Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Qual é o sentido da vida? › Meu repúdio… Meu protesto… Minha indignação
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
07/01/2006 às 23:46 #70283vianaMembro
:oA todos os prezados amigos que queiram me ajudar na minha procura da verdade. Confio que suas intenções serão sinceras e confiáveis, o que muito me alegrará. Mas quero ser também sincero, e o mais verdadeiro possível; portanto devo tentar expressar com a maior clareza e honestidade, toda a minha ansiedade na procura no que tange a minha pessoa, pois não me contento em permanecer nessa incógnita, sem ao menos saber a minha real identidade, repetindo sempre aquela já tão desgastada indagação... (Quem sou de onde vim, porque vim o que faço eu aqui e para aonde vou)? Não consigo entender como pode alguém contentar-se em viver uma vida toda nessa ansiedade de sequer saber no mínimo a razão da sua própria existência, nessa constante sonegação... Por isso mesmo é que decidi me pronunciar, e com toda a minha indignação; aos quatro ventos gritar e não me calar - pois acho que sejam quem forem esses sujeitos responsáveis por nossa existência; no mínimo deveriam ter a dignidade de se manifestarem, a respeito, e de uma vez por todas acabarem com toda essa manipulação repugnante e já tão exaustiva de se manterem calados e indiferentes; a despeito de toda essa confusão religiosa que por milênios vem espoliando uma humanidade já tão cansada e explorada por inúmeros charlatões que disso se aproveitam para mais e mais multiplicarem suas fabulosas montanhas de ilícitas riquezas. Vejam um pouco daquilo que acho: Tenho 62 anos de idade, fui crente evangélico durante 42 longos anos, sempre fui fiel nos dízimos e nos serviços religiosos, obediente a todas as normas, costumes e mandamentos de cada denominação as quais freqüentei. Fui pastor, e nesse período batizei muitas pessoas, dediquei-me á obra de evangelismo; durante 22 anos – do ano 1979 a 2000, evangelizei 101 cidades no Estado do RS, realizando um assíduo trabalho de porta em porta (eu e minha família). Nesse mesmo tempo fui também professor, cantor e outros! – Mas admito que mesmo conservando as melhores intenções, sempre me mantendo fiel no que praticava... Mas algo me dizia que havia alguma cousa errada. Ainda seguindo essa peregrinação; percorri quase todas as denominações existentes, em busca da “verdade”, porem em todas; sempre encontrei a mesma coisa: Farsas, enganos, mentiras, ignorância, ingenuidade e fanatismo religioso; todas se dizendo serem detentoras da “verdade”. Porem todas elas igualmente equivocadas! Vi muita miséria, enfermos, fracassados e derrotados, mas mesmo assim os fanáticos iludidos continuavam dando seus testemunhos de vitórias e benção recebidas - benção estas que jamais aconteciam! Confesso que em todos esses anos que por lá estive; eu nunca tive o prazer de presenciar um só milagre, nem mesmo a cura de uma simples dor de cabeça, eram tudo só, falácias! - Porque será que nos tempos bíblicos os homens de deus tinham tanto poder, até para ressuscitar os mortos, curar os enfermos, dar vista aos cegos, e fazer os paralíticos andarem; e hoje os homens do mesmo deus “cheios do Espírito Santo”, não conseguem sequer se livrar dos óculos para poderem ler a bíblia??? - Alias milagres realmente não existem; mesmo porque, nenhum noticiário de jornal ou de televisão, tem anunciado pelo menos um (sequer um) pequeno milagre que seja, em nossos dias, até porque se um só milagre acontecesse em qualquer parte do mundo; todos os órgãos de noticias mundiais divulgariam por vários dias para manterem sua audiência. Foi então que a realidade e a desilusão se abateram sobre mim e me desanimaram; já cansado de tantos anos de um árduo trabalho, e sem observar qualquer resultado; foi o Fim, eu desisti! Há! Como se não bastasse; nesse longo trajeto religioso, eu tive três casamentos desfeitos e perdi um filho com 