Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Rousseau › Julie ou la nouvelle Héloïse
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
11/10/2005 às 20:24 #70305Miguel (admin)MestreGeorge Gomes Ferreira, Enviado em Quarta, 22 de Junho de 2005 – 5:52 am:
Diversas vezes grandes pensadores (não sei se filósofos de carteirinha) alertaram para o perigo de uma sociedade guiar-se apenas pela RAZÃO. Entre eles Rousseau. Não é por que MEIA DÚZIA de filósofos realmente se preocuparam com os problemas humanos que TODO O RESTO vai ter suas almas aliviadas de uma grande culpa: servir à dominação. Acredito que as idéias dependem mais de nós do que nós delas. Não sou tão antropocêntrico ao ponto de pensar que todo real é racional como todo racional é real. Enquanto filósofos contemplam os espertos dominam o mundo, e 90% da população mundial passa fome. Nossa vida não está valendo nada no mercado, por que nossas idéias deveriam valer mais?. “SABENDO” (se o problema fosse saber!) disso dá sempre vontade de partir para a “IGNORÂNCIA”. Ou seja, a resposta é NÃO, a filosofia atualmente é apenas uma boa forma de sofrer. Obs.: Eu gosto de sofrer também.
Tenho convicção de que nem todo real seja racional, como nem todo racional é real. Aliás, bela frase!
Mas, acredite-me, se não houvesse filosofia, talvez não fosse 90% da população mundial com carências de necessidades básicas, porém 99%. Os espertos nunca terão completo êxito enquanto existirem filósofos, ou seja, pessoas que questionem. Eu não gosto de sofrer, mas não vou desistir tão facilmente, “não tá morto quem peleia”.
Você mencionou a critica à razão de Jean-Jacques Rousseau e isto me lembrou de um fato irônico. O lema do ceticismo ateu do fórum Ateus.net é extraído da obra Julie ou la nouvelle Héloïse, do quinto capítulo, onde o autor põe em questão justamente todo esse racionalismo, toda esse cientificismo, que ao invés de libertar o espírito, parece obscurecê-lo por não perceber ou desconsiderar as coisas mais óbvias que já conhecem o coração.
Saia da infância, amigo, desperta! Não entregue a sua vida inteira ao longo sono da razão!
Sors de l’enfance, ami, réveille-toi. Ne livre point ta vie entière au long sommeil de la raison. L’âge s’écoule, il ne t’en reste plus que pour être sage. À trente ans passés, il est temps de songer à soi ; commence donc à rentrer en toi-même, et sois homme une fois avant la mort.
Mon cher, votre cœur vous en a longtemps imposé sur vos lumières. Vous avez voulu philosopher avant d’en être capable ; vous avez pris le sentiment pour de la raison, et content d’estimer les choses par l’impression qu’elles vous ont faite, vous avez toujours ignoré leur véritable prix. Un cœur droit est, je l’avoue, le premier organe de la vérité ; celui qui n’a rien senti ne sait rien apprendre ; il ne fait que flotter d’erreurs en erreurs, il n’acquiert qu’un vain savoir et de stériles connaissances, parce que le vrai rapport des choses à l’homme, qui est sa principale science, lui demeure toujours caché. Mais c’est se borner à la première moitié de cette science que de ne pas étudier encore les rapports qu’ont les choses entre elles, pour mieux juger de ceux qu’elles ont avec nous. C’est peu de connaître les passions humaines, si l’on n’en sait apprécier les objets ; et cette seconde étude ne peut se faire que dans le calme de la méditation. – Rousseau
12/10/2005 às 11:45 #80461Miguel (admin)Mestre“Saia da infância, amigo, desperta. Não entregue a sua vida inteira ao longo sono da razão.” – Rousseau
Na frase acima, não se trata de “um descansar da razão”, mas de “um sono inerente à razão”.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.