Início › Fóruns › Atualidades da Política Brasileira › Mensalão: falta de decoro ou falta de reforma política?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
05/12/2009 às 0:56 #70942105 TORRE NORTE*Membro
Não foi a primeira vez e também – infelizmente – não será a última vez que fomos surpreendidos com cenas tão chocantes, e até mesmo tão cômicas. Desde Roberto Jeferson até Arruda quantos Mensalões não aconteceram e não estão acontecendo pelo Brasil afora? Aliás, não duvido que esta prática não seja anterior, muito anterior ao Roberto Jeferson – O paladino da justiça. Mas, por que o pagamento de suborno a legisladores brasileiros é uma prática tão comum? Seria a simples falta de ética, de decoro que impregna os políticos brasileiros? Ou será o modelo político-partidário brasileiro que favorece esta prática? A maioria de nós responderíamos assim: Sim, falta ética a maioria dos políticos brasileiros, e sim, é preciso uma reforma política. Sobre a Ética na política. Existiria por "princípio" ou por medidas coercitivas. não vamos esperar que todos os políticos tenham e pratiquem princípios éticos, contudo deveríamos esperar que houvesse medidas coercitivas eficazes contra atitudes que ferissem a ética. Porém tais medidas não ocorrem, resultado de um sistema judiciário burocrático, moroso, débil.Sobre a Reforma política. Deveria começar a partir de uma iniciativa dos próprios parlamentares, assim como na reforma do sistema judiciário. Apenas "deveria", pois não acontece nem reforma política para impedir que seja necessário "comprar" deputados, tão menos, ocorre uma reforma judiciário com o objetivo de punir rapidamente os auspiciosos legisladores. Haja vista que quem seriam os autores destas reformas?Assim, parece que a questão não seria - precisamente - nem falta de decoro, nem falta de reforma política, mas sim: "a raposa estar tomando conta do galinheiro". E nos resta a mídia, os programas humorísticos e o voto (este último não conta muito com o nível de educação/cidadania do brasileiro).
12/12/2009 às 14:47 #87644105 TORRE NORTE*MembroLula propõe tornar corrupção crime hediondohttp://www.estadao.com.br/noticias/nacional,lula-propoe-tornar-corrupcao-crime-hediondo,479256,0.htmjá existem outros 4 projetos enferrujados no Congresso, sabe quando serão votados?E o povo brasileiro continua na m* (parafraseando o presidente)
13/02/2010 às 12:02 #87645nickossMembroLula propõe tornar corrupção crime hediondohttp://www.estadao.com.br/noticias/nacional,lula-propoe-tornar-corrupcao-crime-hediondo,479256,0.htmjá existem outros 4 projetos enferrujados no Congresso, sabe quando serão votados?E o povo brasileiro continua na m* (parafraseando o presidente)
Desconheço um diretório de partido político que não seja uma escolinha de corrupção. Outro dia, participando de uma reunião que tratava de como faríamos para trazer os filiados (esquecidos a muito) para votar, na eleição para a nova diretoria(nossa chapa concorreu e ganhou), pois só foram lembrados nesse momento, e tinham que pagar R$ 15,00/ano, uma sindicalista componente da chapa, respondeu de pronto: - Se o filiado vier votar na gente, arranjo o dinheiro.Bom, fiquei nervoso e disse que era corrupção... As várias tendências presentes concordaram com ela, porém insisti que se o fizessem iria denunciar ao partido... O clima ficou nebuloso, mas tiveram que concordar.Só acredito em reforma política com a participação(audiências públicas) de todos os ramos "organizados" da sociedade. E o fortalecimento de um judiciário, também controlado pela sociedade, na exigência do cumprimento das leis. Nesse aspecto, nem quero saber que forma de regime teremos que nos submeter para levar para a cadeia, e ficar cumprindo a pena integralmente, os corruptos. Certamente, diminuirá muito os interessados na administração pública que, segundo eles os salários não são o suficiente para a manutenção do gabinete e seus familiares. AbraçosNickoss
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.