Musica do Titãs, alunos e filosofia

Início Fóruns Outros Tópicos Musica do Titãs, alunos e filosofia

• Este tópico está vazio.
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor

gostaria muito de explicar de maneira coerente aos meus alunos ou seja,de acordo com sua realidade de seres humanos, excluídos de uma certa forma pela atual sociedade captalista e corrupta em que convivem , a expressão: “desejo, necessidade e vontade” .

A primeira explicação cabivel é dizer do seu erro em estabelecer um pressuposto de análise preconceituoso “sociedade captalista e corrupta” para um olhar que se pressupõe filosofico este é um erro de principio. Não se está analisando os conceitos de desejo, necessidade e vontade dentro dentre pensamento está-se julgando-os.
    Porém, tudo vale a pena quando a alma não é pequena Desejo, necessidade e vontade são as molas propulsoras do homem em todas as suas situações. é a partir do desejo, do devaneio criativo que se faz a necessidade (potencia do espírito) e colocando as mãos a obra vai-se em busca do sonhado ( a vontade).
    Assim é para todos os grandes sonhadores não importa nem onde nem quando (esta é a condição do pensar filosófico) o homem se lança ao desconhecido para alcançar as estrelas intimas de sua imaginação. O que acontece é que na busca deste pequeno deus que pulsa em seu coração e mente, armadilhas lhe são preparadas, soluções pateticas lhe são apresentadas e deuses de ouropel e pó lhe são oferecidos, vantagens imediatas em troca do seu sonho eterno e em todas as sociedades muitos são os que vendem seus sonhos tão barato que eu nem acretido. Ideologia (no sentido lato da palavra) eu quero uma pra viver.
    Este é o paradoxo cruel da existencia do homem na sociedade sozinho sonha mas não realiza, em comunidade realiza mas não sonha. Não há respostas fáceis no caminho do filosofo, mas a senda da investigação é a sua sina e por ele caminha sem olhar para os abismos que lhe abrem aos pés nem as vantagens mercadológicas dos vendilhões do templo.
    Marcus Coelho
    email; [email protected]}}}

Gostariamos de saber temas a ser trabalhados com meus alunos do ensino médio a respeito de etica e liberdade

Lorena e Monica,

sugiro para as duas um livro introdutório que tem sido bastante elogiado (infelizmente eu nao o li ainda, mas ouvi bons comentários de otimas fontes), chamado: Ética para o meu filho. Pena que esqueci autor e editora, mas é fácil de achar.

Se quiserem algo mais profudo, para consulta, vale a pena, sempre, ler: “Ética a Nicomaco” de Aristóteles. A leitura nao é tao dificil. Ah, vale a pena investir numa boa traduçao; aquela da Martin Claret (que está saindo nas bancas em ediçao de bolso) nao é das melhores, embora dê pra ler, mas, já que quem nao tem cão…

Acho que o melhor ponto de partida é falar da felicidade – aquilo que todos buscam. Aristoteles começa por aí. Depois, tratando dos meios de busca-la, vai tentar mostrar o valor da vida ética, virtude, liberdade, amizade etc. E nesse caminho, vai falar sobre desejo, necessidade, vontade, razao, amor etc.

Embora haja quem pense que filosofar é dizer as maiores atrocidades da forma mais fria usando o menor numero de palavras, acho um caminho muito melhor falar da filosofia como um modo de vida, e vida verdadeira. Há um livro bom sobre isso: “O saber dos antigos”, das Ed. Loyola (esqueci o autor).

Filosofar é considerar todas as dimensoes do mundo da vida, buscando a verdade, procurando o caminho para agir do melhor modo, para assim ser feliz. Isso passa pelo colaborar para a felicidade dos outros. Nao é coincidencia que praticamente toda filosofia desenboque numa ética.

Infelizmente, é provavel que encontre quem pense diferente. Paciência.

PS: um pouquinho de cuidado, pois ensinar filosofia é diferente de ensinar a filosofar que é diferente de doutrinar.

[]'s

Gostaria de saber o nome de filósofos que tratam de Ética Prática, citando caso possível obras editadas em português.

Merleau-Ponty:
    “Nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo e nascer no mundo” e “Nunca há determinismo e nunca há escolha absoluta, nunca sou coisa e nunca sou consciência nua”.
    O que essas frases querem dizer?

Olá
    sou estudante de gastronomia e venho pesquisando duas questões:a primeira seria o gosto(sobre a qual já tenho alguma bibliografia)mas a minha maior dificuldade tem sido com relação a ética na alimentação.Existe algum autor que já tenha tratado do tema?Aceito opiniões pessoais também,grata.}

Ola Pessoal,
    Estou iniciando um estudo sobre `Santo Tomás de Aquino`,gostaria muito de saber aonde fica localizada a sua igreja se temos no estado de São Paulo,no Brasil ou no exterior.
    Por favor se alguém puder me ajudar eu ficarei muito grata.
    Fanny

martina!

a 1º é o mm q “nascemos originais e morremos cópias” de k.young

a última é o n sabermos quem realmente somos, a n ser o facto de saberos q n somos o q pensamos ser

Estou ralizando um trablaho com o tema ensiar filosofia mediante letras de músicas. Como poderia articular isso?

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.