20 meses de idade, morto por um trem de (?) toneladas. (Quantas benções e quantas vitórias eu obtive, em?). E só para esclarecer, digo; que desde o ano 2000, quando me “desviei dos caminhos de deus” eu me sinto muito, mas muito feliz mesmo!... Já não preciso mais de bengalas e de muletas para me apoiar sobre meus próprios pés, nem de coleira para me manter preso, e andar na linha, (sei que tem gente que precisa disso, eu não)! Existem aqueles que não estando na “Igreja”, estão no crime – Eu que sempre fui um homem correto (antes e durante), sei que também (depois), certamente continuarei sendo correto mesmo apos ter rompido e me afastado definitivamente de toda essa alienação religiosa! Portanto; eu não preciso de Igrejas e de religiões nenhuma para me manter honesto e ser feliz! Tanto a bíblia quanto as Igrejas, esforçam-se em colocar nas cabeças dos ingênuos, dos incautos e desavisados que: “O homem é mau, e que nele não habita bem nenhum, e que ele não é digno nem de pronunciar o nome de deus... E que a nossa justiça é como trapo de imundícia, e o lugar que nos cabe é o inferno” e etc. Bem, eu quando noto ervas daninhas na minha lavoura, trato logo de passar veneno e acabar com toda a praga, e não fico esperando que num passe de mágica se transformem num jardim de rosas! Porque será que um deus tão perfeito não acaba logo com a raça humana tão imperfeita?... Porque esse deus insiste em se manter tão distante, omisso, invisível, não se mostra não se revela, e não responde ao clamor de um povo tão sofrido e que o busca. E ainda falam por aí em “comunhão com deus!”, que comunhão em? (comunhão é aquilo que ocorre entre familiares e entre amigos)!... ... Bem ao contrario de deus; o ser humano é um ser real, se faz presente, se comunica, é solidário, ama, ajuda e faz o bem! E quanto a essa invenção de que deus “ama o pecador?” - está provado que é mais uma grande mentira! Pior ainda é o fato do ser humano não saber nada... Nada... Mas nada mesmo, ao seu próprio respeito? Por exemplo: Eu não sei à hora, o dia, o mês, o ano, nem o lugar aonde eu nasci... Não tenho certeza de quem são os meus verdadeiros pais (tudo o que sei é por meios de informação de outros)! Não sei de onde eu vim, porque eu vim o que faço eu aqui, qual foi o plano traçado para a minha vida aqui nesse mundo, qual a função que deverei exercer e desempenhar? Quais as melhores escolhas que eu deverei fazer (profissão, casamento e etc.)? Não sei quantos anos eu vou viver aqui nesse mundo; quando, onde, porque e do que eu vou morrer? Qual foi e qual é o propósito da minha vida (passado, presente e o meu futuro), para onde eu vou após a morte, etc.etc. e etc.? Enfim, a nossa vida é uma incógnita, um grande mistério, eu diria: é uma grande maldade isso que fazem com a gente! Em fim, não sabemos nada sobre nos mesmos! E ainda tem gente que acha que sabe alguma coisa (sabem mesmo)? Aí então surge uma pergunta: que deus sábio poderoso e bondoso é esse, que até parece estar perdendo para o ser humano, em matéria de capacidade e eficiência? Pois, uma indústria quando lança um produto no mercado; fornece junto, um manual de instrução, para proporcionar um perfeito funcionamento e manuseio - com garantias e tudo mais. E quanto a nós em?... É bem como diz a bíblia: “trapos de imundícias!”. (Nessa eu concordo plenamente com a bíblia!)... Que ruim em? Enquanto isso; o homem continua nascendo, crescendo, vivendo, sofrendo, envelhecendo, adoecendo, morrendo, desaparecendo e pronto!... Fim acabou! - E tudo isso para á gloria desse deus de “amor”? E ainda querem nos fazer acreditar em mais essa de; “ame o teu deus!”