Lacan e o Médico Atacado dos Nervos

Início Fóruns Fórum Sobre Filósofos Lacan Lacan e o Médico Atacado dos Nervos

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70307

    Lacan em Subversão do Sujeito e Dialética do Desejo no Inconsciente Freudiano (Écrits) faz uma montagem com jogos de palavras e símbolos matemáticos apenas para reafirmar que o significante é desprovido de significado. Ele toma o signo de Ferdinand de Saussure e o inverte S/s, pois para a psicanálise há a primazia do significante sobre o significado. Depois monta a seguinte fórmula…

    S(significante)/s(significado) = s(enunciado)

    …e atribui o valor S=(-1), donde se chega à conclusão de que s só pode ter valor igual à raiz quadrada de -1!

    -1/s = s .: s = SQR(-1)

    Mas por que ele abusa desta maneira das formas de expressão?

    Quando ele iguala o significante ao valor -1, ele está querendo dizer que há uma relação entre o traço e a negatividade. O que isto quer dizer? Ora, é bastante simples: o que significa um beijo?

    As pessoas se beijam porque é gostoso, assim como as crianças pequenas gostam de chupar dedo, chupeta, etc.

    O significante é isso: como traço inscrito, ele se funda pela negatividade (falta um). Ou seja, a pulsão é insaciável. Você chupa o dedo, beija, toma chimarrão, mas a pulsão oral está sempre ali: mais uma vez, mais uma vez (pois falta um). Ninguém precisa beijar para viver, mas nunca irá cansar de beijar a quem ama.

    Daí, o valor do significado do signo invertido de Saussure e do significado da enunciação serem ambos raiz de -1, ou seja, um valor impossível. Isto quer dizer: a pulsão oral não tem nenhum significado em particular, é mera insistência do significante.

    Se um filósofo medíocre como eu conseguiu entender isso em 10 minutos de leitura, como é que os senhores Alan Sokal e Jean Brickmont não conseguem???

    E tem mais aquele medicuzinho histérico, aqui do Brasil, que ficou escandalizado porque o Lacan contrariou as leis sagradas da matemática e, como não pôde colocar o falecido na fogueira de sua inquisição formalista, escreve seus artigos pela internet à fora mostrando ao mundo os grandes crimes que Lacan cometeu contra a ética profissional…

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.