do Mal e pegar as ideias que ele se refere a mulher, da uma EXCELENTE critica a Nietzsche… E certamente deve ter algumas outras obras dele à respeito da mulher..
Continuamos a conversar….22/11/2004 às 4:37 #77941Miguel (admin)Mestrenão é justo atacar Nietzsche, o que ele falou sobre as mulheres foi algo contemporânio…não foi privile´gio dele!!!!!!!!A mulher sofreu foi na História, devido sobretudo a educação cristão, a moral mesma…e não por causa de Nietzsche…criticá-lo por isso não!!!!!!!!!
21/09/2005 às 23:36 #77942Miguel (admin)MestrePessoal, por favor. Preciso compreender Nietzsche. Preciso de idéias. Alguém pode ajudar?
[email protected]24/02/2006 às 0:38 #77943Miguel (admin)MestreNietzsche sentado no banco dos réus. Ele solta uma grande gargalhada e pede o julgamento de deus. Sim, aquele deus pequeno, sádico. O juri nada entende. Nietzsche contesta a validade daquele tribunal. Chega a dizer que é inverossímel. Nietzsche ri. Em suas risadas começa a pesar as dores da mediocridade que sentimos todas as manhãs. Nietzsche sabe que nada importa. Tudo voltará e o agora já é um retorno. Enquanto a platéia – que desconhece as leis dos tribunais e as leis da vida, segundo o próprio Nietzsche – apenas solta comentarios inúteis ao ar. Para Nietzsche isso é uma grande dor. Sua cabeça sente uma pequena pancada na parte de trás. Nietzsche sabe que as dores aumentarão e que, antes mesmo do término do julgamento, tudo será uma zombaria ou uma dolorosa vergonha. Até mesmo para ele.
12/10/2007 às 18:53 #77944BrasilMembronão é justo atacar Nietzsche, o que ele falou sobre as mulheres foi algo contemporânio...não foi privile´gio dele!!!!!!!!A mulher sofreu foi na História, devido sobretudo a educação cristão, a moral mesma...e não por causa de Nietzsche...criticá-lo por isso não!!!!!!!!!
Naquela época ainda havia muita ignorância, mas também haviam pensadores:Aquele que conheceu apenas a sua mulher, e a amou, sabe mais de mulheres do que aquele que conheceu mil.Leon Tolstoi (1828 – 1910)Um amor bem verdadeiro, uma vida bem íntima com uma mulher, a quem se queira como amante, que se estime como irmã, que se venere com mãe, que se proteja como filha, é evidentemente o destino mais natural ao homem, o complemento da sua missão na terra.Júlio Dinis (1839 – 1871)A mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova.Léon TolstoiA verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.Léon TolstoiA mulher que não sabe ser feliz em casa não será nunca feliz.Léon TolstoiCaro bitir, não pude deixar de comparar sua mensagem daqui com sua mensagem noutro tópico:
A FAMÍLIA É UM ACIDENTE, NÃO HÁ INCESTO ´´PECADO``, HÁ REPRESSÃO DO DESEJO!
Assim como Nietzsche parece-me que vc está totalmente predisposto a enveredar-se pelos delírios das vontades...Os homens distinguem-se entre si também neste caso: alguns primeiro pensam, depois falam e, em seguida, agem; outros, ao contrário, primeiro falam, depois agem e, por fim, pensam.Léon Tolstoi
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.