. Como é possível amar alguém distante, invisível, estranho e desconhecido, que nem mesmo liga pra ninguém? Quando alguém diz que ama esse deus, está mentindo, pois é impossível que se ame a alguém que nem mesmo se possa ver! Na verdade o que as pessoas sentem mesmo, é medo desse deus, e só o adoram por obrigação, ou por simples interesses “benção e vida eterna”. O que me deixa mais perplexo e desiludido é quando se olha em volta e se observa tantas desgraças, tragédias, maldades e injustiças; pondo em cheque a credibilidade e a eficácia de um “deus” que se diz ser todo perfeito. Não é admissível que um “deus” dessa magnitude não pudesse conduzir de uma forma menos horrorosa, com a qual ele conduz uma existência humana, e a animal; quando um é destroçado pelo outro de modo a ser devorado como alimento... Tanto quanto o homem que acaba por ser comido e defecado pelos vermes; de uma forma mais do que humilhante degradante e desonrosa! Foi então que cheguei a seguinte conclusão:... Se deus não vê o mal... Ele não é onisciente!... Se ele vê, mais esta muito distante para agir... Ele não é onipresente!... Se ele vê, está presente, mas não quer acabar com o mal... Ele não é amor! Sem receio de errar, e com a certeza absoluta de não estar cometendo nenhum exagero; posso afirmar que qualquer ser humano por pior que ele seja, faria muito melhor. Sinto muito, mas não consigo me conformar acreditando na existência de um “deus” conforme “Jesus” teria revelado; como sendo um “pai de amor”. Por outro lado posso muito bem admitir que realmente tenha existido sim, o personagem do velho testamento, o terrível Jeová guerreiro, conforme ele mesmo costumava declarar ser “o senhor dos exércitos”. Esse de fato era um conhecidíssimo guerrilheiro, perseguidor, matador, carrasco, assassino, cruel e sem misericórdia – mas é mister que se saiba diferençar um do outro, pois um era declaradamente um bandido terrorista (é só conferir no VT), e o outro deveria ser um Deus de paz e de amor - mas isso segundo teria dito “Jesus”!VIANA
04/02/2006 às 2:30 #80364Eu creio!!!!MembroFala sério. Se tua bronca é contra Ele. Fala com Ele! Vc ainda não encontrou a resposta por que não quiz!AS minhas indagações eram as mesmas, eu encontrei as respóstas no Filósofo Jesus Cristo. Já que Ele diz ser a Verdade, O CAminho e a Vida, ninguémvai ao Pai se não fôr por Ele. Portanto, vá a Ele e vc terá a resposta. Filosofei.
29/08/2006 às 2:51 #80365Eu souMembroOlá viana ::) Vejo que a procura está sendo árdua. Eu desde pequeno procurei por estas coisas, como vc, e um sentido real para esta vida. Um sentido que fizesse eu dizer que vale apena tudo isto. Então comecei a pesquisar na internet assuntos que vão desde filosofia, religião e ocultismo*. Minha visão do mundo começou mudar a partir daí.Lendo alguns de seus textos parece-me que vc está com uma visão muito centrtalizada do todo (universo).Deus indiscutívelmente criou o bem e o mal. O bem e o mal são a mesma coisa: idêntica em natureza, mas diferente em grau. Assim como o calor e o frio, a tristeza e a felicidade, o caos e a ordem.Tudo que acontece tem o seu porque. Nada é por acaso. Absolutamente nada. pense nisto. Qualquer acontecimento que surgir em sua vida, eu disse qualquer, vai ter o porque. Eles mudarão uma pequena ou grande parte de seu pensamento, e em grão em grão enchemos o papo. Cada ato gera uma consequencia, e todo o bem ou mal que fizer, estará fazendo a vc mesmo. Isto é uma lei.As religiões são todas diferentes mas cada uma é para um tipo e um nível de evolução. E levam ao mesmo lugar.A religião é como uma vareta que se finca ao lado de um broto de uma árvore, que a auxilia no seu crescimento, e a protege. Mas, quando a árvore cresce, a vareta tenque ser arrancada, pois a arvore, apesar de ser pequena, já é maior que a vareta, e esta já não é necessária.No cristianismo não é diferente, ele é só mais uma religião. Não é certo nem errado porque mostra o caminho, mas sendo tudo como uma grande metáfora.Leia textos sobre astrologia(faça seu mapa astral: http://www.emersonberlanda.com.br MUITO BOM), metafísica, ramakrishna, siddhartha gauthama (buda),espiritismo/mediunidade, ocultismo em geral (vejo que tambem anda em Ufologia: ele foi o meu promeiro tema, ele