Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › Meditações Metafísicas
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
14/09/2003 às 21:20 #70101Miguel (admin)Mestre
Caros colegas, gostaria saber se vcs poderiam me ajudar dessa vez agora com Descartes… Felizmente não precisarei criar uma situação de julgar o filósofo em questão. Já li o ensaio das meditações e gostaria que vcs me ajudassem a entender, já que, para um aluno do 2º ano do ensino médio creio que isso seja difícil. Se puderem me ajudar a entender uma por uma, ficará mais fácil de interpretar.
Obrigado,
Batata29/04/2004 às 13:47 #78108Miguel (admin)MestreSe vc puder me mandar o texto ou alguma parte dele, eu posso tentar te explicar!!! Sou acadêmico do 3° semestre de filosofia da Fapas de Santa Maria/RS
29/04/2004 às 13:57 #78109Miguel (admin)MestreMande um e-mail para mim!!
10/08/2004 às 2:21 #78110Miguel (admin)MestreOlá Batata
O seu curso de filosofia é bastante puxado pro colegial.
Como forma de arquivo, os que estiverem atrás desse tema, tem um pouco mais em
http://consciencia.org/moderna/desmedi.shtml13/08/2004 às 17:07 #78111Miguel (admin)MestreEstou fazendo um seminario sobre o Inatismo na diciplina de filosofia, no curso Normal Superior, gostaria de receber E-mails, sobre esse assunto.
31/08/2004 às 17:24 #78112Miguel (admin)MestreEstou no 8º semestre de Filosofia na Unioeste do Paraná. Começo amanhã o meu estágio num 3º ano do ensimo médio. E vou começar por Descartes apesar de achá-lo um troxa. Mas acredito que seja um dos únicos filósofos que os alunos dessa idade e sem nenhum conhecimento filosófico entenderão. Vou trabalhar apenas as duas primeiras meditações porque a partir já da metade da segunda o Descartes começa a falar de Deus e pira! A filosofia cartesiana vai até o 9º parágrafo da segunda meditação. Depois deixa de ser filosofia pra começar a falar de religião. Blá.
03/09/2004 às 2:28 #78113Miguel (admin)Mestrevou começar por Descartes apesar de achá-lo um troxa
Puxa vida! Vai dar aula com esse espírito? Tenho pena dos alunos.
Vou trabalhar apenas as duas primeiras meditações porque a partir já da metade da segunda o Descartes começa a falar de Deus e pira! A filosofia cartesiana vai até o 9º parágrafo da segunda meditação. Depois deixa de ser filosofia pra começar a falar de religião. Blá.
Mas assim dificilmente vai falar de Descartes ou de filosofia, parece que está mais para falar dos gostos pessoais da Luiza
13/05/2005 às 1:00 #78114Miguel (admin)MestrePor favor nao seja taosimplorio ao falar de descartes desse jeito. parece ate que vc nunca ouviu falar do cara.
28/05/2005 às 16:53 #78115Miguel (admin)MestreA D. Luiza Hilgerd diz que vai dar uma aula no ensino médio e escolheu Descartes porque ele seria fácil, mas em seguida demonstra que não entendeu nicas. Releia, minha senhora. Então perceberá que falar a respeito de Deus não é tratar de um problema religioso neste caso, uma vez que a dúvida hiperbólica é construída com a hipótese do Gênio Malígno e que, sem afastar essa possibilidade não há como, na enconomia interna das “Meditações”, chegar a certezas sobre o mundo exterior. Mas, antes: com esse português lamentável não vai dar prá dar aulas nem no ensino fundamental.
29/05/2005 às 5:33 #78116Miguel (admin)MestreA D. Luiza Hilgerd não sabe a diferença de, encontrar na idéia da existência de Deus e das coisas exteriores a ela própria por livre exame ou aceitar ambas dogmáticamente. Neste caso a D. Luiza Hilgerd é que possui uma linha de crenças em cuja a dúvida tão preciosa a Descartes não se encontra. Concluo que não é capaz de entender filosofia. Um bom conselho é que D. Luiza Hilgerd não venha a se dedicar a tão ampla área do conhecimento. Só em pensar nela como professora me cubro de uma dor enorme em meu coração de brasileiro. Há, e antes de me esquecer, os nossos alunos, não são lousas em branco, para pessoas como D. Luiza tentar destruir seus progressos e descobertas pessoais com idéias tão estapafurdias, como as que relatara sobre as meditções. Seria bom que D. Luiza nem tentasse lê-las novamente por me parecer um esforço inútil de sua parte. Espero que nunca mais escreva nada sobre ninguém que não conheça realmente, pois, além de indecoroso, no caso do referente aos sérios estudiosos, mancha o nome de pessoas dígnas que se lançam em pesquisas sérias e com resultados válidos para o pensamento humano.
27/09/2005 às 15:01 #78117Miguel (admin)MestrePo, se vc acham qu eDescartes pira, é porque vcs não viram meu professOS DANDO AULA DE FILOSOFIA!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.