Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Nietzsche › Nietzsche e Descartes
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
24/11/2000 às 22:27 #69839Miguel (admin)Mestre
Gostaria que alguém me explicasse relações de igualdade e dsigualdade entre os pensamentos de Descartes e Nietzche
25/11/2000 às 21:04 #72776Miguel (admin)MestreÀ primeira vista, as desigualdades parecem as maiores possíveis. Vejamos:
1. Descartes é um racionalista, acredita no poder da razão cognitiva de conhecer a verdade. Nietzsche é um crítico ferrenho da razão e da verdade.
2. Descartes acredita em Deus. O Deus de Descartes garante a objetividade do mundo. Nietzsche é um combatente da idéia de Deus, um defensor do ateísmo.
3. Descartes é sistemático, em alguns momentos adota uma exposição euclidiana, as regulae se dão através de proposições e explicações de proposições. Nietzsche é a-sistemático, aforismático.Essas são algumas mais óbvias. Além disso tenho na lembrança diversas passagens em que Nietzsche critica Descartes diretamente. Eu irei consultar os livros para ver melhor.
08/10/2001 às 23:00 #72777Miguel (admin)MestreOnofre Veiga não perca tempo de responder para um anonimum idioticum, pois se ele lesse de forma sistemática os textos filosóficos, jamais lançaria tal pergunta! Aconselha-o a fazer um vestibular para filosofia e começar a estudar de forma correta em vez de ocupar um espaço tão precioso, que poderia estar sendo usado por tantas outras pessoas.
08/10/2001 às 23:49 #72778Miguel (admin)Mestreabaixo ao fascismo….vou contar uma historinha…… eu só contos historinhas pq não leio sistematicamente nada, até pq não sou sistemático… prefiro as pessoas dinâmicas…vamos lá:
dois monges, cuja doutrina não permitia que sequer tocassem em mulher, caminhavam(enquanto conversavam) em direção ao mosteiro, quando avistaram uma moça parada diante de um pequeno córrego, ela não conseguia passar, pois estava com um longo vestido e o córrego possuía uma certa profundidade, um dos monges, subitamente, a pegou no colo a atravessou o pequeno córrego… o outro monge ficou indignado, mas não comentou nada com o seu colega…. muito bem…. eles continuaram o seu trajeto até que na entrada do mosteiro o monge indignado disse ao outro(que havia tocado naquela moça)…
-vc sabe que terei que contar ao mestre o que vc fez!
– Eu!.. mas fiz o que?
– vc sabe.
– mas do que vc fala?
– da moça.
– mas que moça?
– a moça que vc carregou no colo, vc sabe muito bem que não nos é permitido tocar em mulher.
– ah, sim a moça… sei…. eu já havia a esquecido, mas pelo que vejo vc ainda a trz em seus pensamentos.moral da história… aquilo que criticamos nos outros, são desejos que reprimimos em nós mesmos….Ronald David Laing… ensina… “para conhecermos uma pessoa apenas temos que saber o que ela fala dos outros.”
agora quanto a pergunta apenas um comentário:
nietzsche se não me engano, em seu leito de morte ficou agarrado a um crucifixo pedindo perdão… tb não posso omitir…. mas alguns disseram: “ele está louco”.nietzsche um náufrago no mundo interior.
um abraço
ops.. este site existe para divulgar filosofia… encantar os corações sedentos de conhecimento e cheios de perguntas…parabéns àqueles(alunos e professores de filosofia que participam deste site) por sua paciência e boa vontade no sentido de divulgar e ensinar( e alguns com a sensibilidade dos poetas) a magia desta ciência que alunos de cursos convencionais tendem a encarar como algo chato e sem graça… o motivo disto pode ser encontrado neste fórum.
um abraço
31/08/2004 às 17:44 #72779Miguel (admin)MestreChata e sem graça foi essa estorinha…
01/09/2004 às 18:47 #72780Miguel (admin)MestreEm um muro em Berlim apareceu escrito, com letras garrafais: “Deus morreu. Assinado: Nietzsche”. No outro dia, apareceu escrito embaixo, também em letras garrafais: “Nietzsche morreu. Assinado: Deus”.
21/01/2005 às 6:09 #72781Miguel (admin)MestreDeus = objeto ; Nietzsche foi um ser humano, sujeito existêncial, portanto…….Não poderia ser reduzido a uma fórmula matemática!
…deus é objeto, claro é no pensamento de quem ver um ser perfeito, este não existe, ele há…..olha que Heidegger dizia que só era possível filosofar em grego e alemão, quantas ingenuidades vejo e ouço!!!!!!
21/01/2005 às 6:21 #72782Miguel (admin)MestreMas voltando ao assunto, do qual vejo que a maioria ignorou, digo de entrada que Nietzsche considerava Descartes superficial, precisa dizer algo mais????
Husserl era cartesiano, mas não bebia dele até o fundo do poço, dada a divergência quanto à concepção de Consciência…não seria substância, mas vento!
O que muitos ainda vêem como essencial nele é a necessidade que o mesmo via na prévia elaboração de um método, daí Husserl ter feito a ontologia dos objetos a serem conhecidos….regiões ônticas.
No mais, Nietzsche não é cartesiano, racionalismo, realismo, idealismo, empirismo não são sozinhos algo verdadeiro para o conhecer isento de erros de milênios!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.