Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Nietzsche › O livro Minha irmã e eu – Legítimo?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
27/05/2000 às 7:48 #69794Miguel (admin)Mestre
Os especialistas parecem serem unânimes em classificar o livro “minha irmã e eu” de Nietzsche como apócrifo. Tal livro teria uma história mirabolante, escrito durante a estadia de Nietzsche no manicômio, passou por inúmeras mãos, foi traduzido e seu original se perdeu e tem um conteúdo que é estritamente distinto do estilo e do pensamento do autor. Alguém tem uma biblioagrafia mais precisa sobre a história do livro “minha irmã e eu” e dua autenticidade?
28/05/2000 às 5:27 #71302Miguel (admin)MestreComo você colocou, o livro, diz-se, passou por muitas mãos. De um companheiro de manicômio de Nietzsche para um padre, no Canadá. Deste para um editor americano. Durante a impressão do livro, a editora sofreu um incêndio de origem desconhecida, mas uma versão foi ainda salva e publicada. Tudo isto, além do texto bem aquém do usual em Nietzsche, leva a crer q seja um apócrifo com A maiúsculo.
28/05/2000 às 8:17 #71303Miguel (admin)MestreCaro André: Se é assim tão evidente que seja apócrifo, como se permite que a obra seja publicada com o nome do autor sem maiores explanações? É certo que muitos livros que conhecemos de autoria de filósofos já tiveram muitas vezes sua legitimidade contestada, a começar por Platão e Aristóteles, mas num caso tão recente quanto o de Nietzsche os seus estudiosos deveriam exigir às editoras que retirassem o nome do autor da capa.
08/10/2001 às 23:09 #71304Miguel (admin)MestreCaro Onofre!
Se atualmente se falsificam até nota de um real, quanto mais livros apócrifos que passaram por diversas mãos e que atravessaram continentes!
Pense, pois mesmo naquela época as pessoas já procuravam tirar vantagens, principalmente as da própria família, como é o caso da irmã de Nietzsche que reescreveu muitas de suas obras, adulterando-as.16/04/2002 às 23:12 #71305Miguel (admin)MestreTenho quase certeza que o livro é falso e escrito por algum americano, no mínimo esperto.
Já o lí duas vezes e descobri passagens nele que não tem qualquer referencial com a obra de Nietzsche, como alusões a uma foto do “velho oeste americano”.
Isso com certeza é coisa de algum enganador que pretendeu se divertir as custas dos outros, inventando esta idéia mirabolante.17/04/2002 às 0:34 #71306Miguel (admin)MestreSegundo a professora Scarlett Marton, o livro não só é falso, como também é um absurdo o mercado permitir que se publique tal livro pornográfico no nome do filósofo. É uma dessas mentes doentias que ficam procurando explorar sexualmente qualquer personagem histórico que tenha elementos não-tradicionais em sua biografia, como o caso do livro sobre o sexo em Kant.
17/04/2002 às 0:40 #71307Miguel (admin)MestreSeria interessante uma reportagem sobre a origem desse livro. Será que já foi feita?
03/07/2003 às 15:59 #71308Miguel (admin)MestreEu já li, e realmente duvido que tenha sido escrito por ele, é só perceber as relações com a questão judaica, tão clara em suas obras e tão moldada nesse golpe editorial.
20/11/2004 às 20:50 #71309Miguel (admin)MestreEu acredito que seja possivel esse livro ter sido da autoria de Nietzsche, nao firmo certeza, mas tambem nao dou garantia de falsidade… Bem, como dizem, Nietzsche teria escrito o livro ” A MINHA IRMA E EU” ja quando estava no Hospício,sendo assim, certamente seu vocabulario, metaforas e escrita deveriam ser de dicotomias… Por seu estado estar fora do que o senso comum designaria por “normal”, é mais que provavel que suas ideias tambem estariam mudadas. Mas bem, isto é apenas uma ideia que poderia justificar o fato do livro estar fora do tipo que Nietzsche costumava escrever.
28/11/2005 às 16:18 #71310Miguel (admin)MestrePenso ser a discussão sobre este livro igual àquele em querer saber quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Quem entende o estilo de escrita de Nietzsche, sabe que aquele lixo nunca poderia ser escrito por ele. Significa dizer que a obra é a maior porcaria que eu ja li sobre na minha vida. Deviam porcessar a editora centauro por ofender a figura do mestre. Daqui a pouco vão começar a sair livros sobre pederastia na academia de Platão, se Kant tinha ou não fimose. São discussões que nada alteram a essencia da filosofia dos escritores.É mais uma pagina de Nietzsche que deveria ser apagada. A outra ja foi: suas “ligações com o nazismo”. É um absurdo!!!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.