Início › Fóruns › Outros Tópicos › Musica do Titãs, alunos e filosofia
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
11/06/2000 às 17:10 #69847Miguel (admin)Mestre
gostaria muito de explicar de maneira coerente aos meus alunos ou seja,de acordo com sua realidade de seres humanos, excluídos de uma certa forma pela atual sociedade captalista e corrupta em que convivem , a expressão: “desejo, necessidade e vontade” .
31/07/2002 às 19:55 #73228Miguel (admin)MestreA primeira explicação cabivel é dizer do seu erro em estabelecer um pressuposto de análise preconceituoso “sociedade captalista e corrupta” para um olhar que se pressupõe filosofico este é um erro de principio. Não se está analisando os conceitos de desejo, necessidade e vontade dentro dentre pensamento está-se julgando-os.
Porém, tudo vale a pena quando a alma não é pequena Desejo, necessidade e vontade são as molas propulsoras do homem em todas as suas situações. é a partir do desejo, do devaneio criativo que se faz a necessidade (potencia do espírito) e colocando as mãos a obra vai-se em busca do sonhado ( a vontade).
Assim é para todos os grandes sonhadores não importa nem onde nem quando (esta é a condição do pensar filosófico) o homem se lança ao desconhecido para alcançar as estrelas intimas de sua imaginação. O que acontece é que na busca deste pequeno deus que pulsa em seu coração e mente, armadilhas lhe são preparadas, soluções pateticas lhe são apresentadas e deuses de ouropel e pó lhe são oferecidos, vantagens imediatas em troca do seu sonho eterno e em todas as sociedades muitos são os que vendem seus sonhos tão barato que eu nem acretido. Ideologia (no sentido lato da palavra) eu quero uma pra viver.
Este é o paradoxo cruel da existencia do homem na sociedade sozinho sonha mas não realiza, em comunidade realiza mas não sonha. Não há respostas fáceis no caminho do filosofo, mas a senda da investigação é a sua sina e por ele caminha sem olhar para os abismos que lhe abrem aos pés nem as vantagens mercadológicas dos vendilhões do templo.
Marcus Coelho
email; [email protected]}}}07/08/2002 às 23:15 #73229Miguel (admin)MestreGostariamos de saber temas a ser trabalhados com meus alunos do ensino médio a respeito de etica e liberdade
08/08/2002 às 19:26 #73230Miguel (admin)MestreLorena e Monica,
sugiro para as duas um livro introdutório que tem sido bastante elogiado (infelizmente eu nao o li ainda, mas ouvi bons comentários de otimas fontes), chamado: Ética para o meu filho. Pena que esqueci autor e editora, mas é fácil de achar.
Se quiserem algo mais profudo, para consulta, vale a pena, sempre, ler: “Ética a Nicomaco” de Aristóteles. A leitura nao é tao dificil. Ah, vale a pena investir numa boa traduçao; aquela da Martin Claret (que está saindo nas bancas em ediçao de bolso) nao é das melhores, embora dê pra ler, mas, já que quem nao tem cão…
Acho que o melhor ponto de partida é falar da felicidade – aquilo que todos buscam. Aristoteles começa por aí. Depois, tratando dos meios de busca-la, vai tentar mostrar o valor da vida ética, virtude, liberdade, amizade etc. E nesse caminho, vai falar sobre desejo, necessidade, vontade, razao, amor etc.
Embora haja quem pense que filosofar é dizer as maiores atrocidades da forma mais fria usando o menor numero de palavras, acho um caminho muito melhor falar da filosofia como um modo de vida, e vida verdadeira. Há um livro bom sobre isso: “O saber dos antigos”, das Ed. Loyola (esqueci o autor).
Filosofar é considerar todas as dimensoes do mundo da vida, buscando a verdade, procurando o caminho para agir do melhor modo, para assim ser feliz. Isso passa pelo colaborar para a felicidade dos outros. Nao é coincidencia que praticamente toda filosofia desenboque numa ética.
Infelizmente, é provavel que encontre quem pense diferente. Paciência.
PS: um pouquinho de cuidado, pois ensinar filosofia é diferente de ensinar a filosofar que é diferente de doutrinar.
[]'s
16/08/2004 às 1:16 #73231Miguel (admin)MestreGostaria de saber o nome de filósofos que tratam de Ética Prática, citando caso possível obras editadas em português.
22/08/2004 às 15:58 #73232Miguel (admin)MestreMerleau-Ponty:
“Nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo e nascer no mundo” e “Nunca há determinismo e nunca há escolha absoluta, nunca sou coisa e nunca sou consciência nua”.
O que essas frases querem dizer?12/09/2004 às 1:06 #73233Miguel (admin)MestreOlá
sou estudante de gastronomia e venho pesquisando duas questões:a primeira seria o gosto(sobre a qual já tenho alguma bibliografia)mas a minha maior dificuldade tem sido com relação a ética na alimentação.Existe algum autor que já tenha tratado do tema?Aceito opiniões pessoais também,grata.}01/10/2004 às 11:51 #73234Miguel (admin)MestreOla Pessoal,
Estou iniciando um estudo sobre `Santo Tomás de Aquino`,gostaria muito de saber aonde fica localizada a sua igreja se temos no estado de São Paulo,no Brasil ou no exterior.
Por favor se alguém puder me ajudar eu ficarei muito grata.
Fanny21/10/2004 às 22:39 #73235Miguel (admin)Mestremartina!
a 1º é o mm q “nascemos originais e morremos cópias” de k.young
a última é o n sabermos quem realmente somos, a n ser o facto de saberos q n somos o q pensamos ser
09/11/2004 às 19:11 #73236Miguel (admin)MestreEstou ralizando um trablaho com o tema ensiar filosofia mediante letras de músicas. Como poderia articular isso?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.