espandiu minha mente), e se possível, assista encontro marcado com Luiz gasparetto na REDETV (ou na rádio mundial que também tem na internet) 1:50 da tarde. Ele é médium e tem uma filosofia de vida revolúcionária comparada aos padrões anteriores, e sendo a verdadeira, o que eu acho que é, o mundo seria completamente outro se todos a adquirissem. Acho que se vc estar consciente de todas estas coisas cima sua visão de vida mudará completamente.Não se apegue a nada dito em nehuma religião. veja, e tire sua própria conclusão.Bom, pelo menos pra mim fez diferença. Veja se faz pra vc também.Voce não está simplemente vivendo neste mundo, você é uma coisa existente no universo. E se tudo que existe faz parte do universo, então você não mora nele, você é uma parte dele.Tente pensar nisto, e depois vamos conversando e vendo se alguma coisa mudou.Lembra lá no início de sua carreira religiosa, como vc era "bobinho"? Naquela época vc não podia imaginar a visão que vc tem hoje do mundo, de como ascoisas são, porque o pequeno não consegue entender o grande, mas quando entender, passará a ser grande. Sendo assim, himagine vc daqui a 10 anos, lá para os 70 e tantos. Você não consegue fazer isto. Imaginar sim, mas não o correto. Mas é só tentando entender que se entende e se muda.Tente pensar como deus. Em primeira pessoa. E tentar descobrir porque tudo é assim. Tudo faz sentido. É apenas as pessoas que não entendem e acham tudo uma grande falta de amor para com a humanidade. Ter amor a uma pessoa é lhe ensinar o certo e não iludila. Este é o verdadeiro amor de Deus. E é a razão de nós estarmos aqui- Ensinar-nos.Me diga, como uma mosca pode entender como pensa um homem? ela não consegue, porque pensa pequeno, o mundo dela é pequeno.O mesmo acontece com nós perante deus. Como poderemos entender uma coisa que é maior que nós?Se o mundo e as coisas são assim, tem o porque. Deus sabe o porque, mas nós não, porque ainda somos moscas. Mas em tempos em tempos vamos abatendo a ignorância e começamos a enchergar melhor o todo.Procurando, encontraremos. (lhe parece familiar?)Fernando M.R.
29/08/2006 às 12:29 #80366Miguel (admin)MestreTudo que acontece tem o seu porque. Nada é por acaso. Absolutamente nada. pense nisto. Qualquer acontecimento que surgir em sua vida, eu disse qualquer, vai ter o porque. Eles mudarão uma pequena ou grande parte de seu pensamento, e em grão em grão enchemos o papo. Cada ato gera uma consequencia, e todo o bem ou mal que fizer, estará fazendo a vc mesmo.
Com essa sequência de rifões deu até vontade de ler o Dom Quixote e (principalmente) seu fiel escudeiro mais uma vez... hahaha! ;D
22/01/2007 às 20:38 #80367Rafael Ferrer KlossMembroVianasua procura, não é vã, vc aprendeu muitoseu protesto é perfeitamente compreensível, vc queria os frutos docessua indignação e seu repúdio fazem parte de ti como Deus também esta dentro de vc,é o q vc sente...como se diz por aí... vc é livre pra estar em paz com vc mesmo e Deusnão há a quem cobrar a felicidadedescubra-se maisqdo se tenta abrir os olhos dos outros se recebe muito deles de bom e de ruimdescubra-se e lembre que raiva nos confunde... pense nisso
14/05/2007 às 0:28 #80368J.MembroSe está feliz , ótimo!Talvez estivesse buscando uma coisa que nem Deus poderia lhe dar, ser correto não tem nada a ver com religião,não tem nada a ver em acreditar ou não em um Deus, nunca deveria pensar desta maneira.Acreditar em Deus não significa estar encolerado para andar na linha, sua personalidae, moral , ética e índole não deveriam estar relacionados a uma religiõ ou a uma entidade.Acho que pensar assim é um erro tremendo.Você, pelo que escreveu, estava a procura de uma prova, e não encontrou, eu a cada dia encontro uma,e não preciso de nenhum milagre para isso.Acredito que isto aconteça pela fé que cada um tras dentro de si.Alguns possuem fé em Deus, outros em Et's , em si próprios e alguns em nada.E isso não caracteriza ser bom ou não.J.
