O complexo pode se tornar obvio?

Início Fóruns Pedidos de ajuda O complexo pode se tornar obvio?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor

Olá pessoal do fórum
    minha primeira vez aqui, já li vários tópicos, gostei e decidi me registrar…
    bom eu estou com alguns problemas para fazer um trabalho e então se possível gostaria de idéias para ver se a coisa flui. :D

é o seguinte, tenho que fazer um texto argumentativo/filosofico a partir desta pergunta: “Até que ponto o complexo pode deixar de ser complexo e se tornar obvio(simples)?”

estou tentando fazer mas não consegui desenvolver muito por falta de idéias,…
    desenvolvi soh algumas linhas…
    ficarei grato se alguém me ajudar com idéias relacionadas a esta pergunta

me desculpem jah no primeiro dia estar aqui pedindo ajuda :/

Abraços

Olá Anderson

A princípio me ocorre duas abordagens filosóficas sobre este tema. A primeira, que você pode pesquisar, é a chamada “Navalha de Ockham” (Guilherme de Ockham 1290- c.1349). Uma definição sumária pode ser acessado em
    http://www.geocities.com/revistaintelecto/navalha.html

O segundo conceito que me ocorre é o método do Descartes, que pode ser lido no Discurso do Método. De fato, pode-se atentar para a segunda regras. Tornar o complexo simples pode ser tanto um instrumento epistemológico quanto uma ferramenta de intelecção no sentido de conduzir a razão a procurar a verdade nas ciências.

“Primeira regra: evitar a prevenção e a precipitação, só aceitando como verdadeiras as coisas conhecidas de modo evidente como tais e não admitir no juízo senão o que se apresentasse clara e distintamente, excluindo qualquer dúvida. Segunda: dividir cada dificuldade em tantas parcelas quanto seja possível e quantas sejam necessárias para resolvê-las. Terceira: Conduzir em ordem os pensamentos, começando pelos mais simples e mais fáceis de conhecer, a fim de ascender, pouco a pouco, por degraus, até o conhecimento dos mais compostos, supondo uma ordem mesmo entre aqueles que não precedem naturalmente uns aos outros. Quarta: fazer sempre inventários tão completos e revistas tão gerais que se fique certo de nada ter omitido.”

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.