Movimentos voluntários

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70365
    Bodart
    Membro

    Por muitas vezes, o Estado não tem cumprido seu papel assistencialista, em contrapartida, o numero de pessoas que praticam trabalhos voluntários tem crescido. Qual o motivo? será por acaso?

    #80991

    Olá Bodart! Concordo q o Estado tem algumas falhas em relação ao assistencialismo, mas o fato de o número de voluntários ter aumentado, pelo menos em minha opinião, deve-se pelo desejo dessas pessoas em ajudar a quem está precisando, pela satisfação em ajudar. Vale tb lembrar q, obviamente, uma parte desses voluntários visam outros "horizontes"...então a coisa começa a mudar de figura...rsrs O acaso começa a n existir e um jogo de interesses começam a aparecer... Mas, como já disse no início, acho sim q um número grande desses voluntários, fazem esse tipo de atividade com o foco na satisfação. Um abraço.

    #80992
    Brasil
    Membro

    Olá, Bodart e ClaudiaConcordo com a Claudia, acho que o ato de doar e/ou ajudar de qualquer maneira, faz bem às duas partes envolvidas, o doador e o beneficiado. Temos mais é que ser solidários mesmo, pois assim conseguimos pelo menos minimizar o sofrimento de muitos irmãos brasileiros.Concordo com a Claudia, também com relação aos voluntários que visam “outros horizontes”, e é sobre isso que farei meu comentário.De pouco tempo para cá, começaram a surgir diversas ONGs, Organizações Não Governamentais, que a pretexto de serem voltadas à filantropia se beneficiam de algumas vantagens e isenções fiscais e tributárias para sua manutenção e atuação. Até aí ótimo.Ocorre que tudo que se cria de cima para baixo, ou seja, a partir do governo, idéia concebida nos meios políticos, já chega em sua fase de execução completamente contaminada por corrupção, favorecimentos, desvios de verbas e lavagem de dinheiro.Muitas ONGs, financiam partidos políticos LEGALMENTE, outras pertencem aos próprios políticos, muitas vezes em nomes de “laranjas”, virou uma safadeza.Os governos incentivam a criação de determinadas organizações, pois as pouquíssimas que são honestas acabam ajudando a minimizar os problemas que seriam deles, (os políticos) mas na realidade OUTRAS tantas só beneficiam os seus pares e favorecidos.O caráter mais nocivo, não é nem o dos favorecimentos, mais sim a lavagem de dinheiro de todas as espécies (fontes): tráfico de drogas, tráfico de armas, roubo, superfaturamentos, desvios de verbas, etc.Todo político tem uma ONG por trás. O fato de uma ONG gozar de tais benefícios (isenção fiscal e tributária) a torna infiscalizável.Quanto aos voluntários, (pessoa física) esses são bem intencionados, praticam a solidariedade, e muitas vezes são manipulados. Recentemente tenho visto uma espécie de campanha defendendo a idéia de que doar dinheiro ou comprar balas, etc. de crianças é um ato negativo, eles sugerem que doemos à uma ONG. O que vocês acham?

    #80993

    Olá Brasil!!É, de uns tempos para cá (curto prazo) estão surgindo muitas ONGs, mas sabemos que tem muita coisa por trás disso... Bom, em relação a sua pergunta, serei clara e rápida. Acho um verdadeiro absurdo!! Vejamos, se (como já sabemos) por trás da maioria das ONGs existe muita corrupção, pq seria um ato negativo um cidadão ver q tem alguem q está precisando d algo e esse mesmo cidadão ajudar diretamente esse alguem? Agora, analise a outra alternativa, se ele tivesse doado esse algo a uma dessas ONGs corruptas, vc acha q a doação chegaria ao q seria o "beneficiado"?? Assim n dá!!!!!!!! Um abraço

