Na sociedade atual, devemos optar por valores morais/espirituais ou…

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Na sociedade atual, devemos optar por valores morais/espirituais ou…

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 6 posts - 16 até 21 (de 21 do total)
  • Autor
    Posts
  • #71444

    Desculpas aos colegas, mas não tive tempo ainda de ler as opiniões de todos….

    O homem tem consciência certo?????

    mas o que é consciência?????

    …é uma pergunta difícil, da mesma forma que é difícil responder o que é amor(?) ou uma emoção qualquer(?)… como explicar a quinta sinfonia de betoven(?)….como explicar a palavra redenção(?), e a sensação que a redenção causa em quem passa por ela(?)….

    defino-me como um ser espiritual enquadrado e guiado por certas matrizes de distinção… essas matrizes são a forma que o nosso cerebro escolheu para descrever o mundo… este mundo segundo a minha fé é conhecido como mundo material…da mesma forma que é preciso um cilindro de ar para mergulhar ou um microscópio para enxergar bactérias, não é para os lábios humanos(ainda, como não foi antes do surgimento microscópio) vislumbrar outra realidade fora da matriz a qual estamos sujeitos… arriscar-se nesse caminho é entregar-se para a loucura…ou ser condenado a tomar cicuta….

    e jesus disse:

    “…para se alcaçar o reino dos céus é preciso nascer novamente…”

    a sociedade é utilitário e quantitativa… nos dias de hoje abusa-se do materialismo e relega-se para segundo plano as questões espirituais… sabemos que a doença é uma forma de desiquilíbrio do organismo humano… o mundo está desiquilibrado, pois optamos por uma única via…. muitas pessoas estão dispostas e preparadas para ter fé, no sentido de uma crença cientificamente não-defensável ou numa hipótese não-testada, poucos tem confiança para testá-la… a maioria simulam o que experimentam, pois poucos são levados pela experiência….Deus está escondido ou nós nos escondemos dele(?)….

    na minha opinião devemos equilibrar os valores espirituais e os materias(para a sociedade de um modo geral), particularmente fico com sócrates nunca devemos buscar mais a matéria do que os deliciosos valores do espírito pq a vida é apenas um segundo na eternidade… e o grande segredo de Deus está no inconsciente,que diga-se de passagem, tem muita consciência de quem realmente somos…..

    #71445

    Se Deus existe ou ñ a ciência esta longe de descobrir. Essa questào se trata de crer ou não na sua existência
    -Eu concordo com muitos filósofos de q tudo isso surgiu do nada, acredito q existe um Deus q esta por tráz disso tudo, mas como muitos, tenho muitas dúvidas
    -Será q tudo q esta escrito na Bíblia foi traduzido corretamente? alguma coisa não foi perdida ou esquecida nessas passagens?
    Essa pergunta cabe em outra face. será que devemos seguir segamente oque esta escrito na Bíblia?
    -Será q é certo e necessário nos privarmos de certos prazeres?
    -Será que devemos abdicar de qualquer vida material?
    -Eu sinceramente acredito na existência de Deus, más nào acredito q seja necessário se privar de tanta coisa, como ex. posso citar o amor: -O amor entre 2 pessoas. Porque devemos esperar até a consagração do matrimônio se qdo amamos de verdade estamos passando uma das maiores formas (se ñ a maior) de demonstração de carinho e afeto?

    -Eu acredito q podemos fazer uso da matéria (sem tornarmos dependentes dela) más acho que não podemos ser totalmente felizes se nào vivermos em harmônia c/ o mundo
    -Como posso ser totalmente feliz por ser rico ,sabendo q existe um alguém q é pobre ( no nosso caso a maioria)
    -O mundo esta cheio de desigualdades ,sejam elas financeiras ou intelectuais
    -Nós humanos deviamos mudar nossos valores. hoje em dia as pessoas tem como objetivo ser rico ou ter poder, na maioria das vezez querem os 2, tb atualmente é muito difícil ter um sem ter o outro
    -Os mais humildes nem sonham com poder, sonham em ter uma casa bem grande c/ dois carros do ano
    -A maioria se esquece que o mundo esta cheio de problemas e não se resume ao seu “pequeno mundinho”
    -enquanto alguns sonham c/ a bolsa da Victor Hugo, outros dormem na sua calçada sem um cobertor

    -O mundo tem q começar a pensar coletivamente (oque nós seres humanos queremos?), e parar de pensar na bolsa de 400reais e sim pensar em uma vida mais digna e feliz p/ si próprio, mas tb pensar igualmente p/ aqueles q esstão a sua volta, e isso não abranje só a sua família e seus amigos, ou sua cidade,abranje tb as pessoas q morrem de fome e Aids em outros países ,como a África, porque o problema do mundo é a desigualdade social

    TODOS DEVEN TER A MESMA OPORTUNIDADE

    Thiago S.S.

