O conceito de desespero-fraqueza designa uma posição machista do autor?

Início Fóruns Fórum Sobre Filósofos Kierkegaard O conceito de desespero-fraqueza designa uma posição machista do autor?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    jota erre
    Membro

O desespero-fraqueza, feminino, é posto em “O Desespero Humano” como complementar ao desespero-desafio, masculino. Ademais, em nota de rodapé, Kierkegaard aponta que a mulher é dedicação em essência.Considerando a vida do filósofo, como podemos responder à questão proposta?

Edson Vander
    Membro

O autor distingue momentos de naturezas diferentes. A mulher é o que é por ser mulher, e o que a distingue do homem está nas linhas abaixo. O autor faz uma menção às diferenças entre sentimentos femininos e masculinos. O das mulheres é o de doação, é mais ou menos uma certa confiança que se tem a alguém para ser protegida; a quem confiar seu desamparo sentindo-se, com isso, feliz. Aí, nessa situação ela não quer ser ela mesma, buscando consolo em quem lhe apraz. Ao passo que o homem quando se desespera não se tem a forma feminina do desespero fraqueza, a manifestação do homem é, não a de um abandono manifesto pelas mulheres, mas, o de um abandono consciente do seu "eu". O homem tem um eu, e quer nessa forma de desespero (o desamparo), o desespero quer ser ele próprio. não é da natureza masculina não querer ser a si mesmo e conferir seu abandono a outrem...

jota erre
    Membro

Olá, Edson,Não entendo porque você me acha equivocado. O que fiz foi uma pergunta, não uma afirmação.Na verdade, contrário à sua explicação, o homem tem sim manifestações de desespero-fraqueza, assim como a mulher pode ter de desespero-desafio.A questão é, pelo menos na nomenclatura, tais definições de natureza não parecem machistas? De que forma?Sds

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.