14/05/2007 às 16:37 #80369jvictorrMembroDeus ao que me parece se expressa no termo “cada causa ao seu tempo” e “para cada causa ha um efeito” e “Todo o efeito transforma” . Tente definir Cristo nos primórdios da humanidade acha que entre barbaros teria efeito sua doutrina? entre os nomades, os neandertais teria algum efeito sua doutrina? Mesmo na época de moisés seria Jesus util para aquele povo em desenvolvimento moral? que com um lider os guiando sobre o deserto criaram ali outro deus para adorar, acha você que jesus seria util ante um povo tão ignorante de discernimento e valores? Veja se Sócrates houvesse nascido em outro lugar e não em Atenas Democratica, teria ele feito o que fez sem morrer antes? Tudo tem a sua provisão e efetuação para um bem geral não individual, Jesus não veio só para você veio para nós, por acaso define-se em mesmo grau que o ignorante o impio o assassino, estuprador, encaixa-se você neste quadro? suas aspirações são vistas sim, mas acho que a sua função aqui não é receber e sim ajudar a dar. não percebe isso? Veja o quadro em que se encontra.Deus age no geral pelo individual.Ajude-o ou melhor faça a sua parte. Não espere o que ja tem.Sublimação ao pensamento.
25/03/2010 às 4:24 #80370nairanMembroSera tão dificil perceber que o que o nosso amigo Vianna procura é tudo menos doutrinas??, ele mesmo ja relatou que foi pastor, ou seja tudo o que puder ser dito para ele ele mesmo ja falou centenas, talvez milhares de vezes para outras pessoas.Caro Vianna, compartilho de seu desabafo, e me irmano em sua revolta.À guisa de lenitivo creio que a unica mensagem presente no conjunto de livros da biblia que pode significar alguma coisa é uma passagem muito pouco usada, que diz:"Vai pois e come teu pão e bebe teu vinho com alegria, e aproveita tua vida ao lado da mulher que você ama, pois essa é a única recompensa que terás sob o sol".Se, ao acordar para mais um dia, você puder encher os pulmões de ar, e se alegrar pelo seu aroma revigorante, ora bolas, quem precisa de Deus para isso??Quem precisa de seus milagres??O sentido de sua vida, esta em suas mãos, use-as, da melhor maneira que lhe parecer. Quanto ao resto, bem, o mundo já estava aqui antes de voce eu eu chegarmos, e com certeza vai continuar aqui por muito tempo depois que partirmos.Porque voce ou eu deveriamos nos preocupar com ele??Abraços
02/10/2010 às 20:44 #80371AcáciaMembroOh Viana,O mal da humanidade é que, Precisamos amar a Deus e gostar muito de toda a Obra que Ele criou e nos presenteou. E, o que a humanidade esquece que é elementar, é a intensidade que devemos preservar para vivermos de forma correta. Sem energia atuante, interativa e limitada ao espaço-tempo, nunca venceremos o pecado, permanecendo sempre na eterna posição de pecador. E, como se diz: "O salário do pecado, é a morte"!