    #71446

    Bem,de uma certa forma,acredito que os valores são absolutamente necessarios para movimentar uma sociedade,que na minha concepção,seja considerada sadia,jamais utopica.
    Acho muito interessante o que o Caius-Rj falou.Realmente,é extremamente necessario questionar não apenas os nossos valores atuais,mas tambem questionar se realmente precisamos de um Deus para nos balancear nestas questões.Bem,é verdade que você precisa seguir o dualismo do BemMal ou BomMau mas será que é necessario um Deus para isso?Por que essa concepção de que todo Ateista é incapaz de viver como um cristão(isso é,moralmente)?
    Acho,que o Kipling mostrou muito bem essa questão de violencia,no seu livro 'O Livro da Selva'.O homem moderno vive em uma selva(embora de concreto,ainda é uma),com suas leis: Sobrevive o mais capacitado;Sobrevive o que tem,atualmente,mais poder e coisas similares.Porem,a politicagem atual é tão alta,que o homem moderno se perde na sua criação.Kafka mostrou muito bem essa alienação social no livro O Processo,apenas acho que esse pesadelo já existe e é a nossa realidade.Uma realidade corrupta,cheia de politicagem e regada com uma violencia quase irracional e fantasmagorica.
    Já que vocês,colegas,tocaram na Biblia,eu tambem irei dar minha contribuição.No caso,Jesus é um Idiota(no sentido do romance 'O Idiota' de Dostoevsky) pois ser um homem bom e ingenuo nessa sociedade atual,é ser um idiota,embora a midia nos venda uma imagem de que esse idiota é o 'ideal'.Vocês já se perguntaram o que aconteceria,se um homem ingenuo,piedoso,honesto e puro se chocasse com a nossa sociedade?Se uma pessoa com os atributos de Cristo existisse,o que seria dela nesse mundo atual?Certamente Sim.Mas o mais assutador é que a religião virou “joguete” da midia,do tipo:”Ser cristão é o padrão normal,você deve rezar e acreditar nele”.Mas é preciso realmente pensar,Quem foi Jesus Cristo?Será que foi um bilionario arrogante?Será que foi um imperador que massacrava os pobres?Será que foi um politico que enganava os pobres com sua palavra para depois mandar uma rasteira nele?Quem foi,realmente,esse homem,que tantas pessoas “DIZEM” e fazem de tudo para segui-lo mas no final das contas,terminando seguindo o seu oposto?

    Muito obrigado por Lerem.

    #71447

    Hendrik, de nada. o teu texto e interessante. Mas sera que ceder a essa logica destrutiva da sociedade contemporanea, excludente, puramente mercantil, nao e uma derrota para nos A busca de uma moral sem a fundamentacao teologica, valida sem absoluto, e um problema central na filosofia, desde Kant. Se Nietzsche investigou a origem terrena dos valores judaico cristaos com seu processo genealogico, ele tambem defendeu a vida como um valor em si, e o super homem como criador de novos valores.

    #71448
    Brasil
    Membro

    “Na sociedade atual, devemos optar por valores morais/espirituais ou…” Sobre a pergunta que dá título ao tópico, eu digo objetivamente que devemos optar por valores morais. Dos valores espirituais, pode-se até abrir mão, mas dos valores morais não.Sobre os comentários do autor do tópico, eu diria que a sua colocação tão clara, não foi alcançada pelos demais.O caius-rj, foi muito claro em seu comentário! Ele se refere ao uso de dinheiro e, isso foi "ignorado":

    Na "desestruturada" Sociedade em que vivemos a única saída para que não aja uma grande crise,devolvendo o Homem aos "tempos das cavernas",onde matar significava sobreviver,é um questionamento total de todos os nossos valores,pois se mata,rouba,etc..., por simples pedaços de papel que chamamos de dinheiro.

    Os colegas que responderam não atentaram para a especificidade da questão colocada pelo caius-rj. Depois ele volta a insistir no seu questionamento, tentando chamar os demais à discussão específica:

    A pergunta chave dessa questão é:Hoje temos tudo a nossa disposição, leis, tecnologia,etc.E porque continuamos a matar,destruir,etc?.A única resposta que encontro é a troca de Valores.... Gostaria dos seus comentários.

    E aqui, reafirma sua posição, mas, não é nem sequer percebida ou considerada:

    Falta aos homens enxergar o que é verdadeiro.Volto a afirmar que o sentido de nossas vidas não está em miseros pedaços de papel.

    O debate tangeu para a questão de se acreditar em Deus ou não e, isso não tinha nada a ver com o que foi colocado pelo autor do tópico. Não há nada de errado em se discutir se deve-se acreditar em Deus ou não mas, o fato é que o ponto central da questão foi ignorado ou esquecido! E, eu pergunto: Por que?E, eu mesmo respondo: Foi ignorado/esquecido porque as pessoas não conseguem imaginar um mundo ou uma sociedade sem dinheiro. Se tentarem fazer isso, imaginarão uma sociedade atrasada e ignorante, porém, sem saberem dizer porque.  ::)Deus é muito importante, afinal, ele nos deu a capacidade de raciocinar... Contudo, também é muito importante usar o raciocínio.$  00000000000emo000226.gif

    #71449
    Suzana
    Membro

    ... Lógicos! Devemos optar por valores lógicos.Mas qual a base da lógica para estes valores? ???

Visualizando 6 posts - 16 até 21 (de 21 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.