Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › Mundo de Sofia
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
03/11/2003 às 15:17 #73284Miguel (admin)Mestre
Preciso entregar uma síntese do livro O Mundo de Sofia, tentei ler, mas não consegui em virtude de trabalhar e estudar, pois os horários vagos são sempre à noite.
Por favor, caso alguém já tenha feito, me envie, ficarei muito agradecida.
Luanda.
18/03/2004 às 18:41 #73285Miguel (admin)MestreEstou precisando da síntese do livro O Mundo de Sofia. Caso alguém possa me ajudar envie e-mail p/ [email protected].}}
21/03/2004 às 14:17 #73286Miguel (admin)MestreEstou precisando de uma Resenha do livro o mundo de sofia até a página 93. O mais Rápido possível. Se alguem tiver me mande por email.Por favor
07/05/2004 às 14:29 #73287Miguel (admin)Mestregostaria de receber uma resenha sobre a vida e as obras de Tomas de Aquino.
grata
Elzi
02/06/2005 às 22:59 #73288Miguel (admin)Mestreolá, se alguem tive o fichamento do mundo de sofia favor entrar em contato x)
obrigado21/06/2005 às 16:06 #73289thiagoMembroEu também estou precisando urgentemente do fichamento de o mundo de sofia, se alguem o tiver ficaria muito grato.
entre em contato por [email protected]30/06/2005 às 0:46 #73290Miguel (admin)MestreEstou fazendo um trabalho sobre o mundo de Sofia se alguem poder me ajudar ficarei muito grata
e estou precisando de todos os nomes dos filosofos do livro do mundo de Sofia.}30/06/2005 às 1:19 #73291Miguel (admin)MestreBasta você pegar o livro, ir para as últimas páginas e olhar o índice remissivo. Lá estão em ordem alfabética todos os filósofos e pensadores citados no livro.
É uma excelente leitura, voltada para o público juvenil. Até as pessoas que inicialmente não gostam de filosofia se surpreendem com esse livro. Não deixe de ler!30/06/2005 às 2:36 #73292Miguel (admin)MestreOlá
Nesse site estão publicados vários excertos do livro. Gostaria de passar o link aos estudantes que vem nesse thread:
http://geocities.yahoo.com.br/mcrost08/06/07/2005 às 20:31 #73293Miguel (admin)MestreBom, eu queria dizer a todos vocês que fizeram questionamentos a respeito do MUNDO DE SOFIA que eu tenho a resposta para todas as suas perguntas, na verdade, estas respostas estarão mais completas se vocês simplesmente se “jogarem” na leitura desta obra como eu fiz á pouco tempo e por isso posso responder a todas essas perguntas.
Se alguem quiser discutir comigo sobre a obra estarei a disposição!
07/07/2005 às 3:24 #73294Miguel (admin)MestreOlá Sofia,
finalmente encontrei alguém disposta a debater sobre esta grande obra. Li o Mundo de Sofia duas vezes, e prentendo ler novamente. É um livro excelente. Gostaria de fazer algumas perguntas a você:
1- Qual sua opinião sobre o livro? Gostou?
2- O que voce entendeu do final? Sofia e Alberto se libertaram?
3-Eu tenho minha propria interpretação do livro. Acho que vc vai achar no minimo curioso.
Vamos debater sobre o livro nesse forum. Acho que vale a pena. Tenho várias questoes a serem levantadas.