23/12/2010 às 13:07 #80372Amigo da SabedoriaMembroO maior mal dos homens, é falar daquilo de que não se tem domínio, como se o tivesse, e pior ainda é quando se baseiam em 'achismos'…Quando uma mazela nos abate, a tendência humana é por a culpa em outrem... Ninguém na verdade é preparado pra suportar um revés na vida, conformando-se inteiramente com o fato ...aí é q entra sempre a questão "Por que Deus não nos poupou desta tragédia?" Eu me ponho no lugar de quem sofre uma perca irreparável(q não pode ser refeita) na vida, e tbém é fato de q estamos sujeitos a todas elas, pois somos seres frágeis tanto física como emocionalmente... A única coisa q pode nos manter firmes diante destas aflições, é a nossa grandeza espiritual...Desistir de viver por ocasião da morte de um ente querido ou de uma separação daqueles que um dia amamos, revela muito do caráter de uma pessoa...ou seja, se ela continuar firme em seus ideais, após experimentar estas mazelas , ela demonstrará equilíbrio tanto em seu estado espiritual quanto racional, porém se esmorecer diante destes fatos, isto revelerá sua total falta de compromisso com os princípios na qual baseia a sua vida. Penso ser desonesto consigo próprio, confessar um ideal de vida por longos anos, e num dado momento dizer q tudo aquilo q acreditava, não passa de uma mentira ou desvario...Apenas alguém muito tolo pra agir desta maneira...chegando a ser até vergonhoso para o tal.Posso concluir somente uma coisa a respeito de pessoas que procedem deste modo: Tudo o q esta pessoa pensou e diz ter adotado para a sua vida, para ela não passava de mentira, pois de fato não acreditava naquilo mesmo que dizia, vivia ou ensinava.Abraços
26/12/2010 às 14:31 #80373AcáciaMembroA humanidade em peso está em um mundo cíclico. Precisamos romper com as barreiras e Cristo é a solução. E se dois bilhões desta humanidade ainda não conhecem Esta Verdade é por puro egoísmo e negligência nossa. Se a Ciência evoluir sem romper com as barreiras que impedem o progresso interior, de nós, ainda eternos e mortais pecadores, estamos em rede, também deste lado. Não quero nem imaginar a proporção do desastre! "A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar."Albert Einstein
01/01/2011 às 2:00 #80374apto1970MembroOlá Viana,Primeiro gostaria de saber se vc ainda se encontra no fórum? Como não tenho certeza serei curto.Me identifiquei muito com o que vc escreveu. Muito mesmo!Não consigo acreditar em mais nada, reduzi minha fé a Deus e ponto. Hoje questiono 24h esse Deus.O ser humano de repente começa a acreditar em crendices e faz da sua crença a verdade absoluta.Sempre disse: Na busca da verdade encontrei mentiras e na Busca de Deus encontrei falso profetas.Espero ter uma resposta sua. Beijo no seu coração e feliz 2011!
01/01/2011 às 15:40 #80375AcáciaMembroInteressante é que as pessoas esquecem que” para tudo há um propósito debaixo do sol”. Ao primeiro sopro da tempestade ficamos a deriva por falta de fé. Precisamos construir nossas casas “sobre a rocha”. “Quem caminha pela cabeça dos outros é piolho. ” Deus é nosso Criador. Talvez sejam muitas as decepções de um filho para com o Pai mas aquele que ama não despreza, não abandona, não é desprovido de afeto. Suponhamos que como na História da humanidade hajam forças ocultas aos nossos sentidos que tentam manipular nossas mentes, nossas almas. Suponhamos, que como está na Bíblia, hajam muitas traições e traidores entre nós e estas forças. Isso não implica que a Verdade deixe de existir, implica apenas que precisamos encontrar o Caminho. E se são muitas as portas precisamos de orientação sobre qual delas entrar para que possamos sair e encontrar pastagens…"Onde houver dúvida que eu leve a fé"!
09/02/2011 às 12:44 #80376OpiniaoBSMembroEu também tive vontade de responder, mas o Viana não aparece por aqui faz anos…Sabe Acácia, citando o exemplo da fé. O viana já a utilizou do modo que conseguiu utilizar. Tudo da doutrina ele já usou como conseguiu, dadas as condições e pontos de partida.No caso, eu acho que teria que haver uma desconstrução. Mas eu não usaria o termo rocha. Os significados, as significações já estão contaminados e não ajudam na direção certa. Resgatar ? Começar de novo ?Acho que não. Melhor ignorar tudo, ser questionador. Aprender a frieza e a isenção de pensamento. Se conhecer. E aí iniciar: "Conhece-te a ti mesmo". Naquilo que cada um tem de básico. Analisar.Esvaziar antes de encher.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.