    #80994
    Brasil
    Membro

    Cara ClaudiaOutra coisa (safadeza) que já ta ficando explicita são essas campanhas organizadas pelas emissoras de TV. Todo ano CADA UMA arrecada mais de 15 milhões e não fazem nada com a grana, simplesmente mostram algumas casas filantrópicas e dizem que estão ajudando-as, não há qualquer controle sobre essa fortuna arrecadada anualmente por praticamente todas as emissoras.Não tiram nem as crianças da Praça da Sé (São Paulo) e da Cracolândia. A gente tem que  desviar de crianças se drogando nas calçadas. Pra esses pilantras (Unicef, Tele Tom) eu não dou nada.Quando vejo alguém necessitado e posso ajudar, eu ajudo, com grana, ou com comida, com roupas para o cidadão procurar um emprego, ou arranjando um emprego pra pessoa, ajudo da  forma que for possível. Agindo dessa maneira sei que não estou sendo enganado e nem o coitado que precisa da ajuda.Esse negócio de dizer que as crianças são exploradas por seus pais quando vendem balas etc., é muito relativo. Se aquilo está provindo renda para àquela família, vamos proibir e alimenta-los com o que? Qual será seu sustento? Roubar?Como disse, as autoridades não estão acolhendo essas crianças que se encontram pelas ruas se drogando e praticando pequenos crimes, como podem dizer para não doar ou não comprar as ditas balinhas? E essa mídia subserviente, que além de não alertar o povo, o que seria sua obrigação, ainda os ajuda a dar o golpe, ou os golpes.Não é muita sacanagem?

    #80996
    Bodart
    Membro

    Caro Brasil…Acredito que existem ONGs sérias, não podemos generalizar. A ação voluntária é benéfica para ambas as partes. De um lado alguém que recebe algo que por ela própria não conseguiria alcançar e do outro lado uma pessoa que está aprendendo que não adianta apenas apontar culpados, mas passando a compreender o sentido de cidadania.Uma ação voluntária não necessáriamente precisa partir de uma ONG, pode partir de você!Esse ano, por exemplo, meus alunos realizaram um projeto chamado "Na escola se aprende a ser cidadão", onde grupos de 8 educandos realizaram ações voluntárias na cidade. Foi super graticante. Os alunos ficaram muito mais solidarios e amigos uns com os outros.As ações realizadas foram benéficas para os alunos, que acima de tudo aprenderam que para ajudar basta querer. Ficamos muito felizes! (nós e as pessoas beneficiadas)Se todos tivessem esta experiência teriamos um mundo melhor!!!

    #80995
    Brasil
    Membro

    Caro Bodart:Claro que não podemos generalizar, como eu não generalizei e fiz uma ressalva citando as pouquíssimas ONGs que são honestas e acabam ajudando a minimizar os problemas que seriam dos políticos, mas havemos de concordar que virou uma zorra, um trem da alegria de mafiosos e políticos. Todos nós temos conhecimento disso, Rosane Collor não me deixa mentir, Paiva Neto também, mas esses que eu estou citando dizem respeito a desvios e enriquecimento ilícito, o que já é uma vergonha, mas o caráter a que me refiro é que estão sendo criadas cada vez mais ONGs para essa finalidade: Lavagem de dinheiro sujo. Ponto de saída ou de entrada de dinheiro sujo e infiscalizável. Acho que seria importante o Governo fazer um pente fino e separar o joio do trigo, mas como? Se estão envolvidos até os dentes com ONGs suspeitas e obscuras que financiaram suas próprias campanhas?Otimismo é bom, alias é o que nos move, mas há que se ter censo crítico. Você observou que não podemos generalizar, mas quanto as ONGs que praticam a Pilantropia? Você acha que é um mal necessário? A caridade pode ser feita de uma maneira mais pessoal, eliminando-se intermediários desonestos e espertalhões. ONGs estão fazendo lob no Congresso, com objetivos ecológicos, mas sabemos que existem interesses internacionais por trás de tais organizações. Estão influenciando até na demarcação de terras indígenas com segundas e terceiras intenções.Achei muito válida a sua experiência com os alunos, e entendo que isso também é muito importante, além de apontar culpados.

    #80997
    Bodart
    Membro

    Caro Brasil…Você já realizou alguma ação voluntária? Será que isso nãolhe foi últil como ser humano? Ao realizar essas ações nos tornamos melhores. Se cada indivíduo se tornar melhor teremos um mundo melhor como consequência.

    #80998
    Brasil
    Membro

    Caro BodartPratico ação voluntária esporadicamente, quando posso, e diretamente à quem entendo que deva ser ajudado. Nunca absolutamente nunca dou nada para qualquer instituição, pois apesar de saber que existem algumas que acredito serem bem intencionadas e honestas, essas NÃO são, sem dúvida nenhuma, a maioria.O tipo de ação voluntária que pratico, é a seguinte: Quando vejo alguém precisando e posso ajudar, ajudo de algum jeito. E não preciso andar muito para encontrar pessoas em sérias dificuldades. Ex.: Minha rua é uma decida e eu moro na parte mais alta da rua, a rua termina desembocando num terrenão onde há muito se formou uma favela. Lá, é um baixadão e é só chover um pouco mais forte que todos os barracos são alagados.Não só eu, mas o pessoal da parte de cima da rua, que não têm suas casas alagadas, quando chove forte, nem espera eles virem pedir ajuda, já se mobilizam e cada família dá o que puder dar, roupas, cobertores, comida, brinquedos, moveis e, em alguns casos, até dinheiro, mas aí, no meu caso, eu não sei os outros visinhos, mas eu, quando posso, bem claro, escolho àquela família mais digna de pena, e ajudo com alguns trocados que dão para uma despesa razoável ou então para comprar alguma coisa que a pessoa esteja precisando e ninguém deu.Quando chove muito, sempre vem um ou dois helicópteros de emissoras de Tv, que vivem da desgraça dos outros, ficam sobrevoando o local e filmando, depois exibem as imagens e faturam alto com a audiência, mas, ajudar mesmo, NADA.Alguns visinhos mais abastados, têm medo de ir lá e acabam não ajudando, mas fazem questão de dizer que ajudam várias instituições e eu fico P... com isso.Na maioria das vezes, acredito, eles deixam de ajudar pessoas  que realmente precisam e acabam enchendo os bolsos de gente que tem muito, mas muito mais dinheiro do que eles.Existem também aquelas instituições que eu acho que não se apropriam de doações, pois seus negócios giram em outras esferas, mas usam seu nome, seus benefícios e isenções fiscais e tributárias, para lavar dinheiro de todas as procedências.Ao invés de ligar para o Criança Esperança e prestar contas SOMENTE com minha consciência sem saber ao certo, pra QUEM vai aquele dinheiro, eu desço a rua e falo pro primeiro molequinho descalço que eu ver, para ele chamar a mãe dele, porque o pai, muitas vezes é um bêbado que infelizmente perdeu toda sua dignidade e esperança e, dou alguns trocados à ela. E, respondendo a sua pergunta: Sim, me é útil como um ser humano, me torna melhor e entendo que é por isso que as pessoas ajudam ou praticam ações voluntárias. Só não podemos colaborar mais ainda para o atraso de nosso País, dando dinheiro à aproveitadores inescrupulosos.

    #80999
    Dom Quixote
    Membro

    Saudações,Concrodo com o Brasil. Pois, imagine só: Você ta passando na rua, um mendigo lhe pede dinheiro pra comprar pão...Você dá o dinheiro ou o pão?Eu dou o pão. Pois nunca se sabe se este mendigo já foi alienado aos vicios da bebida e cigarro.Abraços...

    #81000
    Bodart
    Membro

    Caro BrasilSua idéia de encurtar o caminho é realmente a mais pragmática e eficiente. Para que correr o risco de sua ajuda não chegar ao destino planejado? Se todos ajudassem as pessoas próximas não teriamos tantos problemas no mundo. O que você disse é óbvio, mas não tinha atentado para esse aspecto. Obrigado!Caro Dom QuixoteO difícil é termos tempo para encontrar uma padaria. Caros pensadores...Será que a ajuda voluntária pode vir a contribuir para o Estado se acomodar? O que vocês pensam?

    #81001
    Dom Quixote
    Membro

    Saudações,Bom vc tocar no assunto: Tempo.A falta de tempo tem prejudicado muito a sociedade, que não faz sua parte porque simplesmente não tem tempo...Já dizia Einstein: O tempo que você tem ou não, não existe!Com relação à acomodação do Estado:Creio que até certo ponto sim. Mas se essa acão voluntária fosse em grande massa, logo a população perceberia q o Estado não esta fazendo nada, e isso geraria revoltas.D. Quixote, ao seu dispor...

    #81002
    Bodart
    Membro

    Caro Quixote…Normalmente que precisa de ajuda social não teve oportunidade para estudar e consequentemente não compreende nitidamente sua realidade social.Se ajudarmos ele não veria o problema tal como é (fome), portanto, será que ele se revoltaria, estando tudo "bem"?Não seria menhor deixar as coisas piorarem para a população se revoltar? (como previa Marx)Se fizermos o papel do Estado, os alienados compreenderão que o Governo não está fazendo sua parte?

    #81003
    Dom Quixote
    Membro

    Nunca se sabe se dará resultado ou não…Nunca se sabe se a situação daquela pessoa é devido ao fato social que vc disse. Então, não custa nada tentar.Temos mais chances de ganhar do que perder.D. Quixote, ao seu dispor...

    #81004
    Bodart
    Membro

    Caro D. Quixote…Pense sobre a questão que coloquei na última frase e apresente suas conclusões."Se fizermos o papel do Estado...."

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.