Um abraço07/07/2005 às 13:41 #73295Miguel (admin)MestreOi Renam,
respondendo á sua primeira pergunta quero dizer que o livro simplesmente me prendeu do início ao fim, a cada capítulo eu viajava no enredo, era como se o curso de filosofia fosse pra mim, afinal, Sofia, Hilde e eu somos praticamente da mesma idade. No final já estava sentindo um frio na barriga, achei que todos os enigmas da história iriam se desvendar; depois de ler as últimas palavras fiquei um tempo paralizada tentando entender aquele final, procurei algo nas entrelinhas… simplesmente não entendi, apesar de saber que a coisa não seria entregue assim de “mão beijada” é preciso que cada um tenha sua leitura sobre isso. A minha leitura tambem é um pouco diferente de todas que já ouví, achei uma das mensagens propostas pelo autor seria o “poder” de quem escreve, de quem pensa, por exemplo, o Major controlava a vida de todos os personagens, podia brincar com os conto de fadas, os mitos, a vida real, os seres reais (se é que existe), e tudo o mais. E foi exatamente isso que Jostein Gaarder fez comigo, me envolveu nessa ficção e ainda me proporcionou um Curso de filosofia.07/07/2005 às 15:02 #73296Miguel (admin)MestreOlá Sofia Amundsen,
Você está certa, há coisas nas “entrelinhas” (a própria Sofia diz isso no livro, e a Hilde diz que terá de ler mais uma vez para entender).
Quando eu li o livro pela segunda vez, comecei a anotar “pistas” e coisinhas que me chamavam a atenção que aparecem desde os primeiros capítulos até o final. Algumas pistas:
1-Quando Paulo fala para os gregos, uma mulher (Damaris) se converte ao cristianismo. A esse fato é dado extrema atenção. O Alberto Knox diz que “é um nome que precisamos gravar”. Até hoje não entendi o porque dessa ênfase para a história. Sei que o autor (Gaarder) não colocaria isso no livro a toa.
2- Quando Hilde acorda (no dia em que seria a festa no jardim) o relógio marca 6:66. Ora, essa hora não existe! Isso é um símbolo do final dos tempos (apocalipse, representado pelo número 666). E foi o que realmente aconteceu. Na festa do jardim, o sexo explícito(luxúria), o caos, desordem, brigas, avaresa etc estavam evidentes entre os convidados. Era o “fim do mundo” para o “mundo de sofia”.
Numa primeira interpretação, quando o carro desgovernado vai em direção a Alberto e Sofia e bate na árvore, o casal desaparece. Esse “desaparecimento” para mim, é um sinal de que eles morreram no acidente na festa. Em seguida eles se tornam fantasmas (lembra?). Esse foi o “fim do mundo de Sofia”, o apocalipse. Essa é uma possível interpretação, mas não foi a única que tive.
3- Porém o que mais me chama a atenção é a ênfase dada ao episódio do “barco a deriva”. Isso aparece várias vezes no livro. Fico louco, não é possível, há alguma coisa muito evidente e eu não consegui ver(voce entendeu a ênfase ao barco?)
Há muito mais “pistas” que anotei. E você, o que acha, cara Sofia?08/07/2005 às 19:26 #73297Miguel (admin)MestreÉ realmente de enlouquecer, me recordo de todas essas coisas que você citou, principalmente os “desastres” que aconteceram na festa. Fiquei meio “bolada” quando imaginei a cena embaixo do pé de franboesa quando Jorun… Você sabe!
A respeito do barco tambem fiquei me perguntando; lembrei da parte em que Sofia pega o barco do Major emprestado para atravessar o rio e chegar até a cabana tentei relacionar as situações mas realmente nada fica explícito, talvez outras leituras deixem as coisas mais claras pra mim. Ou não!
Essa idéia de apocalipse me faz pensar, será que o autor iria mesmo fazer essa relação do romance á um contexto biblico? talvez sim, afinal ele brinca muito com as fábulas não é?!09/07/2005 às 6:15 #73298Miguel (admin)MestreAlém de brincar com as fábulas, o autor (Gaarder é formado em filosofia, literatura e TEOLOGIA)
O que voce acha da possibilidade de alguma coisa (Deus, o destino, ou sei la) controlar tudo o que fazemos? Voce já imaginou que nossa vida pode ser apenas uma historia escrita por alguem? Voce ja assistiu a Matrix e ao Show de Truman? O que achou desse filmes?
